Quem está buscando uma oportunidade para fazer uma pós-graduação no exterior deve conhecer mais sobre o tipo de bolsa assistantship. Essa é uma oportunidade de se envolver com atividades acadêmicas dentro da universidade, enquanto recebe uma remuneração para desempenhar esse trabalho.
Portanto, conquistar um assistantship é uma chance bastante interessante para quem quer estudar no exterior ao mesmo tempo em que tem uma renda, seja em euro, dólar ou a moeda local do país de destino.
Vamos conhecer tudo sobre o assistantship, quais os tipos mais comuns e como conquistar uma bolsa dessas!
O que é assistantship?
Assistantship é uma bolsa de estudos em forma de auxílio estudantil oferecido nas universidades do exterior. Geralmente, essa bolsa de estudos é voltada apenas para estudantes de pós-graduação, seja mestrado ou doutorado.
Durante a pós, o estudante vai desenvolver ações dentro de um programa similar ao estágio. É que, quando recebe um assistantship, o aluno vai ter um trabalho remunerado a partir de atividades que desempenha para professores, departamentos ou para a faculdade de forma geral.
Esse tipo de bolsa de estudos é bastante comum nos Estados Unidos. Então, especialmente para quem quer cursar a pós-graduação nos EUA, o assistantship pode ser uma excelente chance de conciliar estudos com uma fonte de renda.
Até mesmo porque o trabalho de assistantship é de assistir o professor e o departamento universitário, sendo considerado uma forma de work on campus. Dessa forma, o estudante pode crescer bastante em conhecimento da sua área de pesquisa e também na rotina e afazeres didáticos. Por isso, é uma oportunidade destinada principalmente para quem quer seguir na vida acadêmica.
Durante cerca de 20 horas semanais, o aluno da pós-graduação vai realizar trabalhos de pesquisa acadêmica relacionada ao tema do mestrado ou doutorado ou até mesmo orientação de estudantes, revisão e correção de provas e trabalhos e outras atividades ligadas à função docente.
O que esse estudante vai realizar depende do tipo de assistantship, que pode ser tanto destinado à pesquisa quanto ao apoio dos professores. Vamos conhecer mais a fundo os dois tipos de assistantship.
Tipos de assistantship
Movistar via Giphy
Research assistantship
A primeira forma de receber uma vaga de assistantship é através do research assistanship. Nesse caso, os estudantes costumam ser financiados pelos projetos de pesquisa.
Os estudantes que recebem research assistantship são chamados research assistants e auxiliam nos projetos de pesquisa relacionados a sua pós-graduação. Por isso, as atividades costumam ser diretamente relacionadas ao projeto de mestrado ou doutorado do estudante.
O número de vagas para research assistantship varia bastante de acordo com cada professor, departamento ou universidade.
A recomendação é que o estudante procure seu orientador ou professor relacionado ao tema da pesquisa e ofereça para trabalhar como assistantship. Outra forma de conseguir a vaga é ficar de olho no setor responsável dentro do departamento: é por meio dele que as vagas devem ser divulgadas.
(Andrea Piacquadio/Pexels)
Teaching assistantship
Outra forma de trabalhar como assistente do professor e receber uma bolsa assistantship é através do teaching assistantship.
Nessa situação, o estudante da pós-graduação não vai desempenhar atividades relacionadas à pesquisa durante o seu trabalho. Mas sim outras atividades da rotina docente, como as atividades de ensino do departamento.
Os estudantes que recebem teaching assistantship são chamados de teaching assistants e ajudam a dar cursos práticos, monitoram laboratórios, dão monitoria e tiram dúvidas dos alunos e podem até mesmo corrigir provas e listas de exercícios. Tudo isso acontece com a orientação do professor e é uma ótima chance de entender mais como é a rotina do ensino no dia-a-dia.
Por essa razão, o teaching assistantship é uma oportunidade de que o estudante consiga experiência didática. Mas é preciso atenção para não deixar a pesquisa de mestrado ou doutorado de lado, afinal, a pesquisa deve apresentar bons resultados e ser conciliada com o trabalho dentro da universidade.
As vagas para teaching assistantship também dependem muito do orçamento e da universidade, portanto, a dica também é ficar atento no departamento e demonstrar interesse ao professor responsável.
Quanto um estudante ganha com assistantship?
Os valores pagos aos alunos que trabalham dentro da universidade como assistantship variam bastante.
Além de depender da universidade, também varia de acordo com o departamento. Isso porque o recurso vem diretamente do orçamento da instituição.
Além disso, o pagamento pode ser feito por período. Nos EUA, é possível que um assistantship receba entre 20 e 40 mil dólares por 9 meses de trabalho desenvolvido. Esse valor pode ser descontado diretamente das anuidades e taxas da pós-graduação.
No caso de trabalhos de verão ou períodos de tempo que sejam mais curtos ou mais longos, a remuneração pode aumentar ou diminuir. Em alguns casos, as universidades podem pagar adicionais para alimentação e moradia.
De forma geral, a remuneração dos teaching assistants costuma ser a mesma em todos os cargos dentro do departamento. Já para os assistentes de pesquisa, o valor pode depender da sua pesquisa e orçamento disponível.
Vale ter em mente que, durante o mestrado ou doutorado, o estudante pode trabalhar com os dois tipos de assistantship. É que o aluno pode ser selecionado para um trabalho de teaching ou de pesquisa de acordo com o semestre e as disponibilidades de projetos e departamentos. De forma geral, apenas não costuma ser permitido que o estudante trabalhe nos dois tipos simultaneamente e nem que o trabalho dentro do campus ultrapasse 20 horas durante o semestre letivo.
Qual a vantagem de ser um aluno de pós-graduação com bolsa assistantship?
Como o preço médio para obter um diploma de pós-graduação sem bolsa de estudos no exterior costuma ser bastante alto, uma assistantship pode ajudar a concluir com sucesso o mestrado ou doutorado fora do Brasil.
Só para se ter uma ideia, as estimativas apontam que são necessários entre 30 e 40 mil dólares para concluir cada ano de pós-graduação nos EUA. Por isso, muitos estudantes de mestrado ou doutorado são candidatos para um assistantship.
Essa é uma forma de emprego acadêmico remunerado que acontece dentro da universidade, com atividades relacionadas ao ensino e pesquisa. Por isso, é uma chance de conseguir renda durante a pós-graduação sem atrapalhar o estudo.
Apesar de, comumente, ser chamado de bolsa de estudos, esse tipo de repasse financeiro se encaixa mais como um salário!
Aumente suas chances de fazer pós-graduação no exterior com salário ou bolsa
Agora você já sabe que dá pra trabalhar dentro da universidade, como um assistente de pesquisa ou dos professores. Esse é o assistantship e pode facilitar bastante que alunos intercambistas façam mestrado ou doutorado recebendo um salário!
Se você quer conhecer mais das melhores oportunidades de estudar e trabalhar fora do Brasil, a Escola M60 reúne as melhores chances! São centenas de aulas, professores especialistas e a forma mais eficaz de fazer sua aplicação para o exterior. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!