Esse é um momento para nos unirmos e respeitarmos as recomendações das autoridades. E para te ajudar, nós da Universidade do Intercâmbio, reunimos uma lista com plataformas e empresas que disponibilizam cursos para fazer na quarentena de forma gratuita. Assim, durante o isolamento, você pode se profissionalizar e aprender novas habilidades para voltar com tudo ao final da pandemia. Confira:

Cursos para fazer na quarentena de forma gratuita

Comunidade Matflix
A maior comunidade de oportunidades internacionais abriu 5 mil acessos gratuitos por 30 dias para ajudar pessoas de todo o Brasil a conquistarem uma vaga no exterior. São mais de 60 aulas gravadas, bolsas de estudos e fórum de discussão. O acesso pode ser feito por AQUI!

Harvard Online Learning
A Universidade mais antiga dos Estados Unidos já tem história quando falamos em cursos on-line, e liberou ainda mais cursos para fazer na quarentena de forma gratuira, para que o mundo todo possa se profissionalizar nesse período. Lista completa disponível aqui.

Stanford Online
Umas das melhores universidades do mundo, Stanford também oferece cursos gratuitos na sua plataforma online. São mais de 200 em áreas como economia, estatísticas, ciências, tecnologia, comunicação e saúde. A lista está disponível aqui.

Yale Online
Integrante da Ivy League, a Universidade Yale oferece cursos online gratuitos em diversas áreas, ministrados por professores do seu corpo docente. As aulas foram gravadas nas salas da Yale College e podem ser acessadas por meio de vídeos, áudios e textos de transcrição. Você pode acessar a plataforma de cursos clicando aqui.

Oxford Online
A melhor universidade do Reino Unido também tem cursos online gratuitos. Com temas que vão desde a arqueologia até à escrita criativa, as aulas são divididas para cursos curtos, médios e longos. Você pode conferir a lista completa de cursos para fazer na quarentena aqui.

oxford-cursos-para-fazer-na-quarentena

Oxford

MIT Online
Essa é a oportunidade de colocar no currículo um curso da melhor faculdade do mundo: Massachusetts Institute of Technology (MIT). São mais de 230 cursos nas áreas mais diversas: business, tecnologia, eletrônica, engenharia, economia, biologia, arquitetura, filosofia, dados, comunicação e muito mais! Acesse aqui.

WeMentor
Com cursos nas áreas de desenvolvimento pessoal, inovação e empreendedorismo e negócios e carreira, a plataforma liberou acesso gratuito para 10 mil pessoas durante a quarentena. Clique aqui para se inscrever!

Udemy
A Udemy é uma plataforma de cursos online e, durante a quarentena, liberou 40 cursos gratuitos na área de programação e tecnologia. A lista completa você encontra aqui

Fundação Getulio Vargas
Conhecida como FGV, a fundação, além de ser referência no ensino superior brasileiro, tem também uma longa história no quesito de cursos online. Nesse período de isolamento por conta do COVID-19, ela liberou 55 cursos para fazer na quarentena de quarentena, disponíveis aqui.

fgv-cursos-para-fazer-na-quarentena

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Saberes – Governo Brasileiro
Todos os cursos oferecidos na modalidade à distância pela plataforma Saberes, do Governo Brasileiro, são gratuitos para os alunos e alunas. É importante notar, no entanto, que só serão selecionados novos alunos se houver disponibilidade de vagas. Faça seu cadastro aqui.

Escola Virtual – Governo Brasileiro
O Governo Brasileiro mantém uma plataforma com cursos online voltados para o desenvolvimento da Administração Pública e da Sociedade. Os cursos passam por proteção de dados pessoais no setor público, gestão por competências e boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, entre outros. Acesse a plataforma clicando aqui

Stoodi
A Stoodi, uma plataforma com videoaulas para preparação para o ENEM e vestibulares liberou o acesso gratuito a cursos para fazer na quarentena mobilizada pelo COVID-19.  As aulas e os simulados abordam diversas matérias e você pode acessá-los clicando aqui.

Veduca
A Veduca, que conta com cursos em diversas áreas, liberou uma trilha especial de aulas para a quarentena, com cursos de Gestão do Tempo e Comunicação, temas que vão te ajudar a passar por esse período delicado. Acesse clicando aqui.

SENAI
O SENAI, famoso por oferecer educação profissional focada na mão-de-obra da indústria brasileira, conta também com cursos para fazer na quarentena, que podem ser tomados de forma gratuita. Os temas das aulas vão desde informática básica até automação pneumática industrial, passando por logística e telecomunicações. Saiba mais clicando aqui.

EdTech
A EdTech de Negócios vai disponibilizar 90 aulas gratuitas ao vivo sobre 9 temas diferentes. Todo dia serão dadas aulas com os maiores especialistas do Brasil para discutir temas de interesse mundial no momento. O cadastro é feio nesse site.

TED-Ed
Plataforma criada para incentivar a educação ao redor do mundo, criando um ambiente de alta qualidade e interativo para educadores gratuitamente. Acesse aqui

Code Academy
Essa plataforma já ensinou mais de 45 milhões de pessoas a codificar ao redor do mundo, ensinando desde análise de dados até construção de websites. Os cursos são variados e oferecidos com base no que você já sabe – ou, se preferir, pode começar do básico. Para se inscrever, acesse aqui

Khan Academy
É uma plataforma criada para levar educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar, oferecendo aprendizados para: professores, alunos e pais. Para ter acesso, basta clicar aqui

Universidade de Michigan
Assim como outras das principais universidades norte-americanas, a Universidade de Michigan possui uma ampla gama de cursos online gratuitos (são mais de 200!), inclusive com aulas em português! Na plataforma da universidade, você pode aprender sobre programação, liderança de equipe e o derretimento das calotas polares. Confira a lista completa de cursos.

michigan-cursos-para-fazer-na-quarentena

Universidade de Michigan

Hubspot
É uma plataforma voltada para ensino online profissional nas áreas de Inbound marketing, vendas, customer service e mais. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis aqui

Universidade da Pensilvânia
Outra integrante da Ivy League, a Universidade da Pensilvânia, carinhosamente chamada de UPenn, também oferece cursos online gratuitos. Com várias áreas abrangidas, os mais de 180 cursos passam por introdução ao marketing, robótica e inglês voltado para o jornalismo. Clique aqui para ver a lista completa.

Rock University
A Rock University é a plataforma de ensino da Rock Content, pioneira no marketing de conteúdo no Brasil. Assim como a Hubspot, ela oferece cursos voltados para área do marketing digital. São oito cursos gratuitos e mais opções na área premium. Você pode ter acesso às opções aqui

Faber-Castell
A Faber-Castell, famosa fabricante de materiais escolares, mantém uma plataforma de cursos de desenho criativo para crianças e adultos. O acesso a essas aulas está lberado, de forma gratuita, até o dia 19 de abril. Saiba mais.

Johns Hopkins University
A Universidade Johns Hopkins disponibiliza, de forma gratuita, mais de 130 cursos online. Os temas das aulas são variados, abordando psicologia, HTML, negócios e saúde pública, entre outros. Confira todos os cursos aqui.

Sebrae
O Sebrae oferta mais de 100 cursos gratuitos em diversas áreas e para diferentes idades. Dentre elas, estão: fluxo de caixa, planejamento de marketing, internacionalização de startups e mais. Acesse todos os disponíveis aqui

Sistema Positivo
Para motivar os alunos durante o período de isolamento, o Sistema Positivo de Ensino está liberando, a cada semana, aulas voltadas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. As aulas podem ser acessadas no canal do YouTube do Sistema.

École Polytechnique Fédérale de Lausanne
Se você tem interesse em se aventurar pelo francês, a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, que fica na Suíça, também oferece diversos cursos online gratuitos, tanto nesse idioma quanto em inglês. Você pode conferir a lista de aulas oferecidas aqui.

Universidade de Pequim
Se seu interesse, no entanto, se volta para os assuntos asiáticos, a Universidade de Pequim (Peking University) tem diversos cursos para fazer na quarentena pela internet, de forma gratuita, tanto em mandarim quanto em inglês. Acesse.

peking-cursos-para-fazer-na-quarentena

Portão Oeste da Universidade de Pequim

LinkedIn
O conteúdo do “Trabalho Remoto: colaboração, foco e produtividade” está disponível de graça! São quase 11 horas de estudos com professores, escritores, coaches e especialistas. Disponível aqui

Coursera
A plataforma está com acesso gratuito nos seus cursos para TODAS as Universidades que foram impactadas pela pandemia, como a USP e o ITA. Para participar, os estudantes devem entrar em contato com representantes da sua instituição de ensino, mas o catálogo está disponível aqui

UnB
A Universidade de Brasília conta com 18 cursos remotos (e gratuitos) que garantem certificado ao término das aulas. Para realizar sua inscrição, é preciso entrar no portal Escola para a Cidadania, da universidade, e criar uma conta.

Unieducar inteligência educacional
A instituição disponibilizou mais de 100 cursos profissionalizantes gratuitos no site. É só entrar no site e utilizar o campo “SUPERA2020” na hora de matricular. Acesse o catálogo aqui

Projetou
A plataforma Projetou, voltada para a área da Arquitetura, liberou o acesso aos cursos oferecidos por lá até o dia 01/04. Para poder assistir às aulas, você deve clicar aqui e realizar um cadastro.

Clinicarx Educação
Para ajudar os profissionais farmacêuticos a lidar com o coronavírus, a Clinicarx Educação liberou cursos para fazer na quarentena de forma gratuita. As aulas oferecidas têm constante atualização para incluir novos procedimentos que forem descobertos ao longo do curso. Acesse aqui.

Insper
A Insper, que possui programas de graduação e pós-graduação, liberou 4 cursos para fazer na quarentena: Introdução ao Marketing Analítico, Administração Financeiro, Gestão de Operações e Capitalismo Consciente. Confira aqui.

Brasil + Digital
O Brasil Mais Digital é um projeto que atua em três bases de ensino: conhecimento, capacitação e oportunidades. Dessa forma, eles oferecem 35 cursos para formação profissional em áreas que vão desde a introdução à Tecnologia da Informação até conteúdos gamificados. Acesse aqui!

Com School
Também na pegada digital, a Com School se especializa em cursos de Marketing, Mídias Sociais e E-commerce. Durante o período de isolamento social, ela está oferecendo 4 cursos para desenvolvimento de habilidades digitais: Como Vender pelo Instagram, Como Montar uma Loja Virtual, Facebook Ads e Marketing no Youtube.

ESPM
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das principais da área no Brasil, está oferecendo diversos seminários online durante a quarentena, com temas que vão desde o gerenciamento de mídias sociais até storytelling, empatia e solidariedade. Veja a lista completa de seminários aqui.

FIA
A Fundação Instituto de Administração (FIA), que é conhecida pelo seu foco em gestão e administração de empresas, está oferecendo aulas através da plataforma Coursera e outros dois cursos (com certificado) em plataforma própria: Growth Agro e Aplicações de Biga Data e Inteligência Artificial.

GOOBEC
Primeira parceira oficial do Google na América Latina, a Goobec oferece cursos para fazer na quarentena sobre a plataforma Ads do buscador. Os cursos são: Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads, Certificação em Rede de Display do Google Ads e Certificação em Campanhas em vídeo (YouTube) no Google Ads.

IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece 94 cursos online focados em diferentes áreas do ensino profissional. Esses cursos podem ser feitos na plataforma Moodle.

1-cursos-para-fazer-na-quarentena

Vista aérea do IFRS

ITA
Você gosta de aeronáutica? Então tem diversos cursos para fazer na quarentena oferecidos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma instituição ligada ao Comando da Aeronáutica, do Exército Brasileiro. Os temas variam entre Controle de Sistemas, Desenvolvimento Ágil de Software e diversos outros temas. Você pode acessar as aulas na plataforma Coursera

Instituto de Longevidade Mongeral Aegon
Focado na população com mais de 50 anos, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon oferece mais de 80 cursos online, todos gratuitos e com certificado. Alguns dos principais cursos são: Gestão Financeira, Marketing e Mídias Sociais, Informática, Inglês e Comunicação Oral

Kultivi
A Kultivi é uma plataforma online de ensino que oferece cursos para fazer na quarentena de forma gratuita (e com certificado) para preparação para diversos tipos de áreas e provas, como Concursos, Enem, OAB, Idiomas, Negócios e Medicina.

Perestroika
Fundada em São Paulo, em 2007, a Perestroika é uma escola de atividades criativas. Por lá, eles oferecem diversos cursos e, durante o período de isolamento social, liberaram um deles de forma gratuita, o módulo Clip (Colaboração, criatividade e a alma do negócio).

PUC-RS
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul liberou, gratuitamente, aulas do curso Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo, com o professor Leandro Karnal. As aulas são as seguintes: Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito, Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo e Como Alcançar Objetivos Profissionais e Metas Financeiras.

Product School
Com sede em São Francisco, na Califórnia, a Product School foi a primeira escola de negócios digitais a oferecer cursos voltados para a área de Gerenciamento de Produto e treinamento corporativo. Durante a quarentena, eles liberaram gratuitamente o curso How to Build Digital Products (em inglês).

RD University
Parte da Resultados Digitais, a RD University é uma plataforma de cursos voltados para marketing e vendas. E eles oferecem esses cursos para fazer na quarentena de forma gratuita e com certificado: Introdução ao Inbound Marketing e Introdução ao Inside Sales.

Saint Paul
A Saint Paul, uma escola de Negócios, abriu 67 cursos para fazer na quarentena de forma gratuita até o dia 30/04. Os temas das aulas variam entre Contabilidade, Gestão de Vendas, Marketing e outros assuntos ligados à área. Acesse aqui

Voitto
Especializada na área de Softwares Empresariais, Sistemas de Gestão e Desenvolvimento Humano, a Voitto oferece algumas aulas gratuitas e com certificado. Confira a lista completa de cursos aqui.

Universidades federais e estaduais brasileiras
Diversas instituições brasileiras têm cursos para fazer na quarentena de forma gratuita. É o caso da Unicamp, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da USP, da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

2-cursos-para-fazer-na-quarentena

USP (Piracicaba)

Sólides
Referência no Brasil na área de RH, a Sólides oferece cursos gratuitos com certificado. Confira: Cultura e Comportamento – First Level, People Analytics, Soft Skills e Hard Skills, Recrutamento e Seleção Comportamental e Times de Alto Desempenho.

Na área do entretenimento, algumas empresas como a Forbes, a SKY e a Amazon liberaram o acesso a conteúdos gratuitos disponibilizados nos seus respectivos sites. Seguindo a mesma onda, a Google e a Microsoft liberaram suas plataformas para videoconferências, incentivando o home office

Esse é um momento de aproveitar bem o tempo! Ainda há tours por museus, plataformas de streaming, revistas e pdfs com acesso gratuito durante a quarentena. Aproveita esse resumão de cursos para fazer na quarentena e bora pra cima das oportunidades!

Intercâmbio com a UDI

Além desses cursos para fazer na quarentena, se você quiser se preparar para conquistar sua oportunidade internacional, pode contar ainda com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.