9 dicas para aprender outro idioma sozinho

Está querendo aprender uma nova língua mas não tem grana para bancar um curso ou um intercâmbio por agora? Saiba que é perfeitamente possível aprender outro idioma sozinho.  O segredo é se dedicar e introduzir o aprendizado no seu dia a dia. Dessa forma você vai aprendendo um pouco a cada dia. E quando se der conta, já vai estar sabendo bastante coisas.

Confira agora 9 dicas para aprender outro idioma sozinho:

Utilize aplicativos

Já ouviu falar no Duolingo? Esse é um dos mais famosos mas existem vários aplicativos e sites que facilitam o aprendizado de uma nova língua de uma forma descontraída.  Separe 1 ou 2 horas do seu dia para se dedicar a isso. O ponto positivo deles é a forma como os conteúdos são transmitidos: de maneira fácil e sem complicações. Dessa forma, mesmo se os seus conhecimentos na língua forem básicos, as probabilidades de você ficar perdido são bem pequenas.

Tenha um dicionário sempre por perto

Seja no celular ou na versão física é sempre bom ter um dicionário para aqueles momentos de aperto. O segredo é não fazer disso uma muleta. Em boa parte dos casos, principalmente no inglês, é muito fácil deduzir o significado de uma palavra mais difícil pelo contexto da frase. Então deixe o dicionário para aquelas palavras mais complicadas.

Configure o seu celular para o idioma que está aprendendo

Seguindo ainda a linha de que a melhor forma de aprender outro idioma sozinho é introduzindo-o no seu dia a dia, configure o seu celular para a língua que você está aprendendo. Você vai acabar, por imersão, aprendendo algumas palavras bem úteis.

Participe de grupos de conversação

Principalmente para quem mora em grandes cidades do Brasil, é muito fácil achar grupos de pessoas que se juntam para praticar outras línguas, inclusive com a presença de nativos. Uma forma de descobrir esses encontros é através do CouchSurfing. Nos grupos de discussão da plataforma é muito fácil encontrar eventos programados que tem a finalidade de proporcionar esses momentos de  encontro e aprendizado.

Fale sozinho

Sim. Por mais que pareça estranho essa é uma ótima maneira de treinar, principalmente sua pronúncia. Escute através do Google Tradutor, por exemplo, o modo correto de falar determinadas palavras e frases e repita na frente do espelho. Fazendo isso diariamente você vai melhorar e muito sua pronúncia sem nem perceber.

Assista séries e filmes com legendas no idioma original

Essa é clichê mas é real. Quer maneira melhor de aprender e se divertir ao mesmo tempo? Coloque a princípio as legendas em português e depois troque para as legendas na língua original. No início você pode ficar meio perdido. Mas mais uma vez, você vai conseguir entender muita coisa pelo contexto. Aos poucos, passe a assistir os episódios só com o áudio original, sem nenhuma legenda. Dê preferência para séries com episódios curtos e diálogos mais simples e diretos. Alguns exemplos: Friends, How I Met Your Mother e Modern Family.

Escute músicas

Escute músicas no idioma que você está aprendendo. Se estiver com tempo livre use algum site de letras de músicas. Acompanhe o áudio tanto pela letra na língua original quanto pela tradução. Assim é possível não só aprender novas palavras como também treinar a pronúncia das mesmas.

Faça anotações

Lembra quando falavam na escola que a melhor forma de aprender alguma coisa é escrevendo? Isso também vale para idiomas. Anote o máximo de coisas que puder. Fica muito mais fácil memorizar essas novas palavras e significados assim do que apenas lendo.

Não tenha medo de errar

Essa é a dica mais importante. Não tenha medo. Nem de errar e nem de arriscar. Mesmo se você ainda não tiver segurança no idioma tente falar. Procure por pessoas que estão em um nível mais avançado que você. Se jogue de cabeça nesse novo mundo.

Está vendo como não é nada complicado aprender outro idioma sozinho? Se você tem vontade de ir pra outro país e fazer um intercâmbio não espere chegar lá para aprender. Comece agora. Do conforto da sua casa. Você vai ver que é muito mais fácil do que parece. Contar com o apoio da nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

07 Dez 2018