Intercâmbio em 2024: como fazer um planejamento do zero

Está adiando sua meta de fazer um intercâmbio há tempos, ou colocou na agenda que neste ano você vai realizar esse sonho, mas não sabe por onde começar a se planejar para isso?

Então você está no lugar certo!

Hoje, nós vamos te contar quais são os principais truques, reflexões e etapas que você precisa seguir para conseguir se organizar para dar um check nessa meta ainda em 2024.

A seguir, você vai conferir como montar um planejamento para um intercâmbio gratuito, com bolsa ou assalariado, mesmo que você ainda não saiba nada sobre esse assunto! Se liga:

Aproveite o momento atual

Enquanto as oportunidades fora estão só aumentando, a concorrência está só diminuindo.

Infelizmente, vivemos em um país onde não há tanto incentivo à educação e, por isso, cada vez menos pessoas estão realmente dispostas a pagarem o preço de se esforçar para conseguir algo.

Para você ter uma ideia, só neste ano espera-se que mais de 800 mil oportunidades de intercâmbios, sem vínculo com agência, ou seja, aqueles que são oferecidos gratuitamente ou com benefícios pelas mais variadas instituições de diversos países ao redor do mundo.

Por isso, se você estava esperando o “momento perfeito” para começar a se preparar, saiba que ele é AGORA.

Busque soluções que resolvam seus problemas

Se você já acompanhou brevemente o conteúdo que trazemos por aqui, provavelmente já sabe que as bolsas de estudos internacionais se dividem em três categorias: parciais, full-tuition e full-ride.

As primeiras são as mais fáceis de conseguir, e qualquer um que fizer uma aplicação com o mínimo de conhecimento no assunto é capaz de ser aceito. Porém, geralmente elas não cobrem uma parcela muito grande das mensalidades das instituições. Portanto, se você não tiver um bom dinheiro sobrando, talvez elas não te ajudem em nada.

Quando falamos nas outras duas opções, aí sim fica interessante. Pois, se você não tem 40, 50 ou até 100 mil para gastar com um intercâmbio, elas são ótimas opções para economizar até 99% dos custos, visto que cobrem todas taxas e mensalidades dos seus estudos fora e, de quebra, algumas ainda oferecem outros tipos de benefício!

Se você sonha em trabalhar fora…

Saiba que a melhor forma de conseguir uma permissão legal para isso também é através dos estudos!

Talvez você conheça ou já ouviu falar de alguém que largou tudo no Brasil, inclusive o diploma de alguma especialização, para ir trabalhar no exterior de forma ilegal e, na maioria das vezes, para exercer funções que não têm nada a ver com suas áreas de formação.

Aqui, vale ressaltar que nem tudo é sobre dinheiro. Cortar caminho nunca será a melhor opção se você deseja, de fato, mudar de vida e ter condições dignas no exterior!

Quando você faz o processo certo, várias oportunidades, inclusive de bolsas de estudos, te dão permissão de trabalho para exercer sua função fora do país.

Planejamento do zero: etapas de preparação para conquistar um intercâmbio em 2024

1. Preparação pessoal

Muita gente nem sabe que esta precisa ser uma etapa do planejamento para ir para fora, ou até mesmo sabendo, acaba desvalorizando a importância da preparação pessoal.

No entanto, se conhecer para saber quais são seus objetivos, suas motivações e até mesmo suas preferências quando se pensa em uma viagem internacional, seja ela de curta ou longa duração, é extremamente necessário para se sentir satisfeito ao fim do processo, quando você finalmente estiver indo para o exterior realizar seu sonho!

2. Entender quais são os caminhos possíveis

É verdade que o caminho internacional pode parecer um pouco confuso às vezes. Por isso, pesquisar sobre os tipos de oportunidade possíveis para te levar ao exterior é mais do que essencial.

Ao todo, são milhares de oportunidades para os mais diferentes objetivos e perfis pessoais, e encontrar qual é a melhor para você vai fazer toda diferença antes de começar a se preparar tecnicamente.

3. Planejamento financeiro

Aqui, é importante ressaltar que, mesmo que você conquiste uma oportunidade com bolsa ou salário, por melhor que eles sejam, ainda é preciso separar uma grana para gastos pontuais que você vai ter, principalmente com relação à logística e documentação do seu intercâmbio.

4. Preparação técnica

Esta é aquela etapa mais voltada para os conhecimentos técnicos e a documentação necessária para a sua aplicação. Aqui, é preciso avaliar com cuidado quais são os requisitos necessários para cada oportunidade e segui-los à risca!

5. Aplicação

Por último, mas não menos importante, temos a etapa de aplicação, que é quando você envia sua inscrição para as vagas de seu interesse e aguarda pelo seu tão sonhado aceite!

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio já em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

11 Jan 2024