O Programa Humphrey Fellowship é uma iniciativa voltada para profissionais experientes interessados ​​em fortalecer suas habilidades de liderança através de uma troca mútua de conhecimentos sobre questões de interesse comum entre os Estados Unidos e os países de origem dos bolsistas. Dito isso, é importante esclarecer desse o início que esse é uma programa non-degree.

Programas non-degrees são, em essência, qualquer curso ou aula realizada sem o objetivo de acumular horas de crédito para a obtenção de um diploma. O perfil dos alunos desse tipo de programa é composto normalmente por pessoas que desejam obter informações para conhecimento geral ou com o objetivo de aprimorar habilidades para fins profissionais.

Como um programa non-degree, o Humphrey Fellowship tem uma característica muito forte de desenvolvimento profissional através de experiências práticas de trabalho, participação em conferências e desenvolvimento de networking.

Conheça o programa Humphrey Fellowship

Como funciona a experiência?

O programa Humphrey Fellowship tem a duração de 1 ano e, nesse período, os candidatos selecionados participam tanto de atividades individuais quanto em grupo, através de seminários e workshops.

Os candidatos aprovados para o programa são alocados em diferentes universidades dos EUA selecionadas para hospedar o programa. Essa distribuição é determinada pelas áreas de estudo dos candidatos e pelas preferências descritas em suas aplicações, de acordo com os projetos desenhados por eles.

Mas ao contrário de uma experiência típica de pós-graduação, o programa Humphrey Fellowship incentiva os participantes a viajarem para longe de seu campus anfitrião para aprender mais sobre a cultura americana e interagir com seus colegas americanos.

Logo após a chegada em território americano, os bolsistas deverão preparar planos de programas individuais para seu desenvolvimento profissional, detalhando suas metas e objetivos para o ano, incluindo cursos, seminários, projetos especiais, atividades profissionais e comunitárias.

Um dos principais componentes dessa experiência será o Seminário Humphrey, organizado pela universidade anfitriã do candidato. Nesse seminário, os bolsistas serão apresentados às habilidades e perspectivas necessárias para se tornarem líderes globais; compartilharão abordagens para questões e problemas comuns em suas regiões; e aprenderão sobre muitos aspectos da cultura e da sociedade americana.

Já nas semanas finais do programa, os bolsistas também devem participar de alguma experiência profissional em alguma organização do país. Todos os bolsistas também devem comparecer ao Fórum de Liderança Global de Washington, um seminário de quatro dias realizado na capital americana que reúne todos os bolsistas para aprender mais sobre as instituições e agências federais americanas, além de outras organizações internacionais.

programa-Humphrey-Fellowship-participantes
As turmas anuais do programa Humphrey Fellowship são bem grandes.

Como funciona o processo de inscrição?

Ao contrário de muitos programas do tipo, no Humphrey Fellowship os candidatos devem ser indicados pelas embaixadas americanas em seus respectivos países diretamente para o escritório do Instituto de Educação Internacional (IIE) localizado em Washington, D.C. O prazo para o envio dessas candidaturas varia de acordo com cada país elegível. Já o processo de seleção é divido em cinco etapas.

Na primeira etapa, o programa Humphrey Fellowship é intermediado nos países pelas Comissões/Fundações Binacionais Fulbright ou pelas Seções de Relações Públicas das Embaixadas dos Estados Unidos.  No caso do Brasil, o órgão responsável pelo processo seletivo é a Comissão de Intercâmbio Educacional entre EUA e Brasil, localizado em Brasília. Os interessados podem entrar em contato através do email hhh@fulbright.org.br ou pelo telefone 55-061-3248 8600.

Após o envio das inscrições, os candidatos são analisados e, caso aprovados, passam por um processo de entrevistas. Após essa fase, as melhores inscrições são encaminhadas para análise posterior no IIE. Geralmente, esse envio deve acontecer no máximo até o início de outubro todos os anos.

No IIE, as inscrições também passam pela avaliação de Comitês de Revisão de Candidatos (CRC) regionais que se reúnem em Washington, D.C, normalmente no mês de dezembro. Esses comitês são formados por especialistas independentes com experiência regional que trabalham em universidades, organizações internacionais ou organizações não governamentais.

Após essa fase, as candidaturas pré-selecionadas são enviadas para o J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FSB), que é um órgão criado pelo Congresso americano para supervisionar o Programa Fulbright e outras atividades de intercâmbio relacionadas, como é o caso do Programa Humphrey Fellowship.  

Os nomes dos aprovados pelo FSB são encaminhados para o Departamento de Estado dos EUA que, por sua vez, anuncia os resultado para as Embaixadas americanas e Comissões Binacionais Fulbright espalhadas pelo mundo. E só aí os selecionados são finalmente contatados com a resposta final de aprovação ou reprovação.

Quais são os critérios mínimos para ser elegível?

Para poder ser elegível ao programa Humphrey Fellowship, os interessados devem ter um diploma de graduação completo; pelo menos 5 anos de experiência profissional em tempo integral; experiência limitada ou nenhuma experiência anterior nos Estados Unidos; habilidades no inglês; qualidades de liderança comprovadas e experiência com serviços prestados em suas respectivas comunidades. É possível que cada embaixada também conte com requisitos próprios.

O que está incluído na bolsa?

A bolsa do programa Humphrey Fellowship é muito boa! Ela inclui, além do pagamento das taxas da universidade, um subsídio de manutenção; um auxílio para acomodação; passagens aéreas de ida e volta; passagens aéreas dentro dos EUA para participação em eventos; subsídio único para compra de computador; bolsa mensal para compra de livros; cobertura de acidentes e doenças; subsídio para atividades profissionais (viagens de campo, visitas profissionais e conferências); e treinamento pré-acadêmico de inglês antes do início do programa, se for necessário.

programa-Humphrey-Fellowship-Syracuse-University
A Syracuse University é uma das instituições parceiras do programa (Foto: Onasill ~ Bill/Flickr)

Quais são as universidades participantes?

Em cada edição, o programa Humphrey Fellowship pode contar com diferentes universidades anfitriãs. Mas só para você ter uma ideia da importância desse programa, atualmente as universidades parceiras dessa iniciativa são:

Universidade do Intercâmbio

O que achou do programa Humphrey Fellowship? Quer conquistar uma oportunidade dessas? Então o grande segredo é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos