International Fellowship Program: bolsas com tudo pago na Alemanha

Provavelmente você já ouviu falar na Bayer, uma empresa alemã da área farmacêutica e química. Mas sabia que ela está com inscrições abertas para um programa de bolsas com tudo pago na Alemanha? O International Fellowship Program é uma iniciativa da empresa que financia projetos de candidatos estrangeiros em áreas como Ciências da Vida, Medicina e Agrociências. O valor das bolsas pode chegar até 20 mil Euros.

Elas também são direcionadas para professores de Química e Biologia e estudantes das áreas da Saúde, Ciência e Administração. No caso dos candidatos já formados, é necessário ter concluído a graduação há no máximo 2 anos.

As bolsas são divididas em cinco modalidades e os projetos selecionados deverão ser realizados entre setembro desse ano e agosto de 2020. Além disso, a duração deve variar de 2 a 12 meses.

Confira as modalidades das bolsas do International Fellowship Program:

Carl Duisberg Scholarship (Intercâmbio em Medicina)
Áreas contempladas: Ciências Médicas, Medicina Humana, Medicina Veterinária, Saúde Pública, Economia da Saúde e Engenharia Médica.
Jeff Schell Scholarship (Intercâmbio em Agrociências)
Áreas contempladas: Agronomia, Biotecnologia Verde, Ciências Ambientais, Sustentabilidade, Digital Farming, Agroeconomia, Ciência da Colheita.
Otto Bayer Scholarship (Intercâmbio em Ciências da Vida)
Áreas contempladas: Bioquímica, Farmácia, Biologia, Biologia Molecular, Bioinformática, Bioengenharia, Química e Ciência Computacional da Vida.
Kurt Hansen Scholarship (Intercâmbio em Educação)
Destinada para professores e educadores de Biologia e Química. É uma bolsa focada em projetos de estudo, cursos de verão, estágios e cursos de estudo suplementar.
Hermann Strenger Scholarship (Intercâmbio em Cursos Técnicos)
Destinada a jovens profissionais e aprendizes em profissões técnicas e formações não acadêmicas. É uma bolsa focada em estágios, projetos e cursos suplementares em Administração, Saúde e áreas técnico-científicas.

Processo de Inscrição

O candidato interessado no International Fellowship Program deverá enviar um planejamento financeiro relativo ao projeto (máximo de 20 mil euros). A bolsa inclui basicamente tudo, então nesse planejamento deve constar as despesas com moradia, passagens aéreas, alimentação, etc.

As inscrições iniciaram no dia 1º de junho e vão até 14 de julho. Toda a documentação deve ser enviada no processo de inscrição. Embora alguns editais peçam por documentos específicos, no geral essa é a documentação básica padrão:

• Histórico acadêmico recente;
  • Documentos que possam destacar a aplicação (cartas de recomendação e motivação, por exemplo);
  • Currículo;
  • Foto para a candidatura;
  • Carta de aceite do instituto, professor ou universidade alemã referente ao projeto;
  • Descrição do projeto com planejamento financeiro (estágio, cursos, trabalhos de laboratório, cursos de verão, projetos de pesquisa, programas de mestrado ou doutorado;

Atenção: a bolsa não pede por nenhum comprovante de proficiência em inglês na inscrição. No entanto, é preciso ter domínio desse idioma ou do alemão. Fica a critério de cada professor ou instituição o nível de proficiência e o idioma desejado. Da mesma forma, a exigência ou não de teste de proficiência fica a cargo dos coordenadores diretos do projeto.

Perguntas e dúvidas em relação ao International Fellowship Program podem ser enviadas para bayer.fellowship@bayer.com.  Além disso, para saber mais informações clique aqui.

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

03 Jun 2019