Inglaterra e Irlanda são dois países com uma história muito interligada. E quando se trata de intercâmbio são dois dos destinos mais populares entre os brasileiros. Semelhantes em alguns aspectos e bem diferentes em outros, esses dois lugares são igualmente encantadores. Mas qual será o melhor para você: Inglaterra ou Irlanda?

Clima

Nesse quesito os dois países são bem parecidos. Muita chuva e temperaturas que dificilmente passam dos 20º mesmo no verão. Por outro lado, no inverno as temperaturas também não ficam extremamente baixas como em outras regiões da Europa. Esse clima mais moderado pode ser uma vantagem na hora da adaptação.

População

Ingleses e irlandeses são simpáticos de modo geral. Mas obviamente não é aquela simpatia brasileira com a qual você provavelmente deve estar acostumado. Então é importante sempre ir com mais calma na hora de se apresentar ou fazer novas amizades locais.

Custo de Vida

A moeda da Irlanda é o Euro e a da Inglaterra é a Libra. As duas são caras mas a Libra consegue ser ainda mais. Aqui uma grande vantagem da Irlanda em relação à Inglaterra é a possibilidade de trabalhar com visto de estudante. Então mesmo se você for apenas para fazer um curso de inglês, dá pra trabalhar e juntar uma grana pra viajar. Mas o curso deve ter uma duração mínima de 6 meses.

Cultura

Londres, capital da Inglaterra, é uma das cidades mais importantes do mundo. Cultura e diversidade lá é o que não faltam. São milhares de pessoas de todos os lugares do planeta convivendo juntas em um caldeirão multicultural impressionante. Isso sem falar na quantidade de museus, galerias, atividades culturais e shows espalhados pela cidade.

A Irlanda também é uma terra formada por pessoas de diferentes culturas. E lá há uma tradição muito grande ligada à cultura celta. Também não dá pra falar desse país sem citar suas cervejas e pubs. Ir a Irlanda e não visitar um pub é como ir até Paris e não ver a Torre Eiffel.

Comida

Digamos que nenhum dos dois países é particularmente conhecido no exterior pelas suas culinárias. Pode ser difícil, a princípio, se adaptar a alimentação desses lugares. Mas não se preocupe: não é nada que não possa ser resolvido.

Brasileiros

Se você está indo fazer um curso de inglês talvez não seja uma boa ideia viver em uma cidade repleta de conterrâneos. Isso porque inevitavelmente você vai acabar se vendo em vários momentos conversando em português.

Dublin, na Irlanda, já está lotada de brazucas. Então pode ser interessante optar por cidades menores. Londres também tem muitos brasileiros, mas como a cidade é muito maior e mais povoada fica mais difícil encontrá-los em todas as esquinas.

Deu pra ter uma ideia de qual desses dois países pode ser o mais interessante para o seu intercâmbio? Seja Inglaterra ou Irlanda eu tenho certeza que você irá amar essa experiência. Para se preparar melhor para ela que tal contar com o apoio da nossa mentoria especializada? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.