Existe idade certa para fazer intercâmbio?

Você alguma vez já se perguntou se existe uma idade certa para fazer intercâmbio? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho e essa dúvida é muito comum por parte das pessoas que se interessam pelo assunto. Afinal, infelizmente, estamos condicionados a pensar que essa experiência é reservada apenas para os mais jovens, que acabaram de concluir o ensino médio ou estão na faculdade.

No entanto, a verdade é que o intercâmbio é uma jornada que pode ser realizada em qualquer fase da vida, desde que com planejamento, responsabilidade e disposição para viver novas experiências.

Neste texto, vamos explorar por que não há uma idade definida para embarcar nessa aventura e como o intercâmbio pode ser uma oportunidade transformadora, independentemente da idade!

Fazer intercâmbio é se permitir crescer (ainda mais)

O intercâmbio oferece uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. Ao viver em um país estrangeiro, você é desafiado a sair da sua zona de conforto, aprender a se adaptar a novas culturas e a se comunicar em outro idioma.

Essas experiências contribuem para o desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia, flexibilidade e capacidade de liderança, que são valorizadas em qualquer área (e momento) da vida.

Quebrando barreiras culturais e linguísticas

Uma das principais vantagens do intercâmbio é a oportunidade de mergulhar em uma nova cultura e aprender um novo idioma de forma imersiva.

Conviver com pessoas locais e participar ativamente da vida cotidiana do país escolhido, você expande seus horizontes, ganha uma compreensão mais profunda do mundo e desenvolve uma perspectiva global.

Networking internacional

Durante o intercâmbio, você terá a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e estabelecer conexões internacionais valiosas. Essas redes de contatos podem ser extremamente úteis no futuro, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Além disso, muitos intercambistas relatam que os laços de amizade formados durante essa experiência duram para toda a vida!

Enriquecimento cultural e acadêmico

Viver e estudar em outro país proporciona uma imersão completa na cultura local e na vida acadêmica do país. Você terá a oportunidade de frequentar aulas em universidades renomadas, explorar museus, monumentos históricos e participar de eventos culturais únicos.

Essa vivência enriquecedora contribui não apenas para o seu crescimento pessoal, mas também para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Nunca é tarde demais

É importante ressaltar que não há uma idade limite para fazer intercâmbio. Tanto jovens quanto adultos podem se beneficiar dessa experiência, seja para aprimorar o currículo, buscar novas oportunidades de carreira, realizar um sonho de adolescência ou simplesmente viver uma aventura diferente.

O importante é estar aberto às possibilidades e disposto a aproveitar ao máximo essa oportunidade única.

Não importa se você tem 18, 30, 50 ou até mais idade, sempre é possível embarcar nessa jornada transformadora. O importante é ter coragem para dar o primeiro passo, determinação para superar os desafios e mente aberta para absorver tudo o que essa experiência tem a oferecer.

Portanto, se você sonha em estudar, trabalhar ou simplesmente explorar o mundo, não deixe que a idade seja um obstáculo. O intercâmbio é para todos!

Preparação para todas as idades e objetivos

Agora que já viu todas essas razões deu vontade de fazer um intercâmbio? Então você precisa conhecer a Escola M60 - a maior escola de preparação para intercâmbios do Brasil!

Nós temos um time de profissionais preparados para te ajudar a conquistar as melhores oportunidades no exterior, independente da sua idade, área de atuação ou objetivo.

Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando AQUI e junte-se ao nosso time de mentorados!

Foto de capa por Aron Visuals_ na _Unsplash

23 Fev 2024