Aqui no Brasil, quando pensamos em fazer um curso de inglês de curto ou longo prazo no exterior, dois destinos se sobressaem: Estados Unidos e Canadá. Mesmo com o crescimento de popularidade de outros países como Irlanda e Austrália, essas duas nações da América do Norte continuam sendo referência nesse segmento. Mas qual deles é o melhor? É o que vamos analisar hoje:

Seja pela proximidade geográfica, linguística e cultural, essas dois países irmãos são bem parecidos em vários aspectos. Mas, obviamente, cada um guarda suas particularidades. E são essas diferenças que influenciam na escolha final dos intercambistas.

Canadá ou Estados Unidos: qual escolher?

Visto e Trabalho

A burocracia para retirada de visto nos dois países é a mesma, mas as regras costumam ser mais rígidas nos Estados Unidos. É preciso comprovar capacidade financeira para manutenção das despesas e apresentar diversos documentos e comprovantes.  Isso tudo antes de embarcar.

No Canadá é possível trabalhar com visto de estudante se você estiver indo fazer um curso superior. Se o seu objetivo é fazer um curso de idioma, fique atento: não é permitido trabalhar nesse caso. Já nos EUA, o estudante só pode trabalhar legalmente apenas part-time na instituição responsável pela concessão do visto.

Estudando Inglês no Exterior: Canadá ou Estados Unidos? 1

Vancouver: um dos principais destinos canadenses para intercambistas.

Idioma

O inglês é a língua geral dos dois países, apesar de não ser oficial nos EUA a nível federal. Então se o seu objetivo é fazer um curso para aprender esse idioma,  qualquer um dos dois destinos pode ser uma boa opção. Uma vantagem do Canadá é que o país conta com outra língua oficial: o francês. Então se você sempre sonhou em aprender essa língua saiba que a França não é o único lugar possível.

Custo de Vida

O custo de vida no Canadá costuma ser menor que nos Estados Unidos.  Cidades como Nova York, Chicago e Los Angeles estão entre as mais caras do mundo para viver. E sem falar que o Dólar Canadense costuma sair um pouco mais em conta para os brasileiros que o Dólar Americano.

Clima

O Canadá é conhecido como um dos países mais frios do mundo. Mas, ao mento tempo, costuma ter as estações bem definidas com verões amenos. Apesar do frio o país conta com uma estrutura invejável para o inverno. Então mesmo se você não é fã de baixas temperaturas é possível lidar com isso no dia a dia.

Já os Estados Unidos é um país com climas muito diversos. O sul costuma ser mais quente, com temperaturas muito altas no verão. Já o norte é mais frio e no inverno sofre com temperaturas negativas. Se você não gosta de frio é possível optar por um destino mais ao sul, e vice-versa.

Comida

Os dois países são nações de imigrantes. Isso quer dizer que a culinária dos dois recebe influência de diversos lugares do mundo. Ou seja: tem comida para todos os gostos. Nos Estados Unidos, como a população é maior, as opções também são. Tem inclusive churrascarias e restaurantes brasileiros. E também existem mercados que vendem comidas brasileiras nas grandes cidades.

Mas se você está indo para um outro país, viver uma outra cultura, por que insistir em comer o que você comia antes? A alimentação também faz parte da experiência. Então experimente coisas novas.

Cidades

Ambos os países contam com grandes cidades conhecidas no mundo inteiro. No Canadá as mais populares entre os intercambistas são Toronto, Vancouver e Montreal. Mas o que pouca gente sabe é que a capital do país é Ottawa. Outras cidades que tem crescido na preferência dos estrangeiros são Calgary, Victoria e Quebec City.

Já os Estados Unidos é lar de algumas das principais cidades do mundo: Nova York, Los Angeles, Chicago, Boston, São Francisco, Atlanta, Houston, etc. A capital do país é Washington D.C. Os brasileiros costumam muito ir ao sul, principalmente para férias, em cidades como Miami e Orlando. Porém, existem outras grandes cidades não tão conhecidos aqui que também podem ser um ótimo destino de intercâmbio para você. Alguns exemplos: Seattle, San Diego, Dallas, Austin, Phoenix, Portland, Denver… A lista é grande.

Canadá ou Estados Unidos

Chicago: terceira maior cidade dos Estados Unidos.

Passagens

Por não serem países tão distantes do Brasil, as passagens para esses dois destinos não costumam ser tão caras. É fácil encontras tickets de ida e volta por menos de R$2.000,00. A vantagem dos Estados Unidos nesse caso é o maior número de ofertas, devido a maior quantidade de aeroportos e companhias americanas operando no Brasil.

Cultura

O Brasil sempre recebeu ao longo da história uma influência muito grande dos Estados Unidos. Nesse sentido, o choque quando chegamos por lá não é tão grande assim. E, em muitos aspectos, o Canadá compartilha muitas coisas em comum com os EUA. É por isso que é seguro dizer que a adaptação dos brasileiros nesses dois países não costuma ser tão difícil. Um empecilho para isso, em alguns casos, pode ser mesmo a questão do clima.

População

A população dos Estados Unidos é MUITO maior que a do Canadá. Muito maior mesmo! São cerca de 328 milhões no primeiro e 37 milhões no segundo. Se você parar para observar que, em área, o Canadá é maior, dá para chegar à uma conclusão: os EUA tem muito mais gente por metro quadrado. Principalmente nas grandes cidades.

E aí. Conseguiu decidir qual é a melhor opção para você? Canadá ou Estados Unidos? Ainda na dúvida? A melhor maneira de tomar essa decisão com 100% de certeza é contando com o apoio de uma mentoria especializada como a nossa. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos