Como aprender outro idioma em pouco tempo?

Tempo e dinheiro, ou melhor, a falta deles, já não são mais desculpas para quem deseja aprender uma nova língua. Se fazer um curso ou um intercâmbio é algo fora de cogitação para você agora, não se preocupe. Com a ajuda da internet dá para aprender outro idioma em pouco tempo. E o melhor: sem sair de casa.  Descubra agora como fazer isso:

5 dicas para aprender outro idioma em pouco tempo

Síndrome do idioma perfeito

Se o seu objetivo é aprender uma nova língua sozinho a primeira coisa que deve ser deixada de lado é o medo de colocar em prática o que você vê na teoria.  Sabia que tem gente que estuda outro idioma por anos e mesmo assim não é fluente?

Temos aquela ideia que primeiro precisamos aprender na teoria, e só depois ir pra prática. Mas não é bem assim: errar faz parte do processo de aprendizagem, mas para isso você tem que tentar.

Então não tenha medo de falar. O pouco que você sabe já é combustível suficiente para começar a tentar.

Constância

A palavra-chave aqui é dedicação. O primeiro ponto é achar qual é o seu ritmo de estudos. Uma vez definido isso você precisa ser constante. Cada um tem sua necessidade e urgência. Então primeiro entenda como você funciona melhor e não queira copiar o ritmo dos outros. O tempo que você vai dedicar para os estudos é importante. Mas o mais fundamental aqui é a constância desse processo.

Teoria

Não se preocupe muito com a teoria. Às vezes, pela experiência que temos da escola, parece que só podemos fazer algo na prática depois de ler um livro inteiro. Mas não é bem assim: você precisa praticar muito mais do que estudar teoria.

Não foque muito na gramática, foque na conversação. Quebre a barreira do medo e tenha confiança para isso.

Conheça pessoas dos países que você quer ir

A melhor maneira de aperfeiçoamos um outro idioma é quando temos contanto com nativos dos países que falam essa língua. E com a internet você nem precisa sair do Brasil pra isso. Faça contato através de grupos de jogos, Couchsurfing, etc. Se você estuda em uma universidade aqui procure pelo departamento de relações internacionais da sua instituição.  Muitas universidades brasileiras contam com programas de acolhimento de intercambistas e você pode se voluntariar para ajudar.

Tome cuidado com o seu mindset

A nossa mente é tão poderosa que é a maior responsável pelas nossas desistências. Ela trabalha de forma a exigir o mínimo dos nossos esforços. Ou seja, ela escolhe sempre o caminho mais fácil. O seu papel é ter domínio sobre isso e acreditar que você é sim ser capaz de conseguir chegar ao seu objetivo.

Aprender outro idioma em pouco tempo é algo mais fácil do que você pode imaginar. Só que, ao mesmo tempo, exige muita dedicação, esforço e comprometimento. Mas os resultados vão compensar, e muito! Acha que ainda não tem o foco necessário para fazer isso sozinho? Então talvez o apoio de uma mentoria especializada como a nossa seja exatamente o que você precisa. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

17 Dez 2018

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024