A Secretaria das Relações Exteriores do México confirmou que o país vai voltar a exigir vistos impressos dos viajantes brasileiros. O visto em papel havia sido substituído por uma autorização eletrônica desde dezembro de 2021.
Segundo nota divulgada pelo governo do México, “Essas ações buscam fortalecer a migração segura, ordenada e regular e erradicar as campanhas de desinformação que lucram com os migrantes”. A medida entrará em vigor a partir do dia 18 de agosto.
Mesmo antes da oficialização da decisão, alguns brasileiros já tinham dificuldade de emitir a autorização eletrônica para entrar no país. Em junho deste ano, o Itamaraty chegou a pedir explicações ao governo mexicano.
Quem precisa do visto mexicano?
A partir do momento que a nova norma entrar em vigor, os brasileiros que queiram visitar o México para fins de turismo terão que solicitar um visto conforme as categorias definidas pelo governo mexicano. Atualmente, existem sete categorias de visto disponíveis para brasileiros:
- Visto de visitante;
 - Visto de estudante;
 - Visto de culto (religioso);
 - Visto de trabalho não remunerado no México;
 - Visto de unidade familiar (para dependentes econômicos);
 - Visto de trabalho no México (que permite trabalhos remunerados);
 - Programa de intercâmbio Rotary.
 
O tempo de duração do visto mexicano varia conforme a categoria em que você se encaixa. No caso do visto de visitantes, o período de validade é de 180 dias e o documento custa 48 dólares. A tarifa deve ser paga via PIX em reais conforme a cotação do dia.
Como solicitar o visto mexicano?
Para solicitar o visto mexicano é preciso fazer um agendamento no site do governo do México. É possível escolher entre o atendimento na Embaixada do México, em Brasília, ou nos Consulados, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No dia do atendimento é necessário levar os documentos requeridos para o seu tipo de visto. Entre a documentação exigida para todos os vistos estão o formulário de visto e o passaporte válido. Não é preciso ter se vacinado contra covid-19 nem ter nenhum tipo de certificado para entrar no México.
Quem não precisa do visto mexicano?
O visto é uma exigência para a maioria dos brasileiros que queiram ingressar no México, porém, existem algumas exceções. Portadores de vistos válidos para algum dos países do Espaço Schengen não precisam da autorização impressa. Esse espaço é composto por:
- Áustria;
 - Alemanha;
 - Bélgica;
 - República Tcheca;
 - Dinamarca;
 - Eslováquia;
 - Eslovênia;
 - Espanha;
 - Estônia;
 - Finlândia;
 - França;
 - Grécia;
 - Hungria;
 - Islândia;
 - Itália;
 - Letônia;
 - Lituânia;
 - Liechtenstein;
 - Luxemburgo;
 - Malta;
 - Noruega;
 - Países Baixos;
 - Polônia;
 - Portugal;
 - Suécia;
 - Suíça.
 
Quem é residente permanente de qualquer um desses países também está dispensado do visto. A mesma regra vale para os moradores permanentes do Chile, Colômbia e Peru, que fazem parte da Aliança do Pacífico.
Como encontrar as melhores oportunidades internacionais?
Ir para o México pode ser uma boa oportunidade para quem quer buscar novas experiências no exterior. Isso é válido tanto para quem quer aprender espanhol, quanto para quem busca boas oportunidades de ensino, afinal, a segunda melhor universidade da América Latina, a UNAM, é mexicana.
E se você quer descobrir quais são as melhores oportunidades internacionais para você, precisa conhecer o M60. Nessa mentoria especializada você aprende sobre os 60 melhores tipos de intercâmbio e como conseguir ir para fora do país pagando pouco!
São mais de mil aulas e conteúdos elaborados por especialistas que já passaram pelas melhores universidades do mundo! Isso sem contar com a nossa exclusiva plataforma de bolsas. Não deixe essa chance passar, faça agora mesmo o nosso teste de perfil clicando aqui.