Massachusetts é um estado que fica no norte dos Estados Unidos que é muito significativo para a história e cultura americana, sendo até hoje um dos principais do país.  Atualmente o estado, e principalmente a cidade de Boston, é líder global em Biotecnologia, Engenharia, Finanças e Comércio Marítimo. E, além disso,  também se destaca quando o assunto é Ensino Superior de um modo geral. Não à toa as melhores universidades em Massachusetts também ocupam as primeiras posições nos rankings nacionais e mundiais de qualidade de ensino.

Boston, capital do Massachusetts, também é conhecida como uma alternativa mais acolhedora e menos frenética que Nova York. No entanto, a cidade também mantém uma grande riqueza cultural e uma diversidade muito semelhante a encontrada na Big Apple.

Massachusetts possui uma reputação acadêmica como nenhum outro estado dos EUA. Não só abriga as escolas de ensino básico e médio mais antigas do país, como também algumas das universidades mais prestigiadas. Os maiores exemplos são Harvard e o MIT. Conheça agora mais um pouco sobre essas e outras instituições de destaque do estado.

Melhores universidades em Massachusetts:

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Posição no QS World University Rankings 2019 (1º lugar entre as 1000 melhores do mundo)
Melhores universidades em Massachusetts

Ray and Maria Stata Center: complexo acadêmico do MIT.

O MIT tem consistentemente sido ao longo dos anos uma das universidades mais bem classificadas do mundo. Muitos pensam que o instituto fica em Boston, mas na realidade ele está localizado em Cambridge. Como o nome sugere,  é fortemente focado em Ciência e Tecnologia. É, aliás, considerado um líder mundial nessas áreas.

Entre os alunos da instituição destacam-se 93 ganhadores do Prêmio Nobel, 52 ganhadores da “National Medal of Science”, 25 vencedores do Prêmio Turing e 34 astronautas.

Harvard University

Posição no QS World University Rankings 2019 (3º lugar entre as 1000 melhores do mundo)

Com raízes que datam de 1636, Harvard é conhecida como a universidade mais antiga dos Estados Unidos. Assim como o MIT, o seu campus principal também fica na cidade de Cambridge. É dividida em onze unidades acadêmicas espalhadas por toda a área da cidade. É a única instituição da Ivy League no estado.

Melhores universidades em Massachusetts

Centro de Ciências de Harvard.

A universidade conta com mais de 18 milhões de volumes em suas bibliotecas. Esse número só é  menor que o da biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca Pública de Boston.

Entre os alunos da instituição destacam-se 8 presidentes dos EUA, 158 ganhadores do Prêmio Nobel, 10 vencedores do Oscar, 30 chefes de Estado estrangeiros, 108 medalhistas olímpicos e 48 ganhadores do Prêmio Pulitzer. Além disso, é uma das instituições que mais formam bilionários no mundo: atualmente são 62 deles ainda vivos.

Boston University

Posição no QS World University Rankings 2019 (93º lugar entre as 1000 melhores do mundo)

Apesar de menos conhecida que suas irmãs, a Boston University também sempre aparecere bem representada nos rankings mundias. Localizada obviamente em Boston, a universidade oferece 250 diferentes áreas de estudo em 17 escolas.

Melhores universidades em Massachusetts

Boston University Medical Center, um dos campus da instituição.

É conhecida, principalmente, por suas pesquisas inovadoras. A instituição é dividida em dois campi, um fica no extremo sul da cidade e o outro é o Boston University Medical Campus.

Entre os alunos da instituição destacam-se 7 ganhadores do Prêmio Nobel (Martin Luther Link é um deles), 6 vencedores do Oscar e 35 ganhadores do Prêmio Pulitzer.

Outras Universidades:

Tufts University (Posição no QS World University Rankings 2019: 237º)
Onde fica? Medford
University of Massachusetts Amherst (Posição no QS World University Rankings 2019: 259º)
Onde fica? Amherst
Northeastern University (Posição no QS World University Rankings 2019: 326º)
Onde fica? Boston
Brandeis University (Posição no QS World University Rankings 2019: 429º)
Onde fica? Waltham

Agora que você já sabe quais são as melhores universidades em Massachusetts, que tal começar a se preparar para entrar em uma delas no futuro? Mas para isso o ideal é contar com o apoio de uma mentoria especializada.

 

Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.

Leave a Reply