BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Universidade da Espanha oferece 75 bolsas para alunos internacionais

A Universidade de Jaén é uma instituição de ensino superior pública da Espanha. Ela tem seus campi distribuídos pelas cidades de Linares e Úbeda, além do prédio principal, localizado na cidade de Jaén. 

Fundada em 1º de julho de 1993, a instituição tem um programa de bolsas muito interessante para os brasileiros! É que, todos os anos, a instituição abre as inscrições para atrair alunos estrangeiros talentosos para a graduação.

E a melhor forma de incentivar e apoiar os estudantes de excelência é através de bolsas de estudos. O mais legal é que os brasileiros podem se candidatar e receber até mesmo 100% de desconto das anuidades. 

Confira agora mesmo os detalhes e como fazer sua aplicação!

Bolsa de estudos para brasileiros na Espanha

A Universidade de Jaén desenvolve um programa de bolsas de estudos para atrair estudantes talentosos para a graduação. E as inscrições para a graduação com início no ano letivo de 2022/2023 já estão abertas!

Os interessados têm exatamente até o dia 15 de março de 2023 para fazer a aplicação. O horário termina às 23h59, no horário da Espanha. 

Essas são bolsas de estudos organizadas pela vice-reitoria de internacionalização em parceria com a reitoria de graduação, pós-graduação e formação continuada. 

Neste ano, a Universidade de Jaén anunciou 75 bolsas para estudantes internacionais de excelência que pretendam realizar estudos de licenciatura na instituição. Desse total de bolsas, 56 são cofinanciadas pela Câmara Municipal de Linares (uma das cidades com campus da universidade).

Com as bolsas, o objetivo é promover a internacionalização dos alunos de graduação, facilitar o acesso de estudantes estrangeiros dentro dos padrões do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) e ainda atrair os estudantes mais talentosos e capacitados para estudarem e desenvolverem pesquisas na Universidade de Jaén. 

Quem pode concorrer às bolsas de graduação? 

Todos os alunos de nacionalidade dos países elegíveis e que cumpram os requisitos podem participar. É necessário ter concluído o ensino médio (com nota mínima de 8 em uma escala de 10) e ter domínio básico da língua espanhola (exceto para cursos ministrados em inglês, para os quais será preciso comprovar proficiência em inglês). 

No total, são 75 bolsas de estudos para graduação na Espanha, dentre integrais que arcam com 100% das anuidades e parciais, que vão garantir um desconto de 50% nas tarifas da universidade. 

São 50 bolsas de tipo A, que garantem 100% das anuidades no programa escolhido (240 créditos no Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos ECTS). Nesse caso, não serão aceitas aplicações para cursos com menos de 60 créditos por ano. 

Além disso, a bolsa vai arcar com o seguro de saúde de até 190 euros, válido por todo o período da bolsa. Os selecionados também vão receber um valor de 2.200 euros por ano (cerca de 12 mil reais) durante todo o curso de graduação para alimentação, moradia e demais gastos pessoas. 

Aqueles aprovados que não têm o domínio necessário do espanhol, vão poder participar de um curso do idioma totalmente gratuito. 

Outras 25 bolsas de tipo B são ofertadas. Nesse caso, a bolsa cobre 100% das anuidades, mas não garante os demais gastos, como alojamento e curso de espanhol. 

 

De forma geral, os benefícios estão distribuídos da seguinte maneira, de acordo com cada curso de graduação: 

Cursos

Bolsas tipo A (full-ride)

Bolsas tipo B (full-tuition)

Licenciatura em Filologia Hispânica

3

1

Licenciatura em História da Arte

3

1

Licenciatura em Geografia e História

3

1

Licenciatura em Arqueologia

2

1

Licenciatura em Ciências do Ambiente

3

1

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (em inglês)

2

1

Licenciatura em Estatística e Negócios

3

1

Licenciatura em Turismo 

3

1

Licenciatura em Gestão e Administração Pública

3

1

Licenciatura em Relações de Trabalho e Recursos Humanos

2

1

Licenciatura em Engenharia Geomática e Topografia

3

2

Licenciatura em Engenharia Civil

3

2

Licenciatura em Engenharia Mecânica

3

2

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica

4

2

Licenciatura em Engenharia Química Industrial 

3

2

Licenciatura em Engenharia de Tecnologias de Minas

3

2

Licenciatura em Engenharia de Recursos Energéticos

3

2

Licenciatura em Engenharia Telemática

3

1

Vale lembrar que a bolsa vai valer pelos 4 anos de graduação, mas para que seja renovada é necessário que o bolsista tenha resultados acadêmicos satisfatórios. Ou seja, boas notas serão fundamentais para garantir a bolsa completa por todo o curso na Espanha. É exigido aproveitamento de 90% dos créditos matriculados no ano anterior.   

📍 VEJA TAMBÉM: Conheça a Escola M60 e se prepare para conquistar as melhores bolsas de estudo

 

Bolsa para brasileiros na Espanha(Reprodução/Universidad de Jaén) 

Como fazer a aplicação para a bolsa de estudos? 

A aplicação acontece de forma totalmente online, por meio de um formulário eletrônico no site da Universidade de Jaén

Além do formulário de aplicação, deve ser enviada a seguinte documentação em formato pdf:

  • Cópia do passaporte ou do documento de identidade;
  • Histórico escolar com as notas que mostram o GPA ou nota média obtida;
  • Certificado de conhecimento da língua espanhola (para alunos que não são de países de língua oficial espanhola ou de países latino-americanos);
  • Certificado de proficiência em língua inglesa (exigido de todos os candidatos ao Bacharelado em Administração e Gestão de Empresas); 
  • Cópia do diploma ou documento que comprove a conclusão dos estudos.

O processo de seleção será feito pela Universidade de Jaén e, caso seja necessário, terá o apoio dos órgãos governamentais correspondentes do país de origem.

A escola dos bolsistas terá como base o critério da nota média do ensino médio e terão preferência para aqueles que comprovaram a proficiência nos idiomas pedidos. 

O resultado dos bolsistas selecionados será divulgado até 29 de abril de 2023. A resolução final será publicada até 20 de maio de 2023, após o prazo para recurso. Além da publicação no site da Universidade de Jaén, os escolhidos vão receber uma mensagem por e-mail confirmando a seleção. 

Além dos bolsistas selecionados, será feita uma lista de espera, com alunos suplentes para preenchimento de vagas remanescentes. A ordem da lista será feita com base no mesmo critério: melhores notas e comprovante do idioma. 

Vale lembrar que os alunos de países de língua portuguesa (como o Brasil) ou italiana não precisam, de forma obrigatória, comprovar o domínio do espanhol, porém é recomendado que tenham realizado o teste de proficiência. 

Após a aprovação, os bolsistas vão enviar à universidade uma carta assinada formalizando o aceite da bolsa e as condições estabelecidas pela instituição de ensino.

Também será fundamental obter o visto de estudante para permanência na Espanha. Para esse processo, o bolsista vai receber todo o suporte necessário da Universidade de Jaén.

 

 

Aumente suas chances de ser aprovado(a)

Quer ser um dos 75 bolsistas para estudar com bolsa na Espanha? A Escola M60 oferece suporte 24 horas, conteúdo super atualizado e didático e ainda revisão dos seus documentos. Não dá para deixar passar a oportunidade de ser um dos alunos da última turma de 2022! 

Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

14 Dez 2022

Postagens recentes