Estudar em outro país é a oportunidade perfeita para abrir portas para novas experiências em sua carreira, enriquecer sua vida pessoal e oferecer uma nova perspectiva do mundo. 

Existem mais de 60 tipos de intercâmbio no mundo e para cada tipo, é aconselhado um determinado período que é necessário habitar no país de escolha para realmente aprender aquilo que você se prontificou a estudar.

Neste artigo, iremos focar em um dos principais tipos de intercâmbio, que é aquele que fazemos para aprimorar ou aprender um novo idioma.

Leia também:

Baixe nosso e-book gratuito: Como Aprender Inglês Mais Rápido!

O que você precisa saber antes de analisar o período de tempo de um intercâmbio de idiomas?

Primeiramente, você se atentar a 2 fatores:

1) Nível de conhecimento no idioma

Você realmente está começando do 0 no idioma ou já tem uma pequena noção?

Esse ponto é importante, porque dependerá dessa resposta para definir um tempo mínimo e tirar um bom proveito da sua viagem.

2) Dedicação com o curso

O quanto você está comprometido em estudar?

Algumas pessoas querem fazer intercâmbio apenas focado na experiência de aprendizado. Outros querem mesclar entre a vida estudantil e a vida de um viajante aventureiro que busca por passeios e diversões.

Por isso, precisa ter um foco no que você realmente se compromete em estudar com base nas experiência que deseja viver no país.

A respeito da quantidade de tempo ideal para aprender um idioma do 0, depende de uma série de fatores, como por exemplo, a sua capacidade de aprendizado de línguas e o nível de dificuldade do idioma.

Em média, estima-se que seja necessário de seis meses a um ano para alcançar um nível básico de conversação em um novo idioma, e de dois a três anos para alcançar um nível avançado de fluência. No entanto, isso pode variar bastante dependendo de cada pessoa e das circunstâncias em que ela está aprendendo o idioma.

Algumas pessoas podem aprender mais rápido do que outras, especialmente se elas têm uma grande motivação para aprender. Além disso, a imersão total na língua e cultura local, através de um intercâmbio pode ajudar a acelerar significativamente o processo de aprendizagem.

Por isso, o primeiro passo que você deve fazer é definir qual o idioma que você quer estudar e o grau de dificuldade que você acha que vai ter ao aprender esse idioma.

Para te ajudar a saber em qual nível de conhecimento do idioma você já tem, recomendamos que faça um teste de nivelamento para que consiga avaliar diferentes habilidades, como compreensão oral, escrita, leitura e expressão oral.

Esses testes também podem ajudar a identificar áreas específicas em que você precisa melhorar, permitindo que faça adaptações ao ensino, suas necessidades individuais e, por fim, a duração de tempo de um intercâmbio para você.

Após essa análise individual, vamos te ajudar a trazer mais clareza para que consiga definir a duração ideal para a sua viagem internacional.

Como definir a quantidade de dias ideais para o intercâmbio?

Uma boa dica é coletar e analisar as seguintes questões:

Além das questões mencionadas, há outros fatores importantes que devem ser considerados como, seu nível de adaptação em um outro país longe de sua família.

O ponto principal de um intercâmbio é você viver essa experiência com alegria e diversão.

Importante: a quantidade de dias ideias para um intercâmbio precisa ser definido de acordo com a duração de tempo em que você sentirá conforto e tranquilidade no país.

Esse ponto é de extrema importância porque, para você tirar o máximo de conhecimento possível de um intercâmbio você precisa estar feliz. Se algo começar a te atrapalhar, você perderá o foco principal do intercâmbio. Por isso, defina uma quantidade de tempo que você acha que vai conseguir ficar fora do seu país de origem, longe da sua família e de sua zona de conforto.

Tenha em mente outro detalhe importante:

Existem intercâmbios que começam de 4 semanas até muitos anos vivendo fora do país.

Se você estiver aprendendo um idioma do 0, o tempo mínimo que recomendamos para que você aprenda o básico da língua é de 24 semanas.

Se já tiver uma certa noção do idioma e deseja aperfeiçoar e adquirir um conhecimento avançado, poderá planejar um intercâmbio de no mínimo 32 semanas.

E se você já tiver um conhecimento avançado e queira chegar a fluência, sugerimos que você fique pelo menos 12 semanas no país ou até mesmo viver um intercâmbio com anos de duração.

Pensando em todas essas questões, siga a planilha abaixo para que você possa se organizar e enxergar de uma forma visual tudo isso que acabamos de dizer:

Objetivo

Nível de conhecimento

Tempo mínimo recomendado

Adquirir base para se comunicar no idioma

Iniciante

24 semanas

Partir do básico para o avançado

Iniciante

32 semanas

Aperfeiçoar a fluência em um idioma

Intermediário/Avançado

12 semanas (ou mais)


 

Se você está preocupado porque quer fazer um intercâmbio, mas não tem conhecimento prévio do idioma, fique tranquilo porque, mesmo nessas situações é possível tirar grandes aprendizados e você voltará para a sua casa tendo familiaridade com a língua.

Pense que, além da prática, vivência e estudos que você terá, poderá aproveitar ao máximo seus dias no país ingressando nas atividades locais, como visitar museus, assistir a peças de teatro, participar de festivais e eventos sociais. Isso pode ajudá-lo a praticar seu idioma em situações reais, enquanto conhece a cultura do país e se diverte.

Também é possível fazer amigos e colegas durante o seu intercâmbio, o que facilitará a forma como você vai ouvir, escrever e falar o idioma que é usado no dia a dia.

Além disso, em algum momento você precisará ir ao mercado, pedir informação a alguém ou mesmo fazer algumas compras no Shopping e tudo isso te ajudará a se integrar ao idioma com naturalidade.

Por isso, não menospreze a experiência de um intercâmbio de curto período, porque você conseguirá colher aprendizados eternos mesmo com uma duração inferior.

Faça intercâmbios gratuitos!

Você quer aprender um idioma novo e estudar fora do país sem gastar dinheiro?

É isso o que a Escola M60 te ensina!

Todos os dias formamos alunos que estão com a mala fechada para viver essa experiência.

Além disso, nós fornecemos informações secretas sobre como você pode estudar nas melhores universidades do mundo com bolsas de estudos.

A Escola M60 é a chave para você conquistar a sua liberdade e conseguir uma vida melhor fora do Brasil.

Se você quer fazer parte dessa comunidade exclusiva, clique aqui e faça o seu teste de perfil!