Se você quer ir para o exterior em 2023, você precisa finalizar a sua aplicação ainda este ano. Isso porque,
geralmente, as oportunidades de bolsas de estudo encerram no fim do ano. Sabendo disso, o Sensei decidiu revelar algumas dicas pra galera que vai aplicar ainda em 2022, para conquistar o mundo no ano que vem!

Se liga no último Tudo Sobre Intercâmbio ao vivo abaixo e confira o resumo completo a seguir.

Dá tempo de aplicar

Se você ficou assustado com a possibilidade de ter perdido a sua chance de fazer sua aplicação este ano,
calma. De fato, a grande maioria das bolsas encerram suas inscrições no fim do ano, mas a notícia boa é que
ainda dá tempo! Confira alguns tipos de oportunidade que costumam encerrar suas inscrições em DEZEMBRO (portanto, ainda dá pra enviar a sua!):

• Summer e winter jobs;
  • Intercâmbios de idioma;
  • Intercâmbios de curta duração (extracurriculares), como summer camps e bootcamps;
  • Programas de graduação e pós-graduação;
  • Intercâmbios para pesquisa científica;
  • Bolsas de mérito;
  • Bolsas de necessidade financeira, etc.

Lembrando: esses são apenas alguns exemplos. O mais seguro mesmo, na hora de planejar sua aplicação, é
consultar nos sites oficiais das instituições qual é o prazo de cada bolsa, beleza?

Vai deixar passar mais um ano?

Lembra lá atrás, na virada do ano, quando você prometeu a si mesmo que em 2022 você ia correr atrás
dos seus objetivos e ia conquistar seu tão sonhado intercâmbio? O ano está acabando, mas você não precisa deixar isso virar meta mais uma vez. O que falta para a sua aplicação?

Coragem? Autoconfiança?

Não espere “o momento certo” porque, spoiler, ele nunca chegará. O perfeccionismo, muitas vezes, pode
ser seu maior inimigo nesse processo. Mais até do que a procrastinação, caso você também lide com ela.

| “Fazer certo é muito mais importante do que fazer perfeito” — Matheus Tomoto

Não deixe para o ano que vem a aplicação que você pode fazer ainda neste, porque no pior dos casos você
vai ter que aplicar novamente em 2023, mas com muito mais experiência porque já vai ter tentado antes.
E pra você que chegou até aqui, nós temos um convite especial para te fazer no final deste resumo... Não diga
que não avisamos, hein?!

1-intercambio-em-2022-ultimas-oportunidades

As etapas do processo de aplicação

1. Antes de tudo, decida para qual programa você quer aplicar. O ideal é escolher em média 3 tipos de oportunidades;
  2. Defina para onde você vai aplicar. Isso inclui o país e as instituições;
  3. Reúna toda a documentação necessária;
  4. Faça a aplicação diretamente no site da instituição escolhida.

LEMBRETE DO SENSEI

As oportunidades internacionais existem para todas as áreas de atuação, todos os perfis socioeconômicos e todas as idades, basta ter o conhecimento certo para encontrá-las!

Convite para você, polvo!

Fazendo um teste de perfil agora e entrando nesta turma do M60, o programa pago de mentoria que te ajuda a conquistar bolsas e intercâmbios gratuitos nas melhores universidades do mundo, você vai ter a chance de ganhar um jantar com tudo pago pelo Sensei para uma mentoria individual!

E tem mais: as 50 primeiras pessoas que entrarem neste mês de outubro, vão ganhar 1 mês de curso de inglês DE GRAÇA. Mas corre, porque as vagas já estão acabando!

Não perca essa oportunidade, clique AQUI e faça seu teste de perfil agora mesmo.