Você decidiu, então, fazer um intercâmbio. Isso é fantástico! Mas mesmo sim, você pode estar se sentindo um pouco inseguro(a). Isso é normal! Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas muito interessantes que podem tornar esse seu processo de começar a se preparar para o intercâmbio um pouco mais tranquilo e organizado. Confira! 

Primeiros passos

Decida onde você quer ir

Isso pode parecer óbvio, mas faz toda a diferença. Tenha certeza de que está indo para um país ou uma cidade da qual você vai gostar. Isso pode ser baseado no clima, no estilo de vida, na educação, no idioma falado ou na distância do seu país de origem.

Verifique o custo de vida do destino escolhido

Isso é essencial. Você não quer ter surpresas ruins aqui. Certifique-se de que você sabe o preço médio do aluguel, além do custo de mantimentos, de comer fora, transporte e bebidas. Existem muitos sites onde você pode encontrar essas informações e até comparar preços em diferentes cidades. Dê uma olhada, por exemplo, no Expatistan e no Numbeo

Pesquise os requisitos educacionais

Verifique se você pode aproveitar o crédito da aulas de volta para o seu país, caso for fazer um intercâmbio temporário. Se você estiver fazendo uma graduação completa no exterior, pesquise todos os requisitos da seleção. Evite perder os prazos de inscrição e envio de documentos.

Economize um pouco

Este deve ser um dos melhores momentos da sua vida. Sendo assim, você não vai querer dizer não a ele apenas por causa de dinheiro. Por isso, é melhor economizar para poder aproveitar sua experiência completamente. Estudar no exterior é muito mais do que apenas estudar, então você terá que aprender a viver com um orçamento limitado. Sem dinheiro nenhum não dá nem pra começar a pensar em se preparar para o intercâmbio, mesmo com bolsa

Depois de receber sua carta de aceite

Cuide de toda a documentação necessária

Verifique se você precisa de um visto ou de registro no país no momento da chegada. Confirme se você tem cobertura do seu plano de saúde. Verifique a data de validade do seu passaporte e releia sua carta de aceite da universidade para ver todos os detalhes.

Pesquisa a situação de moradia no país

Procure onde ficar. Veja se a universidade oferece alojamento para estudantes estrangeiros. Chegar em uma nova cidade sem hospedagem vai fazer com que você perca tempo procurando uma casa. Tempo esse que você poderia passar conhecendo novas pessoas e explorando a cidade.

Aprenda mais um pouco da língua antes de ir

Se você estiver indo para um país, mas ainda não fala muito bem o idioma local, aprender algumas frases básicas vai facilitar muito as suas primeiras semanas. E atenção: dependendo do país para o qual você for, as pessoas podem não falar muito em inglês. Existem muitos aplicativos gratuitos ou sites onde você pode aprender algumas frases gratuitamente, como Duolingo, BBC Languages ​​e Live Lingua.

Familiarize-se com o país   

Afinal, esta vai ser a sua casa durante o período de intercâmbio. Saiba mais sobre os costumes, a cultura, a história, a geografia, e a culinária, por exemplo. Desta forma, você vai poder aproveitar melhor sua experiência!

Esperamos que esta lista tenha lhe dado uma ideia de como se preparar para o intercâmbio. Agora, é só garantir sua vaga lá fora. Para isso, a nossa mentoria especializada te dá todo o suporte. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.