As melhores oportunidades profissionais no exterior para brasileiros em 2023

Se você sonha em conquistar uma oportunidade internacional de forma legal para poder ser remunerado em outra moeda mais valorizada que o real e, de quebra, aproveitar para conhecer um novo país e uma nova cultura, as oportunidades deste artigo foram pensadas exatamente para você!

O trabalho no exterior só tem a somar na sua vida: ao ter uma experiência em outro país, além de se desenvolver pessoalmente, você certamente também vai agregar muito valor ao seu currículo e ter a chance de criar novas conexões e vivências no mercado de trabalho no qual está inserido.

Por isso, hoje nós vamos te apresentar 3 tipos de oportunidades profissionais para quem deseja fazer um intercâmbio ainda em 2023.

1. Summer e winter jobs

Podemos chamar esses 2 tipos de programa de intercâmbio de “estágios” de curta duração, que ocorrem durante as férias de verão ou de inverno, a depender da oportunidade e, claro, do país selecionado, afinal, a época de cada estação do ano varia de acordo com a posição de cada país no globo. A ideia por trás desse tipo de oportunidade é aproveitar o período de férias para realizar um trabalho, geralmente com carga-horária de meio período.

Os summer e winter jobs são perfeitos para quem procura impulsionar a vida profissional, dar uma turbinada no currículo com uma experiência internacional e expandir sua rede de contatos, uma vez que você não precisa parar ou adiar seus estudos para ir para o exterior, porque eles ocorrem justamente durante o recesso das instituições acadêmicas e, mesmo com a duração mais curta, nós garantimos que sua bagagem pessoal e profissional voltará mais abastecida do que nunca!

Além disso, estes programas também são perfeitos para quem está em busca da sua primeira oportunidade profissional, pois já conferem um peso a mais no seu currículo.

E, apesar de termos mencionado as férias da faculdade como vantagem dessas oportunidades, é importante mencionar que uma das características mais legais dos summer e winter jobs é que você não precisa necessariamente estar matriculado em uma instituição de ensino ou universidade para se inscrever.

Portanto, mesmo que você já tenha concluído seus estudos e apenas esteja em busca de mais experiência profissional, é possível se candidatar para qualquer programa desse tipo.

Outra característica que merece destaque nesse tipo de oportunidade é a sua duração, que geralmente é de 1 a 3 meses. Além disso, vale lembrar que normalmente, elas são remuneradas, com uma média salarial de cerca de 15 dólares por hora, podendo variar de vaga para vaga.

No entanto, é importante sempre ler atentamente a descrição da vaga, pois algumas oportunidades podem não oferecer remuneração, proporcionando apenas a experiência de trabalho e aprendizado na empresa ou universidade durante alguns meses.

2. Estágios

Os programas de estágio no exterior, também conhecidos como programas de internship, são bastante semelhantes ao modelo de estágio no Brasil.

Eles são um tipo de oportunidade oferecida por empresas ou universidades para que os estudantes trabalhem por um período determinado, geralmente com uma carga-horária reduzida para não interferir nos estudos, uma vez que, geralmente, as pessoas precisam conciliar ambos.

O objetivo principal deste tipo de programa é adquirir conhecimento e experiência prática, tanto do ponto de vista profissional quanto acadêmico. Por isso, muitos cursos de graduação concedem créditos que podem ser administrados juntamente com os estudos, especialmente no último ano da faculdade, que é quando os estágios costumam ser obrigatórios.

Quando o estágio é remunerado, a média salarial costuma girar em torno de 20 dólares por hora, no entanto, também existem oportunidades voluntárias, ou seja, sem remuneração.

Geralmente, os programas de estágio têm contratos que podem variar de 6 meses a um ano e os processos seletivos costumam ser um pouco mais burocráticos que os de summer e winter jobs, justamente por causa da maior duração.

3. Work and travel

O intercâmbio de Work and Travel é um excelente programa para quem deseja  aprimorar suas habilidades linguísticas em outro idioma, gastando menos, e até ganhando um dinheiro extra.

O objetivo principal deste tipo de oportunidade é combinar trabalho e viagens. Em alguns casos, é possível trocar serviços de hospedagem e alimentação por horas de trabalho, e em outros, receber uma remuneração em dinheiro pelo trabalho prestado.

Geralmente, o tempo de trabalho varia de uma a quatro horas, o que faz com que você tenha tempo livre suficiente para explorar pontos turísticos e outras atrações dos lugares pelos quais você passar.

Essa modalidade de intercâmbio tem uma duração curta, variando de algumas semanas, até, no máximo, 6 meses.

No entanto, é preciso ressaltar que para aproveitar esse tipo de oportunidade, é necessário ter, pelo menos, um nível intermediário no idioma do país de destino, mesmo que não seja obrigatório um teste de proficiência para os programas de work and travel.

Embora seja mais comum nos Estados Unidos, este tipo de intercâmbio está presente em vários países e é recomendado para pessoas acima de 18 anos que desejam aprimorar seu domínio de um idioma e conhecer novos lugares.

Conquiste oportunidades profissionais em qualquer lugar do mundo

Na Escola M60, você vai aprender o passo a passo completo para estudar em qualquer lugar do mundo — inclusive de summer e winter jobs, estágios e work and travel.

São mais de mil aulas que te ensinam tudo o que você precisa para se preparar e ser aceito nas melhores oportunidades estudantis e profissionais ao redor do planeta!

Clique AQUI e faça seu teste de perfil. Mas corre, porque as vagas são limitadas!

26 Mai 2023