Intercâmbio em 2023: as últimas oportunidades

Se você quer ir para o exterior em 2024, você precisa finalizar a sua aplicação ainda este ano. Isso porque, geralmente, as oportunidades de bolsas de estudo encerram no fim de cada ano.

Mas será que ainda existem boas oportunidades com inscrições abertas para você ter a chance de começar o ano que vem embarcando em um avião rumo à maior aventura da sua vida?

É o que você vai descobrir a seguir neste artigo!

Dá tempo de aplicar

Se você ficou assustado com a possibilidade de ter perdido a sua chance de fazer sua aplicação este ano, calma. De fato, a grande maioria das bolsas encerram suas inscrições no fim do ano, mas a notícia boa é que ainda dá tempo!

Confira alguns tipos de oportunidade que costumam encerrar suas inscrições em DEZEMBRO (portanto, ainda dá pra enviar a sua!):

• Summer e winter jobs;
  • Intercâmbios de idioma;
  • Intercâmbios de curta duração (extracurriculares), como summer camps e bootcamps;
  • Programas de graduação e pós-graduação;
  • Intercâmbios para pesquisa científica;
  • Bolsas de mérito;
  • Bolsas de necessidade financeira, etc.

Lembrando: esses são apenas alguns exemplos. O mais seguro mesmo, na hora de planejar sua aplicação, é consultar nos sites oficiais das instituições qual é o prazo de cada bolsa, beleza?

Vai deixar passar mais um ano?

Lembra lá atrás, na virada do ano, quando você prometeu a si mesmo que em 2023 você ia correr atrás dos seus objetivos e ia conquistar seu tão sonhado intercâmbio? O ano está acabando, mas você não precisa deixar isso virar meta mais uma vez. O que falta para a sua aplicação?

Coragem? Autoconfiança?

Não espere “o momento certo” porque, spoiler, ele nunca chegará. O perfeccionismo, muitas vezes, pode ser seu maior inimigo nesse processo. Mais até do que a procrastinação, caso você também lide com ela.

Não deixe para o ano que vem a aplicação que você pode fazer ainda neste, porque no pior dos casos você vai ter que aplicar novamente em 2024, mas com muito mais experiência porque já vai ter tentado antes.

E pra você que chegou até aqui, nós temos um convite especial para te fazer no final deste resumo... Não diga que não avisamos, hein?!

As etapas do processo de aplicação

1. Antes de tudo, decida para qual programa você quer aplicar. O ideal é escolher em média 3 tipos de oportunidades;
  2. Defina para onde você vai aplicar. Isso inclui o país e as instituições;
  3. Reúna toda a documentação necessária;
  4. Faça a aplicação diretamente no site da instituição escolhida.

Você pode conquistar um intercâmbio gratuito em qualquer uma das melhores universidades do mundo!

Conheça o único método do Brasil com o passo a passo para pessoas comuns conquistarem intercâmbios e bolsas de estudos de até 100% nas melhores universidades e empresas do planeta através da Escola M60.

Nela, você tem acesso a tudo o que precisa para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil, com dezenas de estratégias de bolsas e intercâmbios nunca antes divulgados na internet, para todas as áreas e idades.

Garanta sua vaga na próxima turma: clique AQUI e faça seu teste de perfil agora mesmo.

*Texto escrito por Lucas Almeida (2022) e atualizado por Ana Clara Reis (2023)

10 Ago 2023