Quando pensamos na Austrália, algumas das primeiras coisas que surgem na nossa mente são as belas praias, os animais selvagens e os recifes de corais incríveis. Mas há muito mais o que saber sobre essa gigantesca ilha da Oceania.

Se você está pensando em estudar por lá, é importante fazer algumas pesquisas sobre a cultura, comida, história e normas sociais do país. Essa é a melhor forma de evitar perrengues e constrangimentos quando você estiver na terra dos coalas.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre isso? Então descubra agora alguns fatos importantes sobre o país que você deve estar ciente antes mesmo de embarcar.

Você irá precisar de um visto

Para estudar na Austrália por mais de 3 meses, você precisará de um visto. O processo de inscrição, no entanto, é bastante fácil. Tudo é feito online e o visto é vinculado ao passaporte de forma virtual. Ou seja, não é necessário fazer visitas à embaixada e nem esperar o passaporte com o visto pelos correios.

Mas lembre-se que a taxa é um pouco salgada, então esteja preparado(a)! Se você for estudar por lá por menos de 3 meses, poderá obter um visto de visitante regular e economizar algum dinheiro. Clique aqui para saber mais informações sobre como tirar o seu visto australiano.

Perth-Austrália
Perth é a grande cidade mais isolada do país (Foto/Pixabay)

Pode ser necessário obter seguro saúde

Se você estiver indo estudar na Austrália através de um programa de estudos, é possível que o seguro já esteja incluído no seu pacote. No entanto, se você for estudar em uma universidade do país, é provável que você precise obter algum seguro de saúde local.

Especificamente, o governo australiano exige que todos os estudantes internacionais obtenham o Overseas Student Health Cover (OSHC). As seguradoras podem fornecer uma variedade de produtos OSHC diferentes, portanto, certifique-se de se inscrever em um plano que se encaixe na cobertura desejada.

Pense cuidadosamente sobre onde você deseja estudar

Há muitos tipos diferentes de lugares para você estudar na Austrália, e o destino ideal pra você irá depender muito dos seus gostos pessoais. Você prefere viver em uma cidade grande ou em um ambiente mais rural? Você quer passar todo o seu tempo livre na praia ou prefere acampar no campo?

Algumas áreas também podem ser melhores dependendo do que você pretende estudar por lá. Por exemplo, se você quer estudar algum tema relacionado à Biologia Marinha, o estado de Queensland (que fica perto da Grande Barreira de Corais) será a sua melhor opção. Já se você tem o objetivo de fazer um curso na área de Negócios, talvez estudar em Sydney seja uma melhor pedida.

E quando falamos em cidades interessantes para estudar na Austrália, além de Sydney, existem muitas opções incríveis como Adelaide, Brisbane, Gold Coast, Perth, Melbourne e Canberra, isso só para citar algumas. Saiba mais sobre isso aqui.

A Austrália também é um país enorme

O “sonho australiano” para muitos inclui a Grande Barreira de Corais, o Uluru, o Outback, a Opera House em Sydney e muito mais. Mas ir para a Austrália esperando conhecer todas essas coisas é provavelmente uma fantasia, a menos que você tenha muito tempo e dinheiro para gastar. Afinal, a Austrália é um país de dimensões gigantes, quase tão grande quanto o Brasil.   

Mas onde quer que você decida estudar na terra dos cangurus, certamente encontrará muitas coisas incríveis por perto. E é claro que você provavelmente poderá fazer uma grande viagem, mas administre suas expectativas de ver o país inteiro.

Uluru-Austrália
O Uluru é um enorme monólito de arenito localizado no Território do Norte (Foto/Needpix)

Jet Lag é uma coisa real

A diferença horária entre a Austrália e o Brasil é intensa. Se você chegar de manhã, faça um esforço para se mantar acordado(a) o dia todo. Se você chegar à noite, vá direto para a cama. Quanto antes você mergulhar em seu novo fuso horário, melhor para se acostumar.

Depois que esse jet lag inicial acabar, você enfrentará a complicada questão de encontrar um bom momento para conversar com seus amigos e família em casa. Certifique-se de sempre achar uma data e horário que seja o mais conveniente possível para os dois lados.

A Austrália é um pais caro

Sydney e Melbourne aparecem regularmente entre as cidades mais caras do mundo em pesquisas feitas todos os anos. E isso vale tanto para gastos com acomodação e transporte, quanto com compras em geral. Então tente planejar um orçamento e faça o possível para cumpri-lo.

O estereótipo do Crocodile Dundee não é tão real assim

Se você já viu o filme Crocodile Dundee, é importante saber que nem todos os australianos (ou a maioria deles, na verdade) corresponde ao estereótipo do famoso caçador de crocodilos das telonas. Então não espere chegar por lá e ver todo mundo vestido de roupas de safári e falando com aquele sotaque super carregado.

E vale lembrar que a Austrália também é um país bem diverso, o que significa que você irá encontrar diferentes formas de falar, culinárias regionais, etc.  

Quer começar a aprender a falar inglês com o sotaque australiano? Então clique aqui e confira as nossas dicas.

Austrália-Uni-Sydney
A Universidade de Sydney é uma das melhores da Austrália (Foto: Jason Tong/Wikimedia)

O sistema de classificação de notas é diferente

Se você vai receber notas australianas, vale a pena investigar o que elas significam. A maioria das universidades australianas usa o seguinte sistema:

  • HD (Alta Distinção)
  • D (Distinção)
  • C (Crédito)
  • P (Aprovado)
  • F (Reprovado)

Ou seja, uma vez estudando por lá, se esforce muito para tirar sempre um HD ou um D nas disciplinas, que são as melhores avaliações.

Você pode trabalhar enquanto estiver na Austrália

Lembra daquele visto de estudante muito caro que você teve que pagar? Bem, você pode ganhar esse dinheiro de volta! O visto de estudo típico na Austrália permitirá que você trabalhe um certo número de horas por semana. Considerando o alto salário mínimo do país, pode valer a pena! E essa também é uma ótima maneira de conhecer pessoas em sua nova cidade australiana.

Abrir uma conta bancária local pode ser importante

Se você estiver passando um semestre ou mais na Austrália, pode valer a pena abrir uma conta bancária no país. Você pode evitar as taxas ridículas que provavelmente enfrentaria sacando dinheiro com seu banco doméstico e, além disso, algumas contas bancárias australianas têm, na verdade, uma taxa de juros bem favorável.  Isso pode ser especialmente útil se você decidir aceitar algum trabalho de meio período por lá.

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar a sua oportunidade dos sonhos para estudar na Austrália? Então comece a se preparar o quanto antes! A boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.