Muitas universidades ao redor do mundo contam com programas de bolsas tradicionais bastante concorridos. É o caso da Universidade de Oxford com o seu programa Clarendon Scholarships para estudantes de qualquer um dos programas de mestrado e doutorado da instituição. Anualmente, a verba destinada ao fundo que administra e distribui essa bolsa chega a cerca de 4,6 milhões de libras esterlinas!

Conheça o programa Clarendon Scholarships

História

O programa Clarendon Scholarships beneficiou estudantes de Oxford pela primeira vez no ano de 2001. No início, apenas estrangeiros de fora da União Europeia eram selecionados. No entanto, em 2012, cidadãos britânicos e de outros países da UE passaram a ser considerados.

O objetivo central do programa, por outro lado, se mantém o mesmo desde o seu início: auxiliar alunos de pós-graduação academicamente destacados em seus estudos na universidade.

Em que consiste a bolsa?

As cerca de 130 bolsas distribuídas todos os anos cobrem as taxas do curso e ainda oferecem um generoso auxílio de manutenção durante toda a duração dos estudos dos bolsistas escolhidos. Não é a toa que, além de ser o programa de bolsas mais disputado de Oxford, o Clarendon Scholarships também é o maior em números.

O auxílio não tem o valor exato divulgado mas, analisando os valores da última edição do programa, temos o seguinte:

  • Programas de mestrado ou doutorado em período integral: pelo menos £15,009
  • Programas de doutorado em período parcial: pelo menos £2,502
  • Programas de mestrado em período parcial: pelo menos £5,003
Clarendon-Scholarshipships
Foto/needpix.com

Qual é o perfil dos candidatos aprovados?

Não há cotas por nacionalidade ou nível de graduação. Mas analisando o quadro geral, pode-se dizer que a maior parte dos estudantes selecionados atendem a algum programa de doutorado, especialmente na categoria DPhil (Doctor of Philosophy).

Mas programas a nível de mestrado também contam com estudantes selecionados para o programa. Aqui, as categorias que também “produzem” bolsistas do Clarendon Scholarships são: MPhil (Master of Philosophy); BPhil (Bachelor of Philosophy); MSc (Master of Science); MSt (Master of Studies); MBA (Master of Business Administration); MFE (Master in Financial Economics ).

O processo seletivo do Clarendon Scholarships faz questão de escolher candidatos que representem o maior número possível de áreas de estudos, garantindo assim uma maior diversidade e, consequentemente, fomentando grandes oportunidades de interação interdisciplinar entre os estudantes.

Por fim, outra característica que conta pontos nesse processo de escolha dos bolsistas, além do alto desempenho acadêmico prévio, é a capacidade de liderança, uma vez que os acadêmicos da instituição que recebem essa bolsa estão cada vez mais assumindo papéis de liderança e aplicando seus conhecimentos e habilidades para além dos muros da universidade.

Como funciona o processo de aplicação?

A cada ano, o processo de aplicação para o programa Clarendon Scholarships se estende entre os meses da janeiro (mês do início das aplicações para o curso de interesse na universidade) até abril (mês de envio do e-mail final de confirmação da bolsa).

Ao se aplicar para o curso em Oxford, o candidato já estará automaticamente concorrendo ao programa Clarendon Scholarships. As candidaturas são avaliadas pelos respectivos departamentos da instituição e os acadêmicos responsáveis por esses departamentos são designados para indicar os alunos aptos para receber a bolsa.

Depois disso, os pré-selecionados recebem um e-mail de confirmação e devem confirmar interesse em obter o auxílio, desde que atendam todas as condições estabelecidas.

A organização afirma que os candidatos que não forem contatados até junho devem deduzir que não foram aprovados. Isso porque os não aprovados não recebem nenhum e-mail, devido ao grande volume de candidaturas. Pode ainda acontecer de alguns reprovados serem chamados em caso de desistência, numa espécie de segunda chamada, mas isso é bastante raro.

A Clarendon Scholarships já selecionou algum brasileiro?

Sim! No entanto, não esqueça que estamos falando de um programa bastante disputado que atende pessoas de diversas nacionalidades. Então, com exceção de alguns países, não é comum encontrar vários representantes de uma mesma nação em uma mesma edição.

Confira abaixo o histórico do Brasil nas últimas edições do Clarendon Scholarships:

  • 2019-2020: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Música
  • 2018-2019: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Medicina Clínica
  • 2017-2018: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Ciências Médicas
  • 2016-2017: 2 brasileiros aprovados (um no programa de doutorado em Oncologia e outro no programa de doutorado em Neurociências Clínicas)
  • 2015-2016: 1 brasileiro aprovado no doutorado em Estatística
  • 2014-2015: 1 brasileiro aprovado no mestrado em Neurociência
  • 2013-2014: 2 brasileiros aprovados (um no programa de doutorado em Física Teórica e outro no programa de mestrado em Estudos de Desenvolvimento )
  • 2012-2013: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas
  • 2011-2012: Não houve brasileiros selecionados
  • 2010-2011: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas
  • 2009-2010: 1 brasileiro aprovado no programa de doutorado em Línguas Medievais e Modernas
  • 2008-2009: Não houve brasileiros selecionados

Universidade do Intercâmbio

E aí, o que achou do programa Clarendon Scholarships? Como já dissemos, essa é uma bolsa bastante concorrida, então se preparar com bastante antecedência é o mínimo que você pode fazer para conquistá-la! Quer se preparar para conseguir as melhores bolsas universitárias do mundo? Então se liga: nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos