2 documentos essenciais para sua aplicação internacional

Se você está planejando estudar ou trabalhar no exterior, saber quais documentos são essenciais para uma aplicação bem-sucedida é fundamental.

Dois desses documentos, que muitas vezes podem ser determinantes no processo de seleção, são a carta pessoal e o currículo. Ambos são utilizados para apresentar suas qualificações, experiências e motivações de forma clara e convincente aos comitês de seleção.

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente o que são esses documentos, como prepará-los e por que são tão importantes para sua aplicação internacional!

Para cada tipo de intercâmbio, uma documentação

Quando se trata de intercâmbio, a documentação exigida pode variar significativamente dependendo do tipo de programa e da duração do mesmo.

Programas de curta duração

Intercâmbios de curta duração, como cursos de idioma, programas de férias e atividades extracurriculares, por exemplo, geralmente exigem menos documentos.

Frequentemente, os dois principais documentos que você precisará são a carta pessoal e o currículo.

Programas de longa duração

Por outro lado, programas de longa duração, como graduação, mestrado, doutorado e outros cursos acadêmicos, exigem uma documentação mais extensa.

Além da carta pessoal e do currículo, você pode precisar de cartas de recomendação, histórico escolar, certificados de proficiência em idiomas, entre outros.

Os 2 documentos essenciais para sua aplicação internacional

Redação (Carta Pessoal)

A carta pessoal é um documento crucial na sua aplicação, pois é onde você pode expressar suas motivações, experiências e objetivos de forma mais pessoal e detalhada. Aqui está um guia para estruturar sua carta pessoal de forma eficaz:

1. Introdução
    Comece com um breve resumo sobre você. Inclua seu nome, grau de ensino e o motivo pelo qual está escrevendo a carta. Explique por que você está interessado na oportunidade e como ela se alinha com seus objetivos pessoais e profissionais.

2. Conquistas pessoais
    Utilize este parágrafo para destacar suas principais conquistas. Explique por que você merece a oportunidade e como suas experiências anteriores (caso haja) o prepararam para aproveitar ao máximo essa chance.

3. Apresentar resultados
    Descreva como você já impactou a sociedade ou sua comunidade através de seus projetos pessoais e profissionais. Fale sobre algo que você se orgulha de ter realizado e que demonstre suas habilidades e comprometimento.

4. Conclusão com uma chamada para ação
    Finalize a carta reafirmando seu interesse na oportunidade e indicando claramente o que você espera alcançar. Uma chamada para ação pode ser um pedido para ser considerado para uma bolsa, uma vaga em um programa específico, ou uma entrevista.