Austrália ou Nova Zelândia: qual escolher?

Austrália e Nova Zelândia são dois países bem populares entre os brasileiros que querem fazer intercâmbio no exterior. Para quem não conhece muito sobre eles pode parecer que os dois são muito similares. Porém existem sim muitas diferenças. Mas afinal, qual é o melhor: Austrália ou Nova Zelândia?

Visto e Trabalho

A vantagem dos dois países é que em ambos é possível trabalhar com visto de estudante. Na Austrália, estudantes de cursos de idiomas, graduação e pós que não envolve pesquisa podem trabalhar por 40 horas quinzenais durante as aulas e por horas ilimitadas nas férias. Já os pesquisadores (mestrado e doutorado) podem trabalhar por horas ilimitadas durante todo o período estipulado no visto. E o país ainda concede visto de trabalho para os estudantes que concluem seu curso por lá, seja de graduação ou pós.

Já na Nova Zelândia, para cursos de até três meses, só é necessário o visto de turista, que é tirado após a chegada no país. Para quem quiser conciliar trabalho com estudos a lei neozelandesa permite que os estudantes estrangeiros trabalhem 20 horas por semana durante sua estadia. Sendo que apenas os que estiverem matriculados em cursos com duração maior que 12 meses poderão trabalhar durante as férias em período integral.

Sydney: a maior e mais famosa cidade da Austrália.

Cultura

Ambos os países foram colonizados pela Inglaterra, então observa-se muita influência da "Terra da Rainha", assim como dos Estados Unidos no estilo de vida dessas duas nações. Mas existem algumas particularidades. Na Austrália, principalmente nas grandes cidades, observa-se grande influência de países asiáticos como Filipinas, Índia e China. Isso porque 1/3 da população australiana é formada por imigrantes ou descendentes.

Por sua vez a Nova Zelândia tem uma tradição cultural de respeito aos povos indígenas originais do país. Os Maori, como são conhecidos, estão fortemente integrados na sociedade local, tendo inclusive sua língua reconhecida. Enquanto muitos países apagaram completamente seu passado indígena, os neozelandeses fizeram questão de mantê-lo.

Custo de Vida

Tanto Austrália como Nova Zelândia possuem um elevado custo de vida. As moedas dos dois países são mais valorizadas que o Real. E além disso, por contarem com salários altos, os serviços disponibilizados também são mais caros. Comparando os dois é possível afirmar que a Nova Zelândia é ainda um pouco mais cara, visto que a oferta de produtos na Austrália é maior.

Clima

Assim como o Brasil, esses dois países estão localizados no Hemisfério Sul. Ou seja, o clima por lá não é assim tão diferente do nosso. A Austrália é conhecida pelas praias. O clima é quente no verão e no inverno não costuma ser tão frio assim. À exceção fica para a região de Melbourne, que costuma ser bem fria no inverno.

A Nova Zelândia, que é um país formado por duas ilhas, costuma ter temperaturas mais quentes na ilha norte e mais frias na ilha sul. Na parte sul chega inclusive a nevar. E é esse contraste de climas e ambientes, junto com as paisagens deslumbrantes, que fazem a fama do país entre os turistas.

Auckland é a única cidade da Nova Zelândia com mais de 1 milhão de habitantes.

Cidades

Os dois países tem em comum o fato da principal cidade de ambos não serem suas capitais. Muita gente pensa que Sydney é a capital da Austrália. Mas na verdade esse posto pertence a Camberra. Na Nova Zelândia, apesar de Auckland ser a maior cidade, Wellington é a capital.

As principais cidades da Austrália, além de Sydney e Camberra, são Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Gold Coast. Na Nova Zelândia, depois das duas cidades citadas acima, Christchurch e Queenstown são as mais importantes.

Passagens

A Austrália e a Nova Zelândia estão literalmente do outro lado do mundo. Isso implica no fato de que passagens aéreas do Brasil pra lá costumam ser caras. É difícil, por exemplo, achar ida e volta por menos de R$4000.

População

Comparado ao Brasil, ambos os países são pouco povoados. A Austrália tem uma população de 24 milhões de habitantes contra 4,5 milhões da Nova Zelândia. Apesar disso, o primeiro ainda consegue ser menos densamente povoado. Isso porque a Austrália é o sexto maior país do mundo em extensão territorial com quase 8 milhões de quilômetros quadrados!

Conseguiu chegar à uma conclusão? Qual você achar ser o país mais adequado para o seu perfil: Austrália ou Nova Zelândia? Para ter certeza na decisão o ideal é procurar auxílio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

24 Dez 2018