A Austrália é um dos destinos de intercâmbio mais populares entre os brasileiros e razões para isso não faltam. Um desses motivos é a qualidade educacional das universidades australianas. Muitas delas aparecem constantemente em posições de destaque nos rankings mundiais de educação.

Pensando nisso, vamos te mostrar agora quais são as mais renomadas instituições de ensino superior do país, de acordo com a edição mais recente do QS World University Rankings

Quais são as melhores universidades australianas?

1. Universidade Nacional da Austrália

Posição no ranking da QS World University 2021: 31º

Ano de fundação: 1946

Apesar de sua pouca idade, a Universidade Nacional da Austrália (ANU) é a melhor universidade do país. Localizada em Camberra, a capital australiana, a instituição se estabeleceu como a primeira da Austrália focada principalmente em pesquisa. Com o tempo foi sofrendo uma expansão em seu quadro acadêmico e hoje cerca de 55% dos seus alunos estão alocados em cursos de pós-graduação. Também é considerada uma das universidades australianas mais sustentáveis, se destacando principalmente nas áreas de Ciências, Artes e Humanidades.

O campus principal da ANU se estende por uma área de quase 145 hectares na localidade de Acton, um subúrbio de Camberra. Por ter nascido praticamente junto com a capital australiana, cerca de 40 edifícios do campus são reconhecidos pela Commonwealth Heritage List, um registro de patrimônio que lista locais sob o controle do governo australiano, em terra ou em águas de propriedade direta da Coroa Britânica.

A instituição passou por uma reestruturação no ano de 2006 e hoje é composta por sete grandes faculdades acadêmicas, e cada uma delas é responsável pela educação dos estudantes tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação. São elas: Artes e Ciências Sociais; Ásia e Pacífico; Negócios e Economia; Engenharia e Ciência da Computação; Direito; Medicina, Biologia e Meio Ambiente; e Ciências Físicas e Matemáticas.

Atualmente a universidade tem cerca de 21 mil alunos (10 mil de graduação e quase 11 mil de pós-graduação) e 3800 funcionários.

Melhores áreas para estudar na Universidade Nacional da Austrália: Antropologia, Filosofia, Geografia, Política, Políticas Sociais e Administração, Arqueologia, Sociologia, Estudos de Desenvolvimento, História e Direito e Estudos Legais. 

Escola de Música da Universidade Nacional da Austrália (Foto: Simon Hukin)

2. Universidade de Sydney

Posição no ranking da QS World University 2021: 40º

Ano de fundação: 1850

Fundada em 1850, a Universidade de Sydney foi a primeira instituição de ensino superior criada na Austrália. Também foi, em 1881, uma das primeiras universidades do mundo a admitir mulheres como estudantes.

Conhecida internacionalmente pela sua excelência em pesquisa, a instituição conta com 75 centros de pesquisa que abrigam cursos de quase 100 áreas diferentes e tem um dos 10 campi universitários mais bonitos do mundo, de acordo com os jornais britânicos Daily Telegraph e The Huffington Post. Outro marco importante é que a Universidade de Sydney hospeda maior biblioteca do hemisfério sul, a Fisher Library.

3 tipos de bolsas de graduação na Universidade de Sydney

5 cursos online da Universidade de Sydney gratuitos

Atualmente conta com cerca de 70 mil alunos divididos em 9 escolas e faculdades: Artes e Ciências Sociais; Negócios; Engenharia; Ciências da Saúde; Medicina e Saúde; Ciências; Arquitetura, Design e Planejamento; Direito e Música.

Melhores áreas para estudar na Universidade de Sydney: Esportes, Enfermagem, Farmácia e Farmacologia, Engenharia Civil e Estrutural, Direito e Estudos Legais, Ciência Veterinária, Inglês e Literatura, Medicina, Contabilidade e Finanças e Arquitetura. 

A arquitetura dos prédios históricos da Universidade de Sydney foi inspirada em Oxford e Cambridge (Foto: Merryjack/Flickr)

3. Universidade de Melbourne

Posição no ranking da QS World University 2021: 41º

Ano de fundação: 1853

A Universidade de Melbourne existe há mais de 160 anos e é a segunda universidade mais antiga do país. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma das melhores universidades australianas nas áreas de Medicina, Engenharia, Ciências da Vida e Ciências Sociais.

É uma instituição conhecida por oferecer aos alunos uma experiência que vai além dos estudos. O principal campus, Parkville, fica perto de pontos de transporte, cafés, lojas, artes, instalações esportivas e acomodações.

5 cursos online da Universidade de Melbourne gratuitos

Os estudantes encontram uma variedade impressionante de atividades culturais no campus, seja teatro, comédia, cinema ou palestras públicas. Não só isso, como também é fácil encontrar pessoas com interesses em comum. Nesse sentido, você pode se afiliar a um dos mais de 200 clubes e sociedades da universidade.

A Universidade de Melbourne tem pouco mais de 52 mil alunos e 8 mil funcionários (desses, cerca de 4,7 mil são professores). É dividida em 10 faculdades e escolas, entre elas a Faculdade de Medicina, Odontologia e Ciência da Saúde; a Faculdade de Arquitetura, Construção e Planejamento; e a Escola de Pós-Graduação em Educação. 

Melhores áreas para estudar na Universidade de Melbourne: Esportes, Direito e Estudos Legais, Educação, Políticas Sociais e Administração, Anatomia e Fisiologia, Geografia, Contabilidade e Finanças, Artes e Humanidades, Engenharia Mineral e de Minas e Medicina. 

Centro de estudos e aprendizagem da Universidade de Melbourne (Foto: Donaldy Tong)

4. Universidade de Nova Gales do Sul

Posição no ranking da QS World University 2021: 44º

Ano de fundação: 1949

A Universidade de Nova Gales do Sul, que fica em Kensington, um subúrbio de Sydney, também é uma das líderes em pesquisa do país, tendo uma excelente reputação na área de Negócios e Empreendedorismo. É, aliás, uma das principais universidades australianas em cursos de MBA. Além do campus principal, a universidade também conta com um campus secundário em Camberra. 

Cerca de 63 mil alunos estudam por lá, sendo que, desses, pouco menos de 36 mil são matriculados em cursos de graduação, e pouco mais de 18 mil em programas de pós-graduação. Para dar conta de tanta gente, a instituição emprega cerca de 3000 professores e 3400 funcionários técnicos. 

A instituição é dividida em seis faculdades (além da unidade localizada em Camberra). São elas: Artes, Design e Arquitetura; Negócios; Engenharia; Direito e Justiça; Medicina e Saúde; e Ciência.

Melhores áreas para estudar na Universidade de Nova Gales do Sul: Engenharia Mineral e de Minas, Engenharia Civil e Estrutural, Direito e Estudos Legais, Engenharia de Petróleo, Contabilidade e Finanças, Ciências Ambientais, Psicologia, Arquitetura, Engenharia Elétrica e Eletrônica e Engenharia e Tecnologia. 

Praça central da Universidade de Nova Gales do Sul (Foto: Jason Tong/Flickr)

5. Universidade de Queensland

Posição no ranking da QS World University 2021: 46º

Ano de fundação: 1909

Ciências, Medicina e Tecnologia são as áreas de maior destaque na Universidade de Queensland, que fica na cidade de Brisbane e conta com algumas das instalações mais modernas do país. O que pode até soar meio contraditório, já que é também a universidade mais antiga do estado de Queensland. 

O campus principal da universidade fica em St. Lucia, um subúrbio de Brisbane. No entanto, algumas unidades da instituição estão localizadas em outros pontos da cidade, como a Mayne Medical School (Escola de Medicina) e o Gatton Campus, uma espécie de campus secundário que abriga a Escola de Agricultura da universidade. 

Conta com 35 mil alunos de graduação, 20 mil alunos de pós-graduação e cerca de 2850 professores. Todas essas pessoas estão distribuídas em seis grandes faculdades que, por sua vez, são subdivididas entre outras 29 escolas. Algumas delas são a Escola de Engenharia Química, a Escola de Comunicação e Artes, e a Escola de Química e Biociências Moleculares. 

Melhores áreas para estudar na Universidade de Queensland: Esportes, Engenharia Mineral e de Minas, Ciências Ambientais, Psicologia, Agricultura, Engenharia de Petróleo, Ciência Veterinária, Anatomia e Fisiologia, Educação e Engenharia Civil e Estrutural. 

As colunas da Great Court são um dos pontos arquitetônicos mais tradicionais da Universidade de Queensland (Foto: Kgbo/Wikimedia)

6. Universidade Monash

Posição no ranking da QS World University 2021: 55º

Ano de fundação: 1958

Em número de alunos, a Universidade Monash é a maior instituição de ensino superior da Austrália. Localizada na cidade de Melbourne, conta com quase 90 mil estudantes. E, acompanhado esse número, a quantidade de professores e funcionários também é grande: cerca de 9 mil em cada categoria. 

Além disso, nos últimos anos foi classificada como a melhor universidade do país em Engenharia e Tecnologia pela revista Times. Também é considerada a universidade mais globalizada da Austrália. Isso porque, além dos campi em solo australiano, também tem presença em países como África do Sul, Malásia, Índia, China e Itália.

Dentro da Austrália, o campus principal da instituição fica em Clayton, um subúrbio de Melbourne. No entanto, a universidade conta com outros cinco campi ou unidades menores espalhadas por Melbourne e seus arredores. A Faculdade de Direito, por exemplo, não fica no campus principal, e sim no centro da cidade. 

A Monash é dividida em 10 faculdades, entre elas a de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde; a de Farmácia e Ciências Farmacêuticas; a de Artes, Design e Arquitetura; e a de Tecnologia da Informação.

Melhores áreas para estudar na Universidade Monash: Farmácia e Farmacologia, Educação, Engenharia Mineral e de Minas, Enfermagem, Engenharia Civil e Estrutural, Filosofia, Engenharia Química, Contabilidade e Finanças, Ciências de Materiais e Ciências da Vida e Medicina. 

Prédio de aulas e pesquisa do departamento de Química da Universidade Monash (Foto: Rob Deutscher/Flickr)

Ranking completo

É claro que essas acima não as únicas universidades australianas renomadas. O país conta com 36 universidades no ranking da QS, que ao todo avalair mais de 1000 instituições ao redor do mundo. Dessas, 7 estão entre as 100 melhores do mundo; 11 estão entre as 200 melhores; e 26 estão entre as 500 melhores.

Se você quiser ampliar o seu leque de opções de universidades australianas para estudar, dá uma olhada na lista abaixo com todas as instituições do país que aparecem no ranking:

  Universidade Localização do campus principal Posição a nível mundial
Universidade Nacional da Austrália Camberra 31
Universidade de Sydney Sydney 40
Universidade de Melbourne Melbourne 41
Universidade de Nova Gales do Sul Sydney 44
Universidade de Queensland Brisbane 46
Universidade Monash Melbourne 55
Universidade da Austrália Ocidental Perth 92
Universidade de Adelaide Adelaide 106
Universidade de Tecnologia de Sydney Sydney 133
10º Universidade de Wollongong Wollongong 196
11º Universidade de Newcastle Newcastle 197
12º Universidade Macquarie Sydney 214
13º Universidade Curtin Perth 217
14º Universidade de Tecnologia de Queensland Brisbane 217
15º Instituto Real de Tecnologia de Melbourne Melbourne 223
16º Universidade Deakin Melbourne 275
17º Universidade da Austrália Meridional Adelaide 295
18º Universidade Griffith Gold Coast 303
19º Universidade da Tasmânia Hobart 308
20º Universidade de Tecnologia de Swinburne Melbourne 372
21º Universidade La Trobe Melbourne 398
22º Universidade Bond Gold Coast 414
23º Universidade Flinders Adelaide 423
24º Universidade de Camberra Camberra 456
25º Universidade James Cook Townsville 462
26º Universidade do Oeste de Sydney Sydney 474
27º Universidade Victoria Melbourne 551-560
28º Universidade Murdoch Perth 571-580
29º Universidade Central de Queensland Rockhampton 591-600
30º Universidade Edith Cowan Perth 651-700
31º Universidade Charles Darwin Darwin 701-750
32º Universidade do Sul de Queensland Toowoomba 701-750
33º Universidade Southern Cross Lismore 751-800
34º Universidade Católica da Austrália Sydney 801-1000
35º Universidade Charles Sturt Albury-Wodonga 801-1000
36º Universidade da Nova Inglaterra Armidale 801-1000

Universidade do Intercâmbio

Você já sonhou em estudar em alguma dessas universidades australianas? A chave pra conseguir realizar esse sonho é se preparar com antecedência. Procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!