BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Planejamento financeiro: como fazer intercâmbio pagando pouco?

Muita gente que sonha em fazer intercâmbio, na hora de se planejar, acaba esquecendo de um tópico muitíssimo importante: o planejamento financeiro! Por isso, na última aula ao vivo, o Sensei Matheus Tomoto falou sobre os pontos principais que não podem ficar de fora na hora de fazer o seu.

Você pode assistir a aula completa a seguir e conferir o resumo da transmissão abaixo:

Entenda a sua realidade

Há alguns anos, ir para o exterior era um sonho para poucos, porque apenas quem tinha as melhores notas ou muito dinheiro conseguia fazer intercâmbio. Hoje, isso mudou, e qualquer brasileiro de qualquer idade, perfil socioeconômico ou área de atuação pode conseguir.

No entanto, quando pesquisamos no Google sobre esse tema, ainda vemos preços absurdos. 30, 40, 100 mil reais para uma viagem. Isso não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, é preciso estar atento às informações fora dessa bolha e fazer um planejamento de acordo com a sua realidade!

Quanto você pode gastar?

Seja sincero com você! É a partir daí que vai começar seu planejamento.

Pesquise sobre os valores da documentação, faça estimativas sobre alimentação, hospedagem... assim, você vai saber exatamente onde você vai precisar se planejar para economizar!

Documentação

Caso você ainda não possua, providencie o seu passaporte o quanto antes. Quanto ao visto, não caia no mesmo erro da maioria das pessoas: tire o visto apenas depois da sua carta de aceite!

Existem diversos tipos e a chance de você passar depois de já ter um propósito para ir para o exterior é bem maior.

Lembrando que seu visto deve levar em consideração:

  • O país que você vai visitar;
  • O tipo de intercâmbio que você vai fazer.

Defina seus objetivos

Qual país é melhor, estrategicamente falando, para você ir? Quais são as universidades, empresas ou instituições para as quais você deseja aplicar?

Faça uma lista bem definida com essas informações para ter objetivos mais claros.

Aplicação para bolsas

Na hora de fazer sua aplicação, opte sempre por sites oficiais, como:

  1. Site da instituição, para bolsas internas;
  2. Site da própria bolsa (mas atenção, estes sites são os mais difíceis de encontrar na internet, então esta pode ser considerada uma técnica avançada);
  3. Site dos governos federais;

Hacks do Sensei

Caso você ainda encontre algum tipo de impasse financeiro na hora de aplicar, existem 2 hacks que o Sensei revelou para ajudar nessa questão:

  1. “Chore”! Mande um e-mail para a instituição e explique sua situação, mostre o quanto você deseja aquela vaga e peça um desconto. Muitas vezes, você vai conseguir.
  2. Faça sua aplicação de forma independente. Escolha o país e as instituições e faça tudo sozinho, sem depender de instituições terceirizadas. Mas cuidado com os golpes, hein?

Depois do aceite...

  1. Negocie os benefícios! Independente do quanto você conseguiu de bolsa, um desconto a mais sempre é bem-vindo.
  2. Pense na logística e tente conseguir descontos e bolsas para mais tópicos, como moradia, alimentação, material...

Comece a se preparar!

Quer aprender tudo sobre e ter mentorias com quem já passou nas melhores universidades do mundo e sabe ganhar em dólar? Clique aqui e faça gratuitamente o teste de perfil para a melhor mentoria especializada em oportunidades internacionais.

1- planejamento financeiro como fazer intercambio pagando pouco

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

06 Set 2022

Postagens recentes