O sistema educacional americano oferece um rico campo de escolhas para estudantes internacionais. E se você tem o sonho de estudar nos Estados Unidos é importante se familiarizar com ele. No texto de hoje vamos falar sobre os primeiros anos de formação do estudante americano até a finalização do Ensino Médio e a tão esperada fase do “vestibular.”

Sistema educacional americano: estrutura

Escola primária e secundária

Antes do Ensino Superior, os estudantes americanos frequentam a escola primária e secundária por um total de 12 anos. As crianças começam a frequentar a Escola Primária (“Primary School”) em torno dos 6 anos. E após, 5 ou 6 anos de estudos, passam pra Escola Secundária, que consiste em dois programas. O primeiro é o “Middle School” ou “Junior High School” e em seguida vem o High School. Seriam os correspondentes aos ensinos Fundamental e Médio no Brasil.

Após a conclusão do “High School” o estudante recebe um diploma ou certificado. A próxima fase depois da finalização desses 12 anos é o Ensino Superior, ou “Higher Education”.

Sistema de seleção para o Ensino Superior americano

Assim como os estudantes americanos, os candidatos internacionais nas universidades americanas devem enviar transcrições acadêmicas como parte do seu processo de inscrição para admissão. Essas transcrições acadêmicas são cópias oficiais referentes ao seu ciclo de formação pré-universitária. Nos EUA, isso inclui suas notas e médias (GPA), que são medidas de seu desempenho acadêmico.

O sistema de classificação e o GPA nos Estados Unidos podem ser confusos, especialmente para estudantes internacionais. A interpretação das notas tem muita variação. Por exemplo, dois alunos que frequentaram diferentes escolas submetem suas transcrições à mesma universidade. Ambos têm um  GPA 3. No entanto um desses estudantes frequentou uma escola secundária média, enquanto o outro estudou em uma escola de prestígio academicamente desafiadora. A universidade pode interpretar seus GPAs de maneira diferente porque as duas escolas têm padrões dramaticamente diferentes.

Para saber mais sobre o funcionamento do GPA clique aqui.

Sistema educacional americano: fique atento!

Antes de se candidatar para qualquer universidade nos EUA é importante ficar atento a algumas coisas:

  • Você deve descobrir o equivalente americano ao último nível de ensino que você concluiu em seu país de origem.
  • Preste muita atenção aos requisitos de admissão de cada universidade e faculdade, assim como programas de graduação individuais, que podem ter requisitos diferentes da universidade.
  • Procure pelo apoio de um consultor educacional ou conselheiro de orientação para se certificar de que você está cumprindo os requisitos. Além disso, ele poderá te aconselhar sobre se você deve ou não passar mais um ou dois anos se preparando para a admissão na universidade.

É fundamental ressaltar que se um estudante internacional entrar em uma universidade ou faculdade dos EUA antes de se qualificar para a universidade em seu próprio país, os governos e os empregadores de alguns países podem não reconhecer a educação dos estudantes nos Estados Unidos.

Como funciona o ano acadêmico?

O calendário escolar geralmente começa em agosto ou setembro e continua até maio ou junho. A maioria dos novos alunos iniciam seus estudos no outono. Por isso é uma boa ideia que os estudantes internacionais também iniciem seus estudos universitários na mesma época.

Muitos cursos são projetados para que os alunos os realizem em sequência, começando no outono e finalizando no final do ano. Então é interessante acompanhar o andamento das aulas desde o início. Além disso, outra vantagem é que começando junto com todo mundo fica mais fácil fazer novas amizades, pois todos os estudantes estarão se ajustando a essa nova fase da vida ao mesmo tempo.

O ano acadêmico em muitas escolas é composto por dois “semestres”. No entanto, algumas usam um calendário trimestral, composto por três períodos. E ainda existem algumas que dividem o ano em um sistema de 4 períodos, incluindo uma sessão de verão opcional. Mas basicamente, se você excluir a sessão de verão, o ano acadêmico é composto de dois ou três trimestres.

Agora já sabe um pouco mais sobre o sistema educacional americano? Então fique ligado porque no próximo post falarei sobre como funciona o Ensino Superior por lá.

Intercâmbio com a UDI

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.