Se você nos acompanha aqui na Blog já deve ter visto que falamos do teste de inglês do Duolingo que já está sendo aceito por várias universidades ao redor do mundo, tendo o mesmo peso que testes de proficiência mais tradicionais como o TOEFL e o IELTS. Mas você sabia que é possível fazer o Duolingo English Test de graça? Pois é, isso é verdade! Eu mesmo fiz o teste nesse fim de semana e não gastei nem um centavo. E agora eu vou te mostrar como você também pode fazer isso!

Como fazer o Duolingo English Test de graça?

Normalmente, o Duolingo English Test tem um custo de 49 dólares, o que é bem menos do que os valores do TOEFL e IELTS, por exemplo, mas ainda assim é uma boa grana, principalmente em tempos de dólar alto como o que estamos vivendo.

Mas com essa dica que vou te ensinar agora, você vai gastar um total de 0 reais. Mas atenção: isso só é válido para contas novas da plataforma. Então se você já tem uma, deverá iniciar uma nova conta com outro e-mail. E nunca se sabe até quando o Duolingo irá manter essa gratuidade, então não demore pra fazer!

Passo a passo para fazer o Duolingo English Test de graça

Passo 1

O primeiro passo para fazer o Duolingo English Test de graça é abrir a sua conta no Duolingo e fazer o teste de nivelamento da plataforma. Dependendo do seu resultado nesse teste, você será alocado em um desses níveis iniciais de atividades: nível de introdução, nível 1, nível 2, nível 3 ou nível 4.

Você só poderá fazer o Duolingo English Test de graça quando alcançar o nível 4, então quanto melhor você for no teste de nivelamento, mais rápido poderá fazer o teste gratuito.

Duolingo-English-Test-de-graça2

Passo 2

Ao chegar no nível 4 você verá logo de cara o desenho de uma torre de castelo com uma bandeirinha azul (imagem acima). Clique em cima dessa imagem e faça o teste que será indicado.

Passo 3

Ao concluir esse teste você receberá um e-mail com o assunto “Certifique o seu nível de inglês de graça!”. A partir disso, você terá no máximo 14 dias para concluir a prova.

Passo 4

Abra o e-mail e clique no botão azul “Faça o Teste”. Ao clicar, você será encaminhado para o site do Duolingo e deverá fazer o download da plataforma no seu computador. Não é possível fazer a prova nem diretamente pelo site e nem pelo celular.

Duolingo-English-Test-de-graça1
Não se preocupe que quando você for baixar, a opção estará disponível!

Passo 5

Depois de instalar o programa do Duolingo no seu computador, abra e conecte a sua conta com o seu e-mail e senha (os mesmos utilizados no aplicativo da plataforma no seu celular).

E como funciona a prova do Duolingo English Test?

Depois de fazer tudo isso vem a parte da prova de fato. A duração do teste pode variar de 45 a 60 minutos, dependendo da velocidade com que você responderá as perguntas.

Mas atenção: antes de iniciar o teste (que só pode ser feito uma única vez), faça a versão de demonstração da prova que tem exatamente os mesmos tipos de perguntas, mas com duração de apenas 15 minutos. Essa versão experimental pode ser feita várias vezes, então se você quiser ficar afiado(a) para o teste oficial, não tenha medo (nem preguiça) de fazer!

Ao concluir o teste, você receberá o resultado no seu e-mail dentro de 2 dias em média, mas pode ser que esse prazo se estenda por até 5 dias. Depois disso, você poderá enviar o certificado com a sua nota para as universidades que aceitam o teste, sem nenhum custo adicional.

A pontuação máximo do Duolingo English Test é 160 pontos. Ao receber o seu resultado, você verá que será alocado em quatro possível grupos de notas:

  • 10-55
  • 60-85
  • 90-115
  • 120-160

Obviamente, quanto mais próximo de 160 pontos, melhor terá sido o seu desempenho, mas vale lembrar que as notas mínimas exigidas poderão variar de acordo a instituição de ensino em que você estiver interessado(a). Algumas serão mais rígidas e outras menos.

Quais são os tipos de perguntas da prova?

A primeira coisa que você deve saber é que o nível de dificuldade da prova se adapta ao número de acertos do candidato. Ou seja, quanto mais você acertar, mais as perguntas ficarão difíceis.

O teste é bem intuitivo e as perguntas se dividem em algumas categorias. Você encontrará perguntas de preenchimento, na qual deverá ler textos que terão alguns espaços em branco no lugar de algumas palavras. Dessa forma, você terá que descobrir quais palavras são essas, preenchendo todos os espaços em branco.

Você também deverá identificar a veracidade de algumas palavras, que estarão dispostas tanto em formato de texto quanto de áudio. Ou seja, o objetivo dessas questões é saber se você tem um bom repertório do idioma e será capaz de indicar quais palavras realmente existem e quais não passam de invenção ou pertencem a outro idioma.

Boa parte das questões servirão para atestar a sua capacidade de fala e escrita no idioma. Por isso é extremamente importante que você disponha de uma webcam e um microfone (não é permitido utilizar fones de ouvido).

Quais são as regras da prova?

Como qualquer prova, o Duolingo English Test também tem as suas regras. O participante deve estar sozinho em um quarto silencioso e com boa iluminação; e com as orelhas totalmente visíveis.

É proibido utilizar materiais externos (celulares, livros, cadernos, lápis, caneta,etc.); se comunicar com qualquer outra pessoa e sair da janela de teste ou tirar o cursor do mouse da tela.

Quais instituições aceitam o Duolingo English Test?

Ao todo, mais de 2000 instituições ao redor do mundo aceitam o Duolingo English Test em diversos níveis (graduação, pós-graduação, ensino médio, etc.). Alguma delas passaram a aceitar o teste esse ano de modo excepcional por conta da epidemia de coronavírus, então pode ser que uma parte dessas instituições deixem de usar a prova nos próximos anos. Ainda assim, o número continuará sendo grande e a tendência é que se mantenha em crescimento.

Alguns exemplos de universidades que aceitam o teste do Duolingo são a Universidade de Toronto; o Dartmouth College; a Sciences Po (uma das principais universidades da França); o King’s College London; a Universidade de Liverpool; a Universidade de Glasgow; a University Canada West; a Universidade George Washington e até Harvard (em alguns de seus programas de pós-graduação)!. Confira a lista completa aqui.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como fazer o Duolingo English Test de graça, que tal começar a se preparar para mandar bem nas suas aplicações para universidades estrangeiras? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos