Para algumas pessoas, o sonho de fazer intercâmbio nasce cedo — às vezes ainda na sala de aula. No caso da nossa mentorada Milena, foi o primeiro contato com o espanhol na infância que despertou algo maior: a curiosidade por outras culturas, outros países e outras formas de viver.
Com o tempo, esse interesse virou objetivo, e o que antes parecia distante se transformou em uma experiência internacional real.
Nesta entrevista, ela conta como conquistou um Work and Travel no Uruguai por meio de um programa de voluntariado, como se organizou para tornar isso possível, os aprendizados culturais e pessoais que levou dessa vivência e de que forma a Escola M60 ajudou a trazer segurança e estratégia para cada etapa do processo.
Como você descobriu que queria fazer intercâmbio e o que te levou a ter esse sonho?
R: Quando eu era criança e tive aula de espanhol na escola, me apaixonei pelo idioma e também pelo pouco que aprendi da diversidade cultural existente na américa latina. Desde então, eu amo aprender novos idiomas porque me possibilita conversar e ter acesso a mais pessoas e principalmente, pessoas de outras culturas. Pra mim, aprender um idioma é aprender sobre outra cultura. Desde criança sempre falei para minha família que eu queria e ia um dia viajar e conhecer outros lugares com outras culturas.
Qual oportunidade internacional você conquistou? Aproveite para contar mais sobre o programa!
R: Um dos programas que conquistei foi um Work and Travel no Uruguai. É um programa de voluntariado, ou seja, uma pessoa ou um casal, amigos vai para outro país para trabalhar meio período em algum local/estabelecimento em troca de alimentação e hospedagem, sendo necessário apenas pagar a passagem. Para conseguir essa oportunidade, é necessário acessar alguns sites, os mais conhecidos são Workaway e WorldPackers (usei este último ) e escolher o país para o qual deseja ir. Depois de escolher o país, também é preciso decidir qual tipo de voluntariado você deseja fazer, por exemplo, trabalhar em um restaurante, fazenda, voluntariado comunitário em Ong, entre outras formas. Por fim, no site após decidir qual tipo de voluntariado possui o interesse, é só escolher um host que tenha vaga disponível e na plataforma, responder algumas perguntas estabelecidas pelo host para informar o seu interesse de fazer o voluntariado no local. As datas são combinadas com o host e a experiência pode ser feita entre 1 semana a 1 mês, a decisão também é sua. No meu caso tive essa experiência em um restaurante, trabalhava por 5 horas no turno da manhã e o resto do dia era livre para eu fazer o que quisesse ( eu aproveitava para conhecer outros lugares ), com 1 dia de folga na semana. Foi a melhor experiência da minha vida, sem exagero! Porque eu pude conhecer pessoas de vários países da América Latina, como Paraguai, Argentina, Chile, Colombia e aprender um pouco sobre a cultura deles, além de usar o idioma que eu amo, Espanhol.
Como foi a sua jornada de preparação? Quanto tempo durou e como você se organizou durante esse período?
R: Quando decidi que iria fazer o Work and Travel, passei alguns dias olhando os sites que mencionei acima e comecei a fazer a aplicação que é enviar uma mensagem para os host. Enviei para 4 host do Uruguai e esperei as respostas antes de enviar mais. Depois de 1 semana tive o retorno de 2 host falando que tinha vaga disponível e que seria possível realizar de acordo com o tempo que eu estava disposta a fazer o voluntariado. Minha experiência durou 1 mês, porque eu queria ficar o máximo de tempo possível. Assim que escolhi o host, eu já comprei a passagem de ida e volta de acordo com as datas que eu tinha combinado com o host.
Como você acha que a Escola M60 te ajudou nesses processos de preparação e conquista?
R: Eu só fiz a aplicação depois que assisti as aulas da Escola M60, para garantir que eu faria o processo certo. Com a Escola M60 eu pude entender melhor como funciona essa oportunidade, portanto pude tomar uma boa decisão com base nos conhecimentos que adquiri com as aulas da Escola M60. Como por exemplo contratar um seguro saúde por precaução e que quase precisei usar no Uruguai, depois de ter uma reação alérgica mas que foi solucionada com remédio.
Quais as suas expectativas para o futuro com relação a essa experiência?
R: Eu espero poder realizar outros Work and Travel porque tem vários países ainda que eu quero conhecer, visitar e aprender muito mais sobre outras culturas. Acredito que o Work and Travel é perfeito para quem tem esse objetivo de só viajar pelo mundo e não ter tanta despesa financeira.
Chegou a sua vez de ir para o exterior
Se você quer conquistar um intercâmbio gratuito, com bolsa ou salário, existe o lugar certo para isso. A Escola M60 é a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.
*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.
Foto de capa por engin akyurt na Unsplash