Entrevista do visto americano: 5 perguntas prováveis

Você finalmente conseguiu a oportunidade de estudar e/ou trabalhar nos Estados Unidos, mas agora vem a parte que muitos consideram a mais estressante: a entrevista do visto americano.

A ansiedade é compreensível. Afinal, essa entrevista pode parecer uma barreira intransponível entre você e seus sonhos.

No entanto, com uma boa preparação e conhecimento das perguntas prováveis, é possível enfrentar esse desafio com confiança e aumentar suas chances de obter o visto desejado.

Neste guia, vamos apresentar algumas das perguntas mais comuns feitas durante a entrevista do visto americano e como você pode se preparar para respondê-las da melhor forma possível!

“Por que escolheu os EUA?”

Aqui, o oficial quer entender os motivos pelos quais você optou pelos Estados Unidos como destino para seus estudos. Pode ser útil destacar a reputação acadêmica das instituições americanas, oportunidades de pesquisa, qualidade do ensino, entre outros fatores.

“O que você vai estudar?”

Nesta pergunta, o oficial consular está interessado em saber o propósito da sua viagem e qual será o seu programa de estudo nos Estados Unidos. É importante ser claro e específico ao responder, mencionando o nome do curso ou programa que você pretende cursar.

“Você tem amigos ou parentes nos EUA?”

Esta pergunta visa avaliar seus laços ou conexões com os Estados Unidos. Se você tiver amigos ou parentes no país, é importante ser honesto ao responder, mas também explicar que sua viagem é para fins educacionais e que você pretende retornar ao seu país de origem após concluir seus estudos.

“Já esteve nos EUA antes?”

O oficial está interessado em saber se você possui alguma experiência prévia nos Estados Unidos. Se sim, você pode compartilhar brevemente sobre suas viagens anteriores, mas é importante enfatizar que esta visita é para um propósito diferente, como estudos acadêmicos.

“Quais são seus planos após concluir seus estudos?”

Nesta pergunta, o oficial quer entender suas intenções após a conclusão do seu programa de estudos nos Estados Unidos. É importante demonstrar que você tem um plano claro para aplicar as habilidades adquiridas durante seus estudos e contribuir de forma positiva em seu país de origem.

Arrase na sua entrevista do visto e em todas as outras etapas do processo internacional

Essas são algumas das perguntas prováveis que podem surgir durante a entrevista do visto americano, e é essencial estar preparado para respondê-las de forma clara, concisa e honesta.

Se você deseja ter um acompanhamento completo para arrasar na entrevista do seu visto, conte com a ajuda da nossa equipe de mentores em todo o processo de conquista da sua oportunidade internacional!

A Escola M60 é a maior escola de preparação para intercâmbios do Brasil, e possui o único método do país com o passo a passo para pessoas comuns conquistarem intercâmbios e bolsas de estudos de até 100% em mais de 60 países!

Clique AQUI e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se juntar a nós na próxima turma.

Foto de capa por Levi Ventura na Unsplash

22 Mar 2024