BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Tudo o que você precisa saber antes de aplicar para um intercâmbio

Se você sonha em fazer intercâmbio, mas fica perdido com tantas informações sobre o processo de preparação, não se preocupe, pois depois deste conteúdo as etapas vão ficar muito mais claras para você!

Isso porque nós preparamos um “apanhado” com tudo o que você precisa saber antes de aplicar para qualquer oportunidade de intercâmbio.

Confira a seguir:

Antes de qualquer coisa…

Você precisa saber que existem algumas formas de ir para fora, e que você tem o poder de escolha para decidir qual delas contempla mais a sua realidade e objetivos. Portanto, não existe "certo" ou "errado", apenas o melhor para você.

São elas:

1. Pagando uma agência de intercâmbio. Nessa opção, você precisa fazer menos “esforço”, mas, em compensação, você vai ter que gastar bastante dinheiro;

2. Através dos estudos com bolsa. Aqui, você vai precisar de muito mais esforço, mas muito menos dinheiro, porque ao conquistar uma bolsa, você vai ter um desconto ou isenção da mensalidade dos seus estudos no exterior e, em alguns casos, até outros benefícios como hospedagem, alimentação, transporte, etc;

3. Através de oportunidades profissionais. Neste caso, você também vai precisar se dedicar bastante, mas, em compensação, você pode receber um salário em dólar ou euro, por exemplo;

4. Através de bolsas para oportunidades de desenvolvimento pessoal. Também requer esforço, mas garante um bom upgrade no currículo e na sua vida pessoal. 

O passo a passo para ter mais chances de ser aprovado

Se você escolheu algo entre as opções 2, 3 ou 4 dos tópicos acima, saiba que existem ações que você precisa fazer se quiser aumentar suas chances de ser aprovado em uma oportunidade internacional, seja ela estudantil, profissional ou de habilidades pessoais. Algumas delas são:

Conhecer o modelo internacional 

No modelo de avaliação do Brasil, você costuma ser aprovado por ser bom em matemática ou por ter decorado fórmulas, reações químicas, nomes de plantas e por aí vai… concorde você ou não com esse sistema, ele funciona mais ou menos assim.

Já no modelo internacional, as coisas são diferentes. Primeiro, é preciso entender que cada país tem um tipo de modelo de ensino e, consequentemente, um tipo de processo de avaliação diferente também. 

Por isso, o ensinamento número um é entender como funciona o modelo do país para o qual você está aplicando. O que eles consideram importante em um candidato? Quais são os pontos levados em conta na avaliação? Como é o modelo de ensino, e você se identifica com ele? 

Leve tudo isso em conta na hora de escolher o país para o qual você vai aplicar! 

Escolher as melhores instituições para o seu perfil 

Assim como escolher o país que melhor se encaixa no seu perfil, a escolha das universidades ou empresas que você vai aplicar também deve ser feita de forma estratégica.

Assim como as empresas, as universidades internacionais também são instituições. Isso significa que elas possuem valores próprios, assim como as pessoas. E esses valores são levados em conta na avaliação. 

Por isso é tão importante escolher lugares com os quais você se identifica: isso é vantajoso para você, que vai gostar muito mais do seu tempo e da sua experiência no exterior, e para a instituição, que vai ter estudantes e profissionais alinhados com seus princípios. 

Estabelecer limites

Definir quais são os melhores programas para você vai na mesma lógica do país e da instituição: existem diversos, mas nem todos são para o seu perfil! 

Existem oportunidades para idosos, para menores de idade, para quem tem inglês básico ou avançado, para quem procura oportunidades profissionais, para quem quer bolsa, etc. 

Quais deles se encaixam melhor nos seus objetivos? Quais contemplam suas habilidades? 

Focar no que realmente importa

Fazer uma aplicação para qualquer oportunidade internacional, no geral, é muito rápido: você só precisa preencher e enviar seu formulário de aplicação da instituição que você escolheu. 

O que demora mesmo é toda a sua preparação que você vai ter antes de, finalmente, conseguir a sua documentação para enviar na aplicação. 

Da mesma forma que fazer um vestibular no Brasil vai tomar apenas algumas horas da sua vida, mas para passar nele, você precisa se preparar pelo tempo necessário.

Programas de intercâmbio em alta para ficar de olho em 2023

  • Graduação 
  • Mestrado
  • Doutorado 
  • MBA
  • PhD
  • Internato (high school)
  • Work and travel 
  • Intercâmbios de idiomas, principalmente de inglês 
  • Programas de extracurriculares (principalmente intercâmbios da ONU, intercâmbios sociais e voluntários, conferências e congressos internacionais, summer e winter jobs, estágios internacionais, summer camps, summer courses e bootcamps)

Documentação 

O processo internacional de aplicação é bem diferente do brasileiro. Enquanto aqui você é avaliado somente pelo seu desempenho em uma prova, no exterior eles querem conhecer a sua história, saber o que você costuma fazer no tempo livre, o porquê de você querer aquela vaga e muito mais! 

Aqui vão alguns dos documentos que você pode precisar durante o processo de aplicação: 

1. Histórico escolar do último grau de ensino que você concluiu;

2. Diploma do último grau de ensino que você concluiu;

3. GPA: é o cálculo da sua média de notas tiradas durante o último grau de ensino que você concluiu;

4. Prova técnica: depende do nível de dificuldade da oportunidade que você está aplicando. No geral, são mais voltadas para raciocínio lógico e interpretação de texto;

5. Prova de idioma: para comprovar o seu nível de conhecimento no idioma do país para o qual você está aplicando;

6. Currículo internacional (resume): deve ter apenas uma página (com exceção das oportunidades de PhD ou pós-doc) e o que você carrega de conhecimento de fato é mais importante que a quantidade de cursos ou formações que você tem;

7. Carta de motivação: é onde você pode contar a história da sua vida, da onde você veio e aonde você quer chegar;

8. Extracurriculares;

9. Seguro saúde: é importante para entrar em determinados países e também para garantir sua segurança enquanto estiver no exterior;

10. Passaporte;

11. Formulário de aplicação;

12. Formulário financeiro: é onde você vai comprovar que pode concorrer ao tipo de bolsa que você escolheu;

13. Visto: mas só apenas depois de obter a sua carta de aceite! Se você já tem um bom motivo para ir para o exterior (no caso, estudar ou trabalhar), a chance de passar no visto é infinitamente maior. 

Em resumo…

  1. Escolha a oportunidade que se encaixa melhor na sua realidade: considerando seus objetivos, sua idade, sua área de atuação e seu grau de estudos; 
  2. Tenha paciência com o seu processo. Se dedique verdadeiramente todos os dias, mas saiba que grandes conquistas levam tempo para acontecer. Você precisa ter a humildade de esperar estar realmente preparado para isso;
  3. Faça sua aplicação sempre pelo site oficial das instituições para as quais você está aplicando, para evitar o risco de cair em um golpe.

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio ainda em 2023, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma. 

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem. 

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
28 Set 2023

Postagens recentes