Como conseguir um intercâmbio com bolsa sem ter inglês fluente

Na última aula gratuita do Tudo Sobre Intercâmbio, o Sensei revelou alguns dos melhores caminhos para quem não tem fluência no inglês, mas mesmo assim deseja conquistar um intercâmbio com bolsa!

Se você quer tudo sobre eles, continue lendo este artigo até o final!

Não acredite no que te contam

Se você alguma vez já compartilhou seu desejo de ir para o exterior, provavelmente você já ouviu algo do tipo:

“Isso só é possível para quem tem muito dinheiro”

“Se você não tem as melhores notas, você não vai conseguir”

“Esse processo só funciona com quem tem parentes fora do Brasil”

“Você não tem idade para isso”

“É necessário ter muito mais experiência do que você para conseguir”

O primeiro passo, caso você de fato deseja conquistar uma oportunidade internacional, é parar de acreditar nesse tipo de informação.

No exterior, as possibilidades existem para todos, independente de condição financeira, idade, área de atuação ou objetivos.

Basta ter o conhecimento certo para conhecer as melhores opções para você!

Tenha um porquê

Guarde bem a seguinte frase:

“Propósitos individualistas não resistem” — Matheus Tomoto

Se você deseja ter energia e disposição para continuar o processo até o fim, você precisa encontrar um motivo que não seja só seu para isso!

Pense na sua família, nos seus amigos ou até mesmo na sociedade à sua volta: por que você vai se comprometer a levantar todos os dias e fazer o que é preciso para conquistar uma grande oportunidade?

Entenda que as bolsas existem para os despreparados

Pode ser que você tenha estranhado essa afirmação acima. De fato, nós não estamos indo contra tudo aquilo que sempre reforçamos aqui.

Para conquistar qualquer tipo de oportunidade no exterior, é preciso ter o preparo certo.

No entanto, quando dizemos que “as bolsas existem para os despreparados”, isso significa que o propósito desses auxílios existirem é justamente dar oportunidades para quem ainda quer chegar mais longe!

Quem já está no auge da carreira profissional, ganhando o maior salário de todos, com anos e anos de experiência, não precisa de bolsa de estudos.

Por isso, entenda as bolsas como patrocínios:

1. Do governo

2. De universidades e demais instituições de ensino

3. De empresas

5 programas com bolsas que não pedem fluência

Antes de revelarmos a lista, precisamos enfatizar que nenhuma das oportunidades a seguir vão pedir fluência no idioma para os candidatos, apenas níveis diferentes para cada tipo de objetivo e necessidade.

1. Summer camp

Os Summer Camps são programas completos de intercâmbio de férias para estudantes do Ensino Médio.

Esses acampamentos são um dos tipos de programa de intercâmbio mais procurados e as turmas são divididas de acordo com o nível de inglês dos alunos. Além das aulas, há atividades extras e passeios/viagens.

2. Mochilão pela Europa

Oportunidade promovida por instituições educacionais e profissionais, que possui aplicação simplificada e é perfeita para quem ainda tem bastante dificuldade e/ou insegurança com o idioma.

Afinal, não existe forma melhor para aprender do que com uma imersão completa na língua, né?!

3. Intercâmbios de idioma

Fazer um curso de idiomas no exterior é a chance perfeita para aprimorar seus conhecimentos em uma língua enquanto tem contato com a cultura daquele lugar.

No caso do inglês, algumas das melhores universidades do mundo oferecem cursos gratuitos para estudantes estrangeiros, além de instituições famosas, como a Biblioteca de Boston, por exemplo.

4. Summer jobs

A premissa dos Summer Jobs é aproveitar as férias de verão para realizar algum estágio (geralmente de meio-período) e se iniciar na vida profissional.

É importante lembrar que as oportunidades surgem em momentos diferentes dependendo de onde você quer ir. Se você quer ter essa experiência na Europa ou na América do Norte, eles são disponibilizados nas férias de verão do hemisfério norte, que são no meio do ano.

5. Winter jobs

Os Winter Jobs funcionam exatamente como os Summer Jobs. A diferença, como o próprio nome diz, é que eles acontecem nas férias de inverno.

Essas oportunidades, no geral, são perfeitas para dar início à sua vida profissional e ter a vivência real do mercado de trabalho da sua área escolhida.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2023, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

04 Out 2023