As universidades privadas da Ivy League são as primeiras que aparecem na cabeça da maioria das pessoas quando elas pensam nas melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. No entanto, as universidades públicas do país não devem ser negligenciadas entre quem sonha estudar por lá. Muitas delas têm um alto nível de ensino. Além disso, também se destacam nos rankings mundiais de educação. Conheça agora as melhores universidades públicas dos EUA.

University of Michigan-Ann Arbor (UM)

Posição no QS World University Rankings 2019: 20º lugar entre as 1000 melhores do mundo

A University of Michigan-Ann Arbor foi fundada em 1817 com apenas sete alunos ensinados por dois professores. Já em 1866 haviam 1205 estudantes. As primeiras mulheres foram admitidas em 1870.

Escola de Direito da University of Michigan

Também foi a primeira universidade dos EUA a realizar seminários como método de estudo. O jornal The Michigan Daily, dirigido por estudantes, foi fundado em 1890. Mas mesmo depois de todo esse tempo, ele ainda é publicado cinco dias por semana durante o ano acadêmico.

University of California, Berkeley (UC Berkeley)

Posição no QS World University Rankings 2019: 27º lugar entre as 1000 melhores do mundo

A UC Berkeley é uma das 10 universidades afiliadas ao sistema da University of California.

Ex-alunos, professores e pesquisadores incluem 94 ganhadores do Prêmio Nobel, 20 vencedores do Oscar e 14 ganhadores do Pulitzer. E não pra por aí: 117 medalhistas olímpicos de ouro estudaram por lá.

A universidade é dividida em 14 faculdades e escolas que englobam áreas como, por exemplo, Química, Engenharia, Negócios e Recursos Naturais, entre outras.

University of California, Los Angeles (UCLA)

Posição no QS World University Rankings 2019: 32º lugar entre as 1000 melhores do mundo

Localizada no distrito de Westwood, a UCLA faz parte do sistema da University of California, que engloba outras instituições ao redor do estado. Ela oferece mais de 125 majors e 80 minors para alunos de graduação. Já para os estudantes de pós-graduação, são quase 150 programas disponíveis.

Powell Library: biblioteca principal da UCLA

Os majors mais populares da instituição são os de Negócios, Economia, Biologia, Psicologia, Ciência Política, Economia e Psicobiologia. Mas a diversidade de opções é enorme.

A  UCLA também é afiliada a 13 prêmios Nobel e 261 medalhas olímpicas foram conquistadas  por seus alunos ao longo da história. Além disso, mais de 140 empresas foram baseadas em tecnologias desenvolvidas por lá.

University of California, San Diego (UCSD)

Posição no QS World University Rankings 2019: 41º lugar entre as 1000 melhores do mundo

A UCSD é a sétima mais antiga entre os 10 campi que compõem a University of California. É o lar de aproximadamente 22700 estudantes de graduação e 6300 de pós-graduação.

Para comportar essa quantidade de pessoas, a instituição conta com 6 faculdades residenciais de graduação e 5 escolas de graduação ou profissionais. O campus da universidade é composto por 761 edifícios!

University of Wisconsin-Madison (UW-Madison)

Posição no QS World University Rankings 2019: 53º lugar entre as 1000 melhores do mundo

A UW é uma universidade pública localizada na cidade de Madison em um campus gigante que contém, entre outras coisas, um hospital, uma fazenda de laticínios, jardins botânicos e um music hall. Mas não é só isso!

Ela desfruta de uma ótima reputação acadêmica e um nível muito alto de pesquisa. Não à toa figura entre as melhores do mundo em História, Geografia, Estudos de Comunicação e Mídia, Engenharia Química, Agricultura e Silvicultura, Sociologia e Educação.

Agora você já sabe quais são as melhores universidades públicas dos EUA. Então que tal começar a se preparar para entrar em uma delas no futuro? Mas para isso o ideal é contar com o apoio de uma mentoria especializada.

Quer receber diariamente conteúdos sobre intercâmbio, bolsas e dicas de viagem? Então siga o nosso perfil no Instagram.

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.