Ter uma rede de contatos bem estabelecida é um grande trunfo na construção de uma carreira de sucesso. E isso independe da sua área de atuação. Um networking bem estruturado pode ser um grande diferencial na hora de procurar emprego ou até para ficar sabendo de informações sobre cursos, palestras e oportunidades de intercâmbio. Mas como fazer para ampliar os seus contatos? É o que você vai descobrir agora.

7 dicas para construir um bom networking:

Não seja tímido

Essa é óbvia mas ainda tem gente que peca nesse assunto. Você não precisa ser a pessoa mais comunicativa do mundo. Mas para construir um bom networking você precisa criar relações com pessoas. E para isso, se comunicar com confiança é fundamental.

Não force a barra

Ninguém gosta de pessoas desagradáveis. E muito menos de gente que tenta forçar amizade mesmo quando ela não existe. Então se você quer conhecer alguém vá com calma. Se apresente e tente puxar assunto, mas sempre com discrição e respeito.

Não se esconda atrás das redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas para tentar iniciar diálogos com outros pessoas, inclusive existem redes específicas para o mundo corporativo. Mas não se esconda atrás da tela do seu smartphone ou notebook. Tente conhecer as pessoas na vida real. E comece fazendo isso no seu trabalho. Você conhece todos os seus colegas?

Não se afobe

Nada acontece da noite para o dia. E para construir um bom networking é preciso ter tempo e muita paciência. É no seu dia a dia no trabalho, na faculdade e em outros espaços de convívio que você irá construir essas relações. E isso demora dias, meses e até anos.

Não se intimide

Durante o seu percurso profissional você irá conhecer diversas pessoas. Algumas com menos experiência que você. Mas também lidará com gente muito mais experiente. O segredo é não se deixar intimidar e mostrar pra essas pessoas que você também é capaz.

Mostre o seu valor

Se você é bom no que faz vai ser lembrado mais cedo ou mais tarde. Nem que seja por uma só pessoa. E pode ter certeza que quando essa pessoa precisar de algo na sua área lá na frente ela vai lembrar de você. Então sempre que tiver a oportunidade de exercer o seu trabalho faça-o da melhor forma possível.

Participe de eventos

A melhor maneira de começar a criar um networking é participando de eventos da sua área. Então sempre que tiver a oportunidade de ir em uma palestra, workshop, encontro ou qualquer coisa do tipo não pense duas vezes.

Criar um bom networking é algo que demanda tempo, disposição e paciência. Mas ninguém constrói uma carreira sozinho. Então se você quer crescer profissionalmente é muito importante ficar atento a isso. Quer saber ainda mais sobre esse tema? Então procure o apoio de uma mentoria especializada na área.

Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), representa o Brasil na Delegação Brasileira de Jovens da ONU, recebeu proposta da NASA e atualmente trabalha como pesquisador em HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar uma oportunidade no exterior.

Leave a Reply