BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

AAUW: bolsa de estudos para mulheres estrangeiras nos EUA

A American Association of University Women (AAUW), ou Associação Americana de Mulheres Universitárias, em tradução livre, é uma organização sem fins lucrativos, que existe desde 1881. 

A instituição busca fomentar as chances para que mulheres desenvolvam seus estudos e pesquisas em todas as áreas de atuação. O objetivo maior é incentivar o acesso de mulheres e meninas às oportunidades, para desenvolver empresárias, líderes, pesquisadoras e profissionais de sucesso. 

A American Association of University Women acredita que é necessário promover a igualdade entre homens e mulheres. E para que isso se torne realidade, o órgão tem diversos programas de bolsas de estudos. Dentre as oportunidades, algumas são para residentes ou cidadãs dos Estados Unidos e outras duas bolsas de estudos são exclusivas para mulheres estrangeiras!

Vamos conhecer mais sobre a fundação, seus objetivos e quais são os critérios para ser uma das bolsistas agora mesmo.

O que é a American Association of University Women (AAUW)?

Há mais de 140 anos, surgiu a American Association of University Women, nos Estados Unidos. Desde a sua fundação, em 1881, a AAUW tem como objetivo promover a igualdade de mulheres e meninas através da advocacia, segurança econômica, educação e pesquisa

A história da Associação Americana de Mulheres Universitárias, de acordo com a própria organização, reflete o progresso das mulheres nos Estados Unidos. Conforme foi aumentando o número de mulheres que se formavam na faculdade crescia, o número de membros da associação foi crescendo também.

Além da oferta de bolsas de estudos, a instituição também atua diretamente na linha de frente para incentivar a igualdade de gênero. Até hoje, foram publicados centenas de relatórios de pesquisa, desde um artigo de 1885 que refutou o mito de que a faculdade prejudica a fertilidade de uma mulher até, mais recentemente, um estudo documentando o impacto econômico do assédio sexual no local de trabalho.

E fora do cenário acadêmico, a AAUW também tem atuado diretamente para mudar as leis dos Estados Unidos para fortalecer a igualdade entre homens e mulheres. Se destaca, por exemplo, o Equal Pay Act, proposto pela primeira vez em 1945 e aprovado em 1963, que trata da igualdade de salário entre os gêneros. 

A associação acredita que a luta pela igualdade de gênero está apenas começando. Isso porque, só para se ter uma ideia, os dados da AAUW mostram que ¼ das mães trabalhadoras afirmam que não receberam uma promoção por conciliarem emprego e filhos e a cada 1 dólar recebido pelos homens, as mães trabalhadoras recebem apenas 58 centavos. 

E é por essas e outras razões que demonstram a necessidade de políticas de incentivo às mulheres, as ações continuam sendo desenvolvidas pela AAUW, de forma ininterrupta, e dentre elas, está a oferta anual de bolsas de estudos. 

Bolsa de estudos para mulheres nos EUA(National Cancer Institute/Unsplash)

Bolsas de estudos da AAUW para mulheres intercambistas

Agora que você já conhece os objetivos da American Association of University Women, saiba que para conseguir promover a igualdade de gênero, a instituição oferece bolsas de estudos e prêmios que são exclusivas para mulheres.

Dentre as oportunidades, duas são voltadas para estudantes de fora dos Estados Unidos. Nesses casos, um dos critérios é ser estudante internacional para poder concorrer ao auxílio financeiro. Já para as demais bolsas de estudos, é obrigatório ser uma residente dos EUA ou cidadã norte-americana.

As bolsas de estudos e prêmios para mulheres são os seguintes:

Bolsa de estudos

Como funciona?

Precisa ter recebido bolsa anterior da AAUW

Brasileiras podem aplicar?

Prazo de aplicação

American Fellowship

Para mulheres que estão desenvolvendo pesquisas de pós-doutorado ou dissertações em tempo integral

Não 

Não, só cidadãs/residentes dos EUA

1º de novembro

Career Development Grants 

Para mulheres que estão realizando uma graduação ou curso para impulsionar a carreira em determinadas áreas

Não

Não, só cidadãs/residentes dos EUA

15 de novembro

Community Action Grants

Prêmio individual ou para organizações que atuam para igualdade de gênero

Pode ter recebido bolsa anteriormente

Não, só cidadãs/residentes dos EUA

1º de dezembro

International Fellowships

Para mulheres estrangeiras realizando graduação ou pós nos Estados Unidos

Não

Sim

15 de novembro

International Project Grants

Para ex-bolsistas que voltaram aos seus países de origem e desenvolvendo projetos sociais

Sim, deve ter recebido a bolsa International Fellowships

Sim

1º de novembro

Prêmio de publicação em engenharia, medicina e ciência

Para mulheres que têm doutorado e estão desenvolvendo pesquisas nessas áreas

Não

Não, só cidadãs/residentes dos EUA

1º de dezembro

Selected Professions Fellowships

Para mulheres fazendo mestrado ou especialização em STEM, direito, negócios ou medicina

Não

Não, só cidadãs/residentes dos EUA

1º de dezembro

Como é possível perceber, as bolsas de estudos e prêmios são voltados para diversas áreas de estudos e também contemplam vários níveis da educação superior. A partir de agora, vamos conhecer mais a fundo sobre as bolsas para as quais as brasileiras são elegíveis.

Existem bolsas AAUW para brasileiras?

Sim! São duas bolsas da AAUW que podem ser oferecidas para estudantes brasileiras. A primeira delas é a International Fellowships, exclusiva para as mulheres estrangeiras realizando graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos. Já a segunda oportunidade vale apenas para ex-bolsistas do primeiro programa e que retornaram ao seu país natal para desenvolver ações e projetos sociais. Esse é o International Project Grants.

Bolsa de estudos para mulheres(ThisisEngineering RAEng/Unsplash)

International Fellowships

Nessa oportuniade em especial, por meio da AAUW Educational Foundation International Fellowships, são concedidas bolsas para estudo ou pesquisa em tempo integral nos Estados Unidos para mulheres estrangeiras. Um dos critérios para a seleção é que as interessadas não sejam cidadãs norte-americanas ou residentes permanentes dos EUA. 

O financiamento dessa oportunidade é entre 18 mil e 30 mil dólares para fomentar estudos de graduação e pós-graduação em instituições credenciadas dos EUA.

Essa bolsa de estudos é bastante tradicional e existe desde 1917. A proposta é que as mulheres selecionadas recebam o apoio para estudos nos EUA e regressem ao seu país de origem para seguir com a carreira profissional. Assim, a ideia é formar líderes em negócios, governo, academia, ativismo comunitário, artes ou campos científicos no seu país natal.

Para ser elegível para essa bolsa, os estudantes devem ter obtido o equivalente a um diploma de bacharel nos EUA até o prazo de inscrição. Neste ano, as inscrições estão abertas e seguem até o dia 15 de novembro.  As mulheres também já devem ter aplicado às instituições de estudo propostas no momento da inscrição. 

As interessadas devem, obrigatoriamente, cumprir com os seguintes pré-requisitos:

  1. Ter cidadania de um país que não seja os EUA. Se morar nos Estados Unidos, deve ter um visto de não-imigrante;
  2. Possuir um diploma acadêmico (obtido nos EUA ou no exterior) equivalente a um diploma de bacharel;
  3. Disponibilidade em tempo integral ao plano acadêmico proposto durante o ano da bolsa;
  4. Interesse em regressar ao seu país de origem para prosseguir uma carreira profissional após os estudos;
  5. Ser proficiente em inglês e comprovar o nível de conhecimento do idioma por meio de um teste proficiência reconhecido pela instituição;
  6. Inscrição em uma instituição de estudo credenciada para o período do ano da bolsa.

As candidatas podem se inscrever para a bolsa para qualquer ano de seu programa de estudos. Assim sendo, a chance não vale apenas para calouras, mas sim para todas as interessadas em receber o auxílio durante os estudos, mesmo que já estejam no último ano. 

Isso porque é imprescindível que a estudante esteja realizando ainda um ano inteiro de estudo ou pesquisa. As bolsas não fornecem financiamento para um ano parcial de estudo ou pesquisa.  

Já o processo seletivo acontece baseado no desempenho acadêmico e compromisso demonstrado com mulheres e meninas. Quem não é aprovada, pode tentar novamente no ano seguinte ou quando desejar, desde que siga cumprindo os pré-requisitos. 

E para escolher as mulheres que serão bolsistas, os critérios avaliados são os seguintes: 

  • Candidatas de países em desenvolvimento ou emergentes têm prioridade;
  • Resultados acadêmicas ou profissionais;
  • Compromisso com o desenvolvimento das mulheres e meninas no seu país de origem;
  • Qualidade e viabilidade do plano de estudo ou pesquisa proposto;
  • Serviço comunitário ou cívico prestado anteriormente;
  • Relação do país da candidata para o seu projeto de pesquisa ou estudo;
  • Necessidade financeira;
  • Razões para realizar determinado projeto.

Essa bolsa de estudos tem o período das inscrições entre agosto e novembro. Geralmente, em abril do ano seguinte a interessada já recebe a resposta e em junho dará início aos estudos. Portanto, quem está aplicando em novembro de 2022 e for aceita vai estudar nos EUA com bolsa de estudos em junho de 2023.

Estudar nos EUA com bolsa(ThisisEngineering RAEng/Unsplash)

AAUW International Project Grants

Além dessa bolsa para estudantes internacionais, a American Association of University Women (AAUW) também conta com um projeto de auxílio para a bolsista depois que ela retorna ao seu país. Por isso, esse é um critério muito valorizado durante a seleção. 

Através da iniciativa AAUW International Project Grants, a instituição busca incentivar que o trabalho continue sendo realizado mesmo quando as bolsistas voltam para casa. 

E por isso, para ter acesso a essa oportunidade, a candidata deve, obrigatoriamente, ter concluído com sucesso o curso de graduação com uma Bolsa Internacional da AAUW. Também deve apresentar todos os requisitos de relatório e do programa acadêmico para o qual recebeu o auxílio. 

Para ser contemplada por essa oportunidade, a interessada deve apresentar um projeto que deve ser implementado no seu país e ter um impacto direto e positivo para as mulheres.

Nesse caso, o valor varia entre 5 e 7 mil dólares. De acordo com a AAUW, ex-alunas bolsistas devem “abordar as questões de igualdade das mulheres de frente”. A ideia é justamente apoiar os projetos e fortalecer as comunidades locais. 

Por que oferecer bolsa de estudos para mulheres?

Até 2022, a AAUW já desembolsou mais de 135 milhões de dólares em bolsas de estudos e prêmios concedidos a mulheres nos Estados Unidos, Porto Rico e Gaum. Mas por que oferecer auxílios exclusivos para mulheres?

O cenário acadêmico pode ser bastante desafiador quando tratamos da igualdade de gênero. Por isso mesmo, muitas universidades ao redor de todo o mundo desenvolvem planos para incentivar o acesso de mulheres ao estudo e pesquisa. 

Principalmente em áreas consideradas “masculinas”, o número de mulheres pode ser bastante reduzido. Dados recentes do National Science Foundation (NSF), mostram que, embora o número de mulheres graduadas em engenharia tenha aumentado nos últimos 20 anos, a participação das mulheres permanece bem abaixo da dos homens em todos os níveis de graduação e em todos os campos da engenharia. 

E é para continuar transformando essa realidade e incentivar as mulheres a serem cientistas, pesquisadoras, líderes e fonte de mudança social que a AAUW começou a atuar há mais de 100 anos e mantém suas ações com doações e parcerias até hoje. 

Como ser uma aluna bolsista da AAUW nos Estados Unidos?

Para ser uma estudante contemplada com bolsa de estudos AAUW, é necessário ser uma mulher estudante ou pesquisadora, engajada com atividades voluntárias e ligadas ao feminismo. Também é importante frisar que a instituição dá grande prioridade para mulheres que querem voltar ao país de origem para escolher as bolsistas.

Isso porque a proposta das bolsas internacionais é levar o impacto da AAUW para os países de origem, influenciando diretamente a vida de outras mulheres e meninas. Assim sendo, essa é uma bolsa de estudos recomendada especialmente para as estudantes que querem voltar ao Brasil depois de concluir sua graduação fora.

Consigo apoio para fazer uma aplicação de sucesso?

Se você cumpre os critérios básicos para ser uma das escolhidas e quer aumentar suas chances de aprovação, você pode contar com quem mais entende do assunto: nossa mentoria especializada.

Temos mentores e mentoras de sucesso que têm histórico de aprovação em grandes universidades e instituições do exterior. Você terá acesso a centenas de horas de conteúdo e revisão dos seus documentos para fortalecer sua aplicação para estudar com bolsa dos Estados Unidos. Não perca tempo: clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para juntar-se ao nosso time! 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

08 Set 2022

Postagens recentes