Como fazer um intercâmbio com a ONU?

É isso mesmo que você leu, é possível fazer um intercâmbio vinculado à Organização das Nações Unidas! Você já sabia disso?

Se a sua resposta for não, calma que você está no lugar certo. Isso porque hoje nós vamos te contar exatamente quais são as maneiras para brasileiros que sonham em ir para o exterior conquistarem um intercâmbio através da ONU!

Neste artigo, vamos falar sobre 2 possibilidades de fazer isso, mas saiba que para além destas, existem outras milhares esperando por você fora do Brasil!

Programas da ONU

Muita gente não sabe, mas a verdade é que a Organização das Nações Unidas é muito comprometida e engajada na sociedade quando o assunto é oferecer oportunidades para estudantes de todo o planeta que desejam conhecer mais a fundo, de alguma forma, o funcionamento da instituição.

Para isso, existem alguns programas voltados justamente para este público-alvo em questão. Hoje, especificamente, nós vamos falar sobre os estágios e as simulações da ONU.

Como fazer um estágio na Organização das Nações Unidas

Se essa possibilidade parece algo muito distante para você, saiba que você está enganado. Isso porque, de forma bem resumida, existem apenas 3 critérios para ser elegível para uma vaga no programa de estágios da ONU. São eles:

• Estar cursando o mestrado ou o doutorado, estar no último ano da graduação ou ter concluído algum desses cursos há, no máximo, 1 ano;
  • Ter domínio pleno de inglês ou francês;
  • Não ser filho(a) ou irmã(o) de um membro do Secretariado das Nações Unidas.

No entanto, apesar de serem exigências simples, precisamos ressaltar alguns pontos sobre este programa.

O primeiro é que os candidatos aprovados no processo seletivos não costumam receber nenhum tipo de pagamento ou ajuda de custo por parte da ONU, mas podem receber de alguma empresa disposta a financiar os gastos, em alguns casos.

Portanto, salvo algumas exceções, os estagiários são cem por cento responsáveis por arcar com suas despesas durante o período do programa, além de providenciar seus vistos, suas passagens e seus seguros-saúde.

Por outro lado, se não há remuneração em dinheiro, saiba que o tempo de trabalho na ONU pode ser usado como crédito acadêmico, dependendo da instituição de ensino da qual o aluno faz parte! E por falar em tempo, é importante lembrar que o estágio dentro deste programa tem uma duração mínima de dois meses e máxima de seis meses.

No geral, a organização possui vagas para diversas áreas, que abrangem os seguintes setores:

• Gestão e Administração;
  • Desenvolvimento econômico e social;
  • Trabalho político, de paz e humanitário;
  • Tecnologia da Informação e da Telecomunicação;
  • Legal;
  • Informação Pública e Gestão de Conferências;
  • Proteção e Segurança Interna;
  • Logística, Transporte e Supply Chain;
  • Ciência.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre as opções disponíveis, você pode acessar o site de carreiras da ONU e optar pela área, cidade, categoria e departamento que mais te interessa! Neste mesmo site, você consegue também conferir os cargos para trabalhos fixos oferecidos por lá e encontrar a página oficial de aplicação para o processo seletivo.

Como participar das simulações da ONU

As simulações da ONU, ou Model United Nations, funcionam como uma espécie de teatro, onde alunos do ensino fundamental, médio ou superior interpretam papéis de  juízes, diplomatas, jornalistas ou políticos e, como o próprio nome do programa sugere, simulam que estão em reuniões de grandes organizações internacionais representando esses cargos.

O objetivo principal desse tipo de evento é promover um espaço para os alunos participantes apresentarem um posicionamento e tomarem decisões diplomáticas sobre questões relevantes para a sociedade. Para isso, a organização recria espaços como a Assembleia Geral da ONU, o Conselho de Segurança, a ONU Mulheres, reuniões do Congresso Nacional, etc.

É válido lembrar, nesse caso, que essas simulações devem ter um respaldo acadêmico. Elas são sérias e funcionam como laboratórios que incentivam o aprendizado de Ciências Políticas, Diplomacia e Direito. Por isso, não basta se reunir com um grupo de amigos e fingir que vocês estão em uma reunião do Congresso, por exemplo.

Se você ficou animado com esse tipo de oportunidade, saiba que as simulações nesse estilo acontecem em vários lugares do mundo e podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, embora costumem ser mais comuns entre estudantes.

Entre algumas das vantagens de realizar um programa deste tipo, estão a chance de desenvolver soft skills e expandir sua rede de contatos, aprender sobre geopolítica e conferir um peso a mais no seu currículo internacional, caso você pretenda ingressar em uma universidade do exterior futuramente!

Aprenda a conquistar as melhores oportunidades internacionais

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

13 Jun 2023