Bolsas de estudos para estudar inglês existem?

Nós, meros mortais das oportunidades internacionais, queremos bolsas de estudos para tudo. Para cursos de verão, de inverno, estágios, graduação, Mestrado, Doutorado e PhD. E acima de tudo, sempre sonhamos com bolsas de estudos para estudar inglês. Soa uma maravilha, não é mesmo?!

Mas, quando se começa a pesquisar, notamos que não existem muitas bolsas para estudo deste idioma. É uma raridade, quase impossível achar uma! Alguém já te contou o porquê? Não?! Então eu estou aqui para te ajudar.

A questão é que para a maioria das bolsas de estudos, o aluno ou candidato já precisa ter um nível bem legal no idioma. Muitas vezes, até se pede uma prova de proficiência, como TOEFL, IELTS e CAMBRIDGE.

Ou seja, de alguma forma você terá que comprovar seu conhecimento do idioma. Então, realmente, não tem como não estudar o inglês! Se você quer conseguir AQUELA bolsa, bora começar montando um plano de estudos para aprender ainda mais o idioma.

Concurso e Bolsa são coisas diferentes

Quando se fala da inexistência de bolsas de estudos para estudar inglês, muitos já argumentam o contrário por terem visto alguma agência de intercâmbio concedendo algo que se parece com uma bolsa.

Mas na verdade esses tipos de ofertas realizadas pelas agências não se classificam dessa forma mas sim como concursos culturais ou muitas vezes até sorteios. A grande diferença entre ambos se encontra principalmente na candidatura.

Para as bolsas, além do processo seletivo ser maior, são pedidos diversos documentos. Alguns exemplos são o histórico escolar, a carta de recomendação e a carta de motivação. Já em concursos culturais o processo é mais simples e exige menos tempo, além da competitividade ser maior e o padrão de julgamento ser muito subjetivo a quem estiver revisando a candidatura.

Então, se você quer realmente uma bolsa de estudos, o primeiro passo é se dedicar ao estudo do inglês. Deixe a preguiça de lado porque você dificilmente vai achar bolsa para estudar esse idioma lá fora mas vai precisar dele para poder concorrer a qualquer outro tipo de oportunidade.

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Gabrielle Hayashi
08 Abr 2019