BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Cover Letter: como fazer carta de apresentação para intercâmbio?

Quando você está se candidatando a uma vaga no exterior, muitas vezes será necessário enviar seus documentos, incluindo uma Cover Letter. 

Esse documento nada mais é do que a sua carta de apresentação, que vai ser a “chave” para que a instituição conheça mais de você e da sua experiência.

Para facilitar, preparamos esse guia para você entender o que é a Cover Letter, o que deve constar nesse documento e ainda quais são os tipos mais comuns. 

Deixamos até um modelo para você se inspirar e, claro, que se você quiser a revisão dos seus documentos, os professores da Escola M60 podem te ajudar. Faça seu teste de perfil aqui e faça parte!

O que é Cover Letter?

A Cover Letter é uma carta de apresentação, cujo objetivo é fazer uma introdução da sua trajetória para a universidade ou empresa do seu interesse. Por isso, são dois tipos de Cover Letter:

  • Cover Letter acadêmica: enviada para faculdades e universidades junto da sua aplicação, geralmente para vagas de estágio ou pesquisa;
  • Cover Letter profissional: enviada para instituições e empresas em candidaturas de emprego ou de summer/winter job. 

Geralmente, a carta de apresentação vai introduzir sua experiência com os principais pontos do seu currículo. É preciso atenção para que o documento não se torne uma repetição do seu CV: na realidade, a Cover Letter deve destacar alguns pontos principais que você acha que merecem atenção especial do recrutador. 

Para algumas oportunidades internacionais, especialmente vagas de estágio ou summer job, por exemplo, pode ser que a inscrição aconteça por e-mail e não por um formulário. Nesses casos, a Cover Letter será desenvolvida no “corpo” do e-mail. 

Esse será o espaço pelo qual você vai, rapidamente, se apresentar e indicar seu interesse através das suas experiências e qualificações mais relevantes àquela vaga. A dica é “vender o seu peixe” para que o recrutador seja atraído para o seu currículo. 

Como esse é um documento de apresentação, não deve ser muito extenso. A recomendação é que tenha entre 3 e 4 parágrafos.

Geralmente, o primeiro parágrafo é um resumo do seu histórico. Os dois seguintes vão abordar experiências relevantes para a vaga, bem como os resultados obtidos. É sempre importante falar sobre quais foram os resultados, afinal, isso vai mostrar que você “colocou a mão na massa” e trouxe respostas importantes para você e para todos os envolvidos no projeto. 

Também deve citar o cargo para o qual você está aplicando e, portanto, quais são as suas habilidades importantes para essa vaga. 

Por exemplo, se o aluno está se inscrevendo para um estágio na área de comunicação, é importante citar que participou de projetos relacionados, que a escrita é um dos seus pontos fortes e como ela foi utilizada para trazer bons resultados. 

Portanto, lembre-se de verificar se a experiência que você está destacando está relacionada diretamente àquela vaga! 

Como elaborar a Cover Letter?

A carta de apresentação, ou Cover Letter, vai trazer um resumo do seu currículo! Tenha em mente que os recrutadores recebem dezenas de currículos e, por isso, a carta de apresentação pode ser o diferencial para que o seu CV seja considerado.

Aqui, no Brasil, não é muito comum enviar um arquivo com a sua carta de apresentação, apesar de ser pedido por algumas empresas. Mas, em todo caso, o que você escreve no corpo do e-mail que acompanha o seu currículo em anexo é como se fosse a carta de apresentação.

Portanto, mesmo que você esteja aplicando para vagas aqui no Brasil mesmo, saber como elaborar esses parágrafos da melhor forma possível pode colaborar bastante para encontrar uma oportunidade de emprego. 

Por outro lado, no exterior, principalmente na Europa, a Cover Letter é um documento bastante importante. Ela costuma ser obrigatória em alguns casos e pode ser crucial para classificar ou não um candidato. 

A carta de apresentação não deve ser muito extensa: até 200 palavras geralmente é o tamanho ideal. Afinal, como você já sabe, esse é um resumo do seu CV. Os detalhes de cada oportunidade poderão ser encontrados no currículo ou debatidos mais a fundo durante a entrevista. 

Como fazer cover letter? (Pavel Danilyuk/Pexels)

Para facilitar, preparamos um modelo. De forma geral, a Cover Letter será desenvolvida da seguinte forma:

Nome do candidato

Endereço e telefone, além do endereço de e-mail

“Dear Dr. /Mr. /Mrs. /Ms. Last Name” (indique que você pesquisou sobre a empresa direcionando o seu contato para o responsável adequado; não use “to whom it may concern”)

Primeiro parágrafo: indique para qual vaga está aplicando e apresente-se, citando as habilidades e qualificações que você tem na sua trajetória. É importante dizer ainda por que você se interessou pela oportunidade e pela empresa, onde você tomou conhecimento da vaga e se alguém te indicou.

Segundo/terceiro parágrafo: quais são as suas experiências mais relevantes? Como elas se relacionam ao cargo para o qual você está aplicando? E ainda: se você não tem experiência, como essa vaga pode se relacionar ao seu conhecimento e colaborar para o seu crescimento profissional? Tudo isso deve ser desenvolvido na Cover Letter. 

Último parágrafo: agradeça pela oportunidade, informe que seu CV está em anexo (e não se esqueça de anexá-lo de fato) e indique quais são suas formas de contato. Caso seja pertinente, o interessado também pode falar sobre o seu visto no exterior e qual a sua disponibilidade para começar a trabalhar. Também informe que está disponível para uma entrevista. 

“Thank them for their consideration. 

Sincerely…”

Por fim, assine seu nome. Lembre-se ainda de fazer uma boa revisão no seu texto. A Cover Letter não precisa utilizar palavras “difíceis” para se destacar, mas deve estar escrita dentro das normas gramaticais corretas. 

📍 LEIA TAMBÉM: 3 modelos de carta de apresentação para estágios

Prepare-se para as vagas internacionais

Se você quer elaborar uma Cover Letter de sucesso, só falta fazer parte da turma dos alunos da Escola M60. São centenas de aulas e a revisão dos seus documentos para você ter certeza que está no caminho certo das melhores vagas internacionais. Não perca tempo: a turma é limitada! Clique aqui e faça seu teste de perfil.

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

13 Jan 2023

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024