Preguiça: a inimiga das bolsas de estudos

Todos gostaríamos de estudar no exterior não é mesmo?! Especialmente se for de forma gratuita. Eu tenho certeza absoluta disso. É por isso que muitos sonhadores do intercâmbio pensam diretamente em achar uma bolsa que se encaixa com seus objetivos, planos de estudo e personalidade. Porém, esse trabalho exige dedicação, tempo, paciência e resiliência. Acima de tudo, exige a compreensão de que esse é um processo aprofundado que vai necessitar de muita atenção. Mas o que geralmente acontece é que a maioria dos candidatos se motiva para achar uma bolsa, senta, pesquisa, encontra dois editais que nem lê por completo e acha que isso já é suficiente. Mas não é! Por não lerem os editais por inteiro, esses candidatos acabam achando que não estão de acordo com o perfil procurado. E por conta disso já desistem ou se desmotivam e passam a achar que bolsas de estudos não são para eles. Isso não passa de falta de informação e, principalmente, preguiça.

Preguiça: a grande inimiga dos aspirantes a bolsistas

Para achar uma bolsa de estudos você precisa sentar por várias horas, ler vários editais, ligar em embaixadas e consulados, mandar emails para escritórios de admissão, professores ou alumnus da bolsa. É um trabalho grande, porém será muito recompensador quando você conseguir chegar lá.

E o trabalho não acaba quando a bolsa ideal e adequada ao perfil do candidato é finalmente encontrada.  Depois, é necessário entender o processo seletivo e as deadlines. Além de compreender todos os documentos que deverão ser submetidos.

Entretanto, com o tempo, o próprio candidato passa a perceber que isso é algo que se aprende na prática. Quanto mais editais ele ler, quando mais ele pesquisar, mais ele aprenderá. E assim ficará cada vez mais fácil procurar por bolsas e se aplicar para elas. É o famoso ditado de que a “prática faz a perfeição”.

Portanto, não deixe que a preguiça e a procrastinação fiquem entre você e seus objetivos e sonhos. Se dedique, não desista! No final, vai valer a pena!

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Gabrielle Hayashi
24 Mar 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024