Como a Páscoa é comemorada ao redor do mundo

A Páscoa é uma das festas mais importantes do calendário cristão, celebrada em todo o mundo de maneiras diversas e únicas. Além das tradições religiosas, cada país tem suas próprias práticas culturais e rituais que tornam a data uma celebração rica e diversificada.

Neste artigo, exploraremos como a Páscoa é comemorada em diferentes partes do globo, desde as festividades tradicionais até os costumes peculiares que tornam essa época do ano tão especial em diversas culturas.

Aperte os cintos e vamos viajar!

Como a Páscoa é comemorada ao redor do mundo

Grécia

Na Grécia, a Páscoa é uma celebração profundamente enraizada na fé ortodoxa. A semana que antecede o Domingo de Páscoa, conhecida como Semana Santa, é marcada por uma série de rituais e tradições religiosas.

Uma das práticas mais emblemáticas é a quebra de ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, e a preparação do cordeiro assado, representando o sacrifício de Jesus. Durante a meia-noite do Sábado de Aleluia, as igrejas gregas realizam serviços religiosos especiais, seguidos por festas familiares e banquetes festivos.

Polônia

Na Polônia, a Páscoa é celebrada com uma mistura única de tradições religiosas e culturais. Uma das práticas mais distintas é a bênção dos alimentos, onde as famílias levam cestas de alimentos para a igreja para serem abençoadas pelo padre. Outra tradição popular é a decoração de ovos intricados, conhecidos como "pisanki", que são símbolos de renascimento e vida nova.

Durante a Páscoa, as famílias polonesas se reúnem para celebrar com festas e refeições tradicionais, que incluem pratos como pierogi (pastéis recheados) e kielbasa (linguiça polonesa).

Espanha

Na Espanha, a Semana Santa é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso. Cada região do país tem suas próprias tradições e rituais únicos, desde as procissões solenes em Sevilha até as celebrações fervorosas em Santiago de Compostela.

Durante essa semana, as ruas das cidades espanholas ganham vida com desfiles coloridos, música sacra e eventos religiosos emocionantes, que atraem milhares de fiéis e turistas de todo o mundo.

México

No México, a Páscoa é uma celebração vibrante que combina tradições cristãs com elementos culturais indígenas. Uma das festividades mais emblemáticas é a Festa dos Cristos, que ocorre em várias cidades do país e inclui representações dramáticas da Paixão de Cristo.

As festas e banquetes festivos desta data incluem pratos típicos como tamales, mole e chiles en nogada. As ruas das cidades são decoradas com flores coloridas e tapetes de serragem, criando uma atmosfera festiva e alegre.

Itália

Na Itália, a Páscoa é uma festa religiosa e cultural muito importante. Uma das práticas mais populares é a queima de fogos de artifício, que simboliza a ressurreição de Cristo e ilumina o céu noturno.

São muito comuns nos banquetes pratos como cordeiro assado, colomba pasquale (um pão doce em forma de pomba) e ovos de chocolate.

Além disso, as igrejas e praças das cidades são decoradas com flores e tapetes de flores, criando uma atmosfera festiva e espiritual.

Rússia

Na Rússia, a Páscoa ortodoxa é uma das festas religiosas mais importantes do calendário, marcada por uma série de rituais e tradições sagradas. Uma das práticas mais emblemáticas é a troca de ovos pintados à mão, que são símbolos de renascimento e vida nova.

Durante este período, as igrejas russas realizam serviços religiosos especiais, seguidos por festas e banquetes festivos, e as famílias se reúnem para celebrar com pratos tradicionais como paskha (um pudim de queijo) e kulich (um pão doce), além de participar de jogos e atividades ao ar livre.

Suécia

Na Suécia, a Páscoa é marcada por diversas tradições e rituais folclóricos. Uma das práticas mais populares é a decoração de ramos de salgueiro com penas coloridas, que são pendurados nas portas das casas como símbolos de fertilidade e renascimento.

Os pratos típicos incluem o "påskmust" (um refrigerante de Páscoa) e o "påsktårta" (torta de Páscoa).

As crianças também participam de jogos e atividades tradicionais, como caça aos ovos e corrida de ovos.

Conheça diferentes culturas com um intercâmbio

Não existe forma melhor de conhecer uma cultura que não seja fazendo parte dela. E para isso, um intercâmbio pode ser a escolha perfeita!

Se você sonha em ter essa experiência, mas acredita que ela está muito longe da sua realidade, você precisa conhecer a Escola M60, a maior escola preparatória para oportunidades internacionais do Brasil.

São mais de mil aulas que te ensinam sobre a graduação, pós-graduação, oportunidades profissionais e diversas outras modalidades de intercâmbio ao redor do planeta.

Além das aulas, você tem acesso também a uma lista de bolsas de estudo atualizada diariamente, revisão de documentos, acompanhamento com mentores e muito mais!

Junte-se a nós na próxima turma: clique AQUI e faça seu teste de perfil agora mesmo.

Foto de capa por Annie Spratt na Unsplash

29 Mar 2024