Você sabia que a Geórgia, no sul dos EUA, é um dos estados norte-americanos que mais recebem intercambistas brasileiros? Por isso listamos aqui algumas das principais razões para você considerar morar em Atlanta, a capital do estado, que foi por anos uma das cidades mais subestimadas do país, mas que atualmente atrai cada vez mais pessoas. Confira!

7 motivos para morar em Atlanta

1. O baixo custo de vida

Apesar de ser a nona maior cidade dos Estados Unidos, com uma população de 5,45 milhões de pessoas, Atlanta ainda é uma cidade bastante acessível. Na verdade, quando a comparamos com Nova York, por exemplo, Atlanta é 22,41% mais barata, com o custo de vida para uma família de quatro pessoas ficando em torno de 4 mil dólares por mês, incluindo o aluguel.

Considerando que salário médio por lá é de US$ 59.000 por ano, quem for morar em Atlanta e arranjar um emprego por lá ainda pode economizar uma boa parte do dinheiro!

3-morar-em-atlanta
Jackson Street Bridge, em Atlanta (Joey Kyber/Unsplash)

2. O clima excelente

Por mais que Atlanta tenha a reputação de ser muito quente, a temperatura média por lá é de 16,3ºC, com a média mínima de 11,2º e a máxima de 31,6º. Além disso, a cidade tem a sorte de contar com mais de 200 dias de sol por ano. No entanto, também há chuva suficiente para manter a cidade exuberante com grama, árvores e flores.

Os longos verões e invernos amenos também tornam Atlanta um paraíso para quem gosta de mexer com plantas. Você pode cultivar facilmente a maioria dos tipos de flores ou até mesmo plantar seus próprios vegetais.

3. A cena cultural movimentada

Como a maioria das grandes cidades, Atlanta oferece muitas atrações culturais. Ela é a sede do High Museum of Art, o principal museu de arte do Sudeste dos EUA. Por lá também é possível encontrar alguns grandes festivais e conferências quase todos os meses, além de cinemas, música e cultura popular. Procurando bons filmes? Confira o Festival de Cinema de Atlanta. Quer conhecer outras pessoas interessadas em animes e histórias em quadrinhos? Vá à Dragon Con.

Há também uma ótima cena musical, o que não é surpresa, considerando que Atlanta deu origem a muitos artistas como Lil Jon, Outkast, Toni Braxton e mais.

Atlanta também é o lar de algumas das melhores artes de rua dos Estados Unidos. Na verdade, ela é chamada de “cidade dos murais” devido à impressionante arte de rua que adorna as laterais dos edifícios e praticamente todas as superfícies verticais. Ou seja, se você é fã de arte, não vai ficar entediado(a) se for morar por lá.

4-morar-em-atlanta
Arte de rua em Atlanta (Rojan Maharjan/Unsplash)

4. Três diferentes “centros”

Cada cidade tem vários bairros, mas Atlanta é uma das poucas que tem três áreas centrais, cheias de arranha-céus. O centro oficial é mais um centro de negócios, onde você pode encontrar várias empresas da Fortune 500.

Se você gosta de aproveitar um pouco a vida noturna, então vai querer ir para Midtown, onde pode experimentar boa comida e coquetéis. Esse é também um dos bairros mais amigáveis dos EUA para o pessoal LGBT+.

Por fim, se você quiser uma experiência mais moderna e sofisticada, vá para Buckhead, que geralmente é chamada de “Beverly Hills do Sul”.

5. O transporte público

Se você não quiser lidar com as estradas e rodovias congestionadas quando for morar em Atlanta, basta embarcar em um trem do sistema MARTA. As cinco linhas vão te levar para praticamente qualquer lugar na cidade, incluindo o aeroporto Hartsfield-Jackson.

As passagens custam apenas 2,50 dólares, e dão direito a até quatro conexões gratuitas (na mesma direção) em um período de 3 horas. Só não deixe de ficar de olho na hora, pois os trens não funcionam 24 horas.

2-morar-em-atlanta
Estação de metrô do sistema MARTA (Doğancan Özturan/Unsplash)

6. Ótimas opções culinárias

Atlanta oferece opções incríveis de comida, desde lugares requintados até food trucks. Tudo o que você procurar, vai encontrar por lá. Dê um passeio pelo Farmer’s Market para alguns legumes frescos e sanduíches, ou confira o The Varsity – o restaurante mais famoso de Atlanta e o maior drive-in do mundo.

E, claro, não seria a Geórgia sem alguns excelentes locais para churrasco. Existem tantos para escolher que você terá que explorar todos eles para encontrar o seu favorito.

7. Diversas instituições de ensino

Atlanta é o lar de algumas das melhores faculdades do sudeste dos EUA. A abundância de estudantes por lá é o que ajudou a moldar a Atlanta que conhecemos hoje: as empresas perceberam que podiam encontrar candidatos qualificados logo que se formavam. Se você for morar em Atlanta, pode escolher entre instituições de prestígio, como a Universidade Emory, o Spelman College, a Universidade do Estado da Geórgia e o Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech).

Intercâmbio com a UDI

Essas são as principais razões para ir morar em Atlanta! Ficou interessado(a)? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conseguir uma oportunidade por lá (ou em qualquer outro lugar do mundo!). Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.