Como trabalhar para empresas internacionais e ganhar em dólar ou euro

Você já pensou em conquistar uma vaga no exterior que te paga em dólar ou euro para trabalhar em qualquer lugar do mundo utilizando apenas um aparelho com acesso à internet?

Ou estagiar presencialmente em uma das maiores empresas do mundo, como o Google, por exemplo, e receber mais de 20 mil reais por mês?

Se você acha que tudo isso está muito longe da sua realidade, continue lendo este artigo até o fim, pois nele nós vamos te contar quais são os programas que te proporcionam isso e como conquistar cada um deles!

Programas internacionais que aceitam brasileiros para trabalhar

1. Estágio presencial

Neste tipo de oportunidade você vai para fora do país estagiar em uma empresa na área em que você deseja ter experiência. E a melhor notícia é que, geralmente, esse é um intercâmbio bem remunerado! Um estagiário do Google, por exemplo, recebe, em média, $6.000 dólares por mês!

Os requisitos podem mudar de vaga para vaga mas, no geral, para realizar este tipo de programa você precisa ter pelo menos 18 anos e um conhecimento, no mínimo, intermediário da língua falada no país escolhido.

2. Estágio online

Se você deseja receber em uma moeda forte, mas não quer ter que viajar milhares de quilômetros para isso, não se preocupe! As oportunidades de estágio também existem na modalidade remota e podem ser uma boa opção para quem deseja ganhar em dólar ou euro para trabalhar de qualquer lugar usando apenas um aparelho com acesso à internet.

3. Summer e Winter Jobs

A premissa dos Summer e Winter Jobs é aproveitar as férias de verão ou inverno para realizar algum estágio (geralmente de meio-período) e se iniciar na vida profissional.

Aqui, é importante lembrar que as oportunidades deste tipo surgem em momentos diferentes do ano dependendo de onde você quer ir. Se você quer ter essa experiência de um Summer Job na Europa ou na América do Norte, por exemplo, eles são disponibilizados nas férias de verão do hemisfério norte, que são no meio do ano.

Também vale ressaltar que existem dois tipos de Summer/Winter Jobs: a primeira categoria são os profissionais, que correspondem a quando a experiência do intercambista acontece em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte; já a segunda categoria são os acadêmicos, que como o próprio nome diz, acontecem dentro de universidades, geralmente em trabalhos de pesquisa e atividades do tipo.

4. Work and Travel

Este tipo de programa é perfeito para quem deseja explorar um novo destino sem gastar muito dinheiro. O princípio desta modalidade é, basicamente, trocar algumas horas de trabalho por algum tipo de benefício oferecido pela empresa que está te contratando, como hospedagem, alimentação ou até mesmo um salário na moeda local.

Geralmente, o tempo de trabalho varia de uma a quatro horas, o que faz com que você tenha tempo livre suficiente para explorar pontos turísticos e outras atrações dos lugares pelos quais você passar. Além, é claro, de possibilitar que você aprimore suas habilidades linguísticas em outro idioma!

No entanto, é preciso ressaltar que para embarcar em uma oportunidade dessas, é necessário ter pelo menos um nível intermediário no idioma do país de destino e mais de 18 anos.

5. Trabalho no exterior

As oportunidades de trabalho internacional são incontáveis!

Geralmente, elas existem em maior número para pessoas que já possuem experiência na sua área de atuação e estão em um momento mais avançado na carreira, e podem ser encontradas tanto na modalidade online (home office) quanto presencial (intercâmbio).

O passo a passo para conquistar uma oportunidade internacional

Passo 1: conhecer as oportunidades

Antes de começar a se preparar ou aplicar para qualquer vaga, é preciso dar um passo para trás e conhecer as oportunidades existentes para você.

Que as possibilidades são muitas, você provavelmente já aprendeu. Mas, mais do que saber quais são os caminhos possíveis, nesta etapa do processo é necessário ter a habilidade de identificar quais deles se conectam melhor com o seu perfil e objetivos.

Filtrar os caminhos e entender qual tipo de oportunidade faz mais sentido para você é o primeiro passo para uma aplicação de sucesso.

Passo 2: criar a estratégia

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas a verdade é que o autoconhecimento é um requisito extremamente importante na sua jornada internacional.

Para criar sua estratégia de aplicação para qualquer tipo de vaga, é preciso ter em mente com clareza quais são seus pontos fortes e fracos e como explorar os mesmos de forma inteligente, que favoreça sua candidatura e não o contrário.

Baseado nisso, você pode traçar um plano de ação para uma aplicação de sucesso.

A boa notícia é que para isso, existe a Escola Preparatória M60, o maior programa de preparação para oportunidades internacionais da América Latina.

Passo 3: documentação pré-aplicação

A documentação pré e pós aplicação pode variar muito de vaga para vaga. No entanto, o mais importante deste tópico é entender que existe o momento certo para providenciar cada tipo de documento, e que esse tempo deve ser respeitado para não prejudicar sua aplicação.

Passo 4: aplicação

Muita gente tem dúvidas sobre esta etapa, mas a verdade é que ela é uma das mais simples de todo o processo.

Isso porque o mais complexo mesmo é ter o conhecimento, a preparação e a orientação certas para ser aprovado.

Para aplicar, você só precisa entrar nos sites oficiais de cada instituição e enviar seu formulário para as vagas de seu interesse!

Passo 5: documentação pós-aplicação

Assim como mencionamos na terceira etapa, o mais importante aqui é saber a hora certa de providenciar sua documentação.

No entanto, é preciso lembrar que para vagas remotas ela costuma ser mais simples, e para vagas presenciais no exterior mais documentos serão necessários, como passaporte, visto, etc.

20 Set 2023