3 bolsas abertas no exterior e como fazer a sua aplicação

Você já sonhou em estudar no exterior, mas ficou preocupado com os custos? Sabia que existem diversas oportunidades de bolsas de estudos disponíveis para ajudar a tornar esse sonho uma realidade?

Neste artigo, vamos explorar três tipos de bolsas de estudos abertas neste momento no exterior e como você pode se candidatar a elas.

Leia até o final para descobrir como você pode estudar em universidades prestigiadas como Harvard, por exemplo, aproveitando bolsas externas, governamentais e internas oferecidas por instituições renomadas ao redor de todo o mundo!

Boustany Foundation (Universidade de Harvard)

Bolsa externa

Uma bolsa de estudos externa é aquela oferecida por organizações, fundações, empresas privadas ou governamentais que não estão diretamente vinculadas à instituição de ensino onde o estudante vai cursar. Essas bolsas são concedidas com base em critérios específicos, como mérito acadêmico, necessidade financeira ou área de estudo, e são uma excelente oportunidade para estudantes que desejam financiar seus estudos no exterior.

Sobre a oportunidade:

• Bolsa de mestrado em negócios para um curso de 2 anos na Harvard Business School;

• Cobre 75% das mensalidades e taxas da instituição + passagem aérea + hospedagem;

• Aceita aplicações de todos os países.

Bolsa do Ministério da Educação das Ilhas Maurício

Bolsa governamental

Uma bolsa de estudos governamental é um tipo de financiamento oferecido pelo governo de um país para estudantes nacionais ou estrangeiros estudarem em instituições de ensino superior em seu território ou no exterior.

Essas bolsas são concedidas com base em critérios estabelecidos pelo governo, como desempenho acadêmico, necessidade financeira, área de estudo e vínculo com políticas públicas ou estratégias de desenvolvimento do país.Elas podem cobrir total ou parcialmente os custos com mensalidades, taxas acadêmicas, acomodação, alimentação e até mesmo despesas de viagem.

Sobre a oportunidade:

• Bolsa aplicável para graduação e pós-graduação no país;

• Cobre 100% das mensalidades e taxas da instituição + passagem aérea + salário estudantil;

• Aceita aplicações de todos os países.

Bolsas da Universidade de Ottawa

Bolsas internas

Uma bolsa de estudos interna é uma forma de financiamento oferecida por uma instituição de ensino superior para seus próprios alunos. Diferentemente das bolsas externas, que são financiadas por entidades externas à instituição, como organizações não governamentais, empresas ou governos, as bolsas internas são concedidas diretamente pela universidade ou faculdade onde o estudante está matriculado.

Essas bolsas podem ser baseadas em mérito acadêmico, desempenho esportivo, necessidade financeira ou outros critérios estabelecidos pela própria instituição. Elas podem cobrir total ou parcialmente os custos com mensalidades, taxas acadêmicas, livros, moradia, alimentação e outras despesas relacionadas aos estudos.

Sobre a oportunidade:

• Bolsas divididas por áreas e processos de seleção dentro do site da instituição;

• Podem ultrapassar os 500 mil reais para aplicação em 2024-2025.

O que você precisa saber (e fazer) antes de aplicar para qualquer oportunidade internacional

Se organizar com antecedência

Geralmente, os processos de seleção dessas bolsas levam meses para serem concluídos.

Isso significa que se você aplicar agora e ser aceito, provavelmente você só vai, de fato, para o exterior a partir do segundo semestre do ano ou até mesmo em 2025, como é o caso da oportunidade de Harvard que foi citada anteriormente.

Por isso, esteja disposto a ter paciência com o seu processo se você quer mesmo seguir este caminho!

Investir em preparação pessoal

Nós já dissemos isso outras vezes, mas é importante reforçar que o processo internacional é holístico e não avalia apenas suas notas, como acontece no Brasil, mas também sua história de vida e habilidades.

Não é à toa que sempre batemos na tecla de que as extracurriculares são um dos pilares mais importantes para uma aplicação de sucesso!

Conhecer as características de cada instituição

Cada universidade possui uma política própria de aplicação, embora o processo em si seja padronizado.

Na prática, isso quer dizer que as regras variam de instituição para instituição. Algumas, possuem apenas uma etapa de aplicação, enquanto outras possuem várias.

Se atentar para esses detalhes é importante para não errar e acabar perdendo toda a sua preparação.

Escolher bem o seu destino

Nós sabemos que existem países que são mais requisitados que outros quando o assunto é intercâmbio, mas poucos sabem que esta decisão não deve ser tomada apenas levando em conta suas preferências pessoais.

Escolher o seu destino com sabedoria e estratégia vai te fazer aproveitar melhor as oportunidades que cada lugar oferece de acordo com os seus objetivos!

Saber os países que estão com bolsas abertas neste momento

Para te ajudar, aqui vão 10:

1. Singapura

2. Irlanda

3. China

4. EUA

5. Canadá

6. Austrália

7. Nova Zelândia

8. Holanda

9. Bélgica

10. Reino Unido

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio já em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

Foto de capa por Matthew Smith na Unsplash

20 Fev 2024