Estudar no exterior é algo cada vez mais recorrente na época em que vivemos. Mas por que exatamente essa experiência é tão importante? Isso é o que você vai descobrir agora. Confira 7 motivos para estudar no exterior ou se aplicar para um programa de oportunidades internacionais.

Potencializar o seu currículo

Além de ser uma experiência de muito valor, estudar no exterior tornará seu currículo mais diversificado. Isso ocorre especialmente porque empresas valorizem experiências internacionais. Ou seja, estudar no exterior é também um investimento no seu futuro profissional!

Áreas de estudo

Apesar de o Brasil ter uma boa diversidade em relação ao número de faculdades e graduações disponíveis, os países da America do Norte e Europa oferecem muito mais cursos de ensino superior. Portanto, estudar no exterior também é uma oportunidade de conhecer áreas que não são disponíveis no Brasil. E isso vai ampliar ainda mais o seu leque de possibilidades na carreira.

Exercitar a independência

A experiência de estudar lá fora costuma ser, para muitos, a primeira vez longe da casa dos pais. Portanto, é a oportunidade ideal para exercitar a independência da melhor forma possível. No começo é normal sentir insegurança e medo, sentimentos que fazem parte do processo de adaptação. Entretanto, com o tempo, a tendência é se tornar cada vez mais independente e capaz de resolver situações por conta própria.

Conhecer novas culturas

Estudar no exterior é também ter uma chance única de conhecer novas culturas. E não a somente a do país de destino! Já que vivemos em um mundo tão globalizado, quando vamos para determinados países temos a chance de conhecer outras culturas ao mesmo tempo. No Canadá, por exemplo, é possível ter contato com a cultura chinesa, coreana e indiana, só para citar alguns. Outro ponto importante é que viajar é também uma super oportunidade de espalhar conhecimento sobre a cultura brasileira lá fora.

Ter uma nova visão sobre sua própria cultura

Ao estudar no exterior adquirimos uma visão diferente sobre a nossa cultura.  Talvez percebamos que nossa cultura é muito mais receptiva do que outras. Ou ainda que a cultura de certos países estimulam muito mais a educação do que o nosso. Podemos perceber também que, apesar do Brasil estar passando por uma situação complicada, existem países em situação ainda pior. Aprendemos a criticar nosso país com maior propriedade de comparação. Mas também aprendemos a amá-lo ainda mais pelas qualidade que só ele tem a oferecer.

Aumentar a chance de emprego no exterior

Caso seu grande sonho seja conseguir um emprego no exterior, já ter estudado fora pode ser um diferencial e contar muitos pontos positivos em qualquer candidatura. Não somente prova seu diferencial como mostra que você já lidou com o processo de adaptação em outra cultura. E ainda mostra um repertório global almejado por muitos!

Aspectos turísticos

Estudar fora não é fazer turismo! É muito mais que isso. Entretanto, ao estar no exterior, também haverá tempo para passeios. Conhecer lugares novos é ter a chance de passar por novas experiências, isso também vai fazer parte do seu processo de crescimento.

Gabrielle Hayashi

Gabrielle Hayashi

Internacionalista, aprovada em mais de 9 bolsas de estudos e 17 programas internacionais. Empreendedora, fundou sua própria empresa aos 19 anos onde ajuda jovens a estudar no exterior.

Leave a Reply