8 motivos para viajar sozinho

Viajar sem companhia de ninguém conhecido é uma aventura que ainda causa medo em muita gente. Mas é também uma experiência que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida. Descubra agora o porquê com esses 8 motivos para viajar sozinho que separamos para você se convencer a se jogar nesse desafio de uma vez por todas:

Você tomará suas próprias decisões

Sabe aquela pressão que sentimos quando estamos “liderando” uma viagem em grupo e temos que decidir o que será feito? Ou então aquela sensação chata de quando temos que visitar algo que não queremos só porque a maioria quer? Isso não existe quando viajamos sozinhos. E se por acaso você fizer uma escolha errada e acabar parando em um destino turístico nada interessante é só mudar o itinerário. E sem ficar com o peso na consciência de ter estragado o passeio dos outros.

Você vai ganhar mais tempo

Principalmente quando viajamos em grupo é preciso ter muita paciência. Seja pra se preparar pra sair ou parar no meio do passeio pra comer, sempre vai demorar mais. Quando se está sozinho isso não existe. Sem falar que fazer mudanças de última hora em uma viagem com mais pessoas é muito mais complicado.

Você ficará mais focado no destino e nas atrações ao seu redor

Ao viajar sozinho, a falta de pessoas familiares para interagir obriga o turista a se envolver muito mais diretamente com o que está ao seu redor. É provavelmente por isso que muitos viajantes têm lembranças mais intensas das viagens que fizeram sem companhia.

Você conhecerá mais pessoas locais

Quando estamos sozinhos numa viagem as chances de interagir com quem não conhecemos são muito maiores do que quando estamos acompanhados de uma ou mais pessoas. Mas aqui vale uma dica: nunca se esqueça da segurança.

Você terá total controle financeiro sobre suas despesas

Quando viajamos sozinhos temos a liberdade de fazer o que quisermos com nosso dinheiro. Quer comer apenas em bons restaurantes? Tudo bem. Quer economizar comprando comida em supermercado? Ótimo também.  Ou seja, a última palavra sobre o quanto e com o que você vai gastar será única e exclusivamente sua.

Você vai sair da bolha

Esse é um dos mais importantes motivos para viajar sozinho. Quando viajamos em um grupo de amigos ou com família continuamos numa bolha de conforto mesmo estando em outro país. Nos deparamos com um lugar totalmente diferente mas continuamos com as mesmas pessoas partilhando dos mesmos costumes. Já quando estamos sozinhos fica mais fácil realmente se conectar com esse novo mundo ao nosso redor. E isso pode trazer experiências muito mais intensas.

Você vai encontrar seu próprio ritmo de viagem

Um dos melhores motivos para viajar sozinho é termos total controle sobre nossa agenda, sem influência direta ou indireta de mais ninguém. Seguir seu próprio ritmo sem compromisso na vida cotidiana pode ser um ato irresponsável. Mas fazer isso em uma viagem é uma experiência única que todo mundo deve passar pelo menos uma vez na vida.

Você irá aprender mais sobre quem você é

Quando você se aventura pelo mundo sozinho, você precisa enfrentar quem é de verdade, com o que você se importa e o que você quer fazer com seu tempo. Viajando com outras pessoas, você fortalecerá seus laços de amizades e encontrar muita diversão pelo caminho, mas viajando sozinho você pode se encontrar.

Conseguiu se convencer de tentar essa experiência algum dia? Motivos para viajar sozinho não faltam. Citamos apenas alguns deles aqui. Mas nunca se esqueça que essa é uma aventura que exige muito preparo, atenção e cuidado.

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

03 Abr 2019

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024