BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Conheça 3 bolsas de estudos para gamers

Jogar online pode ser coisa séria! E, além de ser uma oportunidade de trabalho com o reconhecimento da modalidade como e-sports, ser gamer pode dar chances de estudar, até mesmo fora do Brasil, com bolsa de estudos.

É isso mesmo: se você joga Fortnite, League of Legends ou outros games, pode ter uma chance única de conquistar uma oportunidade de ouro de estudar com bolsa. 

(Via Giphy)

Assim como acontece com outras bolsas especiais, essas oportunidades costumam ser voltadas para aqueles jogadores excelentes, que se destacam em torneios e competições. 

Mas, não se preocupe: outras bolsas também podem ser destinadas aos gamers em potencial, como a bolsa do Santander que vamos conhecer nesse texto. 

E, por isso, jogar online pode ser uma chance de mudar de vida. Se você quer saber mais sobre as melhores bolsas de estudos, saiba que a nossa mentoria especializada é uma grande aliada. Clique aqui para saber mais!

Vamos conhecer agora 3 bolsas de estudos para gamers:

Bolsa de estudos para gamer fora do Brasil(Yan Krukov/Pexels)

Bolsa de estudos para jogadores de LOL na Universidade da Califórnia, em Irvine (UCI)

A University of California, Irvine (mais conhecida como UCI) tem um departamento destinado só aos e-sports, que são os esportes eletrônicos, como o League of Legends (LoL). E por isso mesmo, a universidade está sempre em busca de novos talentos para se juntar ao time.

E assim como acontece nos esportes tradicionais, os jogadores têm rotinas de treinos, competições e também bolsas de estudos esportivas! 

Para incentivar esses alunos, a Universidade da Califórnia, em Irvine (UCI) tem bolsas de estudo para alunos talentosos que são jogadores de LoL, do Overwatch (PC) e mais recentemente também do Valorant.

Os interessados devem cumprir alguns requisitos para ser um bolsista gamer da UCI. Eles são os seguintes:

  • Ser um estudante em tempo integral atual ou ingressante na UCI;
  • Deve ter atingido pelo menos o nível de Grandmaster (League of Legends) ou 4500 SR (Overwatch).

Portanto, basta ser um aluno matriculado ou aprovado na UCI e, claro, ser bom nos jogos para poder concorrer a essa bolsa de estudos. 

Todas aquelas horas em frente ao PC jogando LoL, Valorant ou Overwatch podem trazer uma oportunidade única de mudar de vida estudando nos Estados Unido!

O selecionado vai atuar em um dos dois times universitários e vão receber as bolsas de estudo, que são de até US $ 6.000 (mais de 30 mil reais na cotação atual) para as equipes principais do college e até US $ 3.000 (aproximadamente 15 mil reais) para equipes do time secundário. 

As equipes dos e-sports têm uma suporte completo, incluindo treinadores, gerentes, um fisiologista, um psicólogo da equipe e um coordenador de suporte ao jogador 

A aplicação acontece por meio de um formulário de interesse de recrutamento e vale tanto para os alunos que estão se matriculando (calouros) quanto para alunos que já estão estudando na UCI.

Todo o processo é online e acontece por meio do site oficial. Quem tiver mais potencial e for chamado, terá a chance de visitar o campus e as instalações, conhecer os membros atuais da equipe, treinadores e demais funcionários do programa. 

Durante a seleção, os inscritos que se destacarem também podem receber um convite para fazer um pré-teste, para que os treinadores possam ver seu estilo de jogo, habilidades de comunicação e outros pontos importantes. 

As inscrições estão abertas e podem acontecer durante todo o ano letivo. Quem tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo endereço de e-mail: esports@uci.edu

Bolsa de estudos para gamers e streamers do Santander

Não sou tão bom nos jogos online, será que ainda posso conquistar uma bolsa de estudos? Por mais surpreendente que possa parecer, a resposta é SIM. 

Fique ligado(a): o Santander Gamer Pro é um programa de bolsas de estudos que quer incentivar os jovens a seguirem carreiras como gamers. Bem legal, não é mesmo?

E em parceria com a CNB e-sports, o Santander Becas está oferecendo 30 mil bolsas gratuitas para que você aprenda e aperfeiçoe nos jogos online. 

Para participar, é obrigatório ter mais de 16 anos e apresentar interesse pelo universo de games. O mais interessante dessa oportunidade é que não precisa ter experiência ou estar vinculado a nenhuma universidade.

Durante 3 meses, os selecionados vão aprender tudo sobre games e streaming por meio de 3 trilhas de formação completa na CNB Esports. Inicialmente, são 30 mil bolsas de estudo para o curso online introdutório.

A partir daí, os 100 bolsistas com melhor desempenho serão selecionados para cursar uma versão avançada por mais 90 dias.  

Essa oportunidade vale tanto para League of Legends (LoL tem 20 mil bolsas), quanto para o Valorant (com 5 mil oportunidades) e outras 5 mil bolsas para quem quer ser um criador de conteúdo profissional com streaming dos games.  

O processo seletivo vai acontecer de forma online, pela plataforma do Santander. Até o dia 24 de novembro deste ano, as inscrições estão abertas e o interessado fará um teste de conhecimentos (então não vai perder o prazo, hein?). No dia 1º de dezembro, os selecionados serão divulgados. 

Entre os dias 14 de dezembro e 13 de março, os aprovados farão um curso online e, posteriormente, um teste teórico e prático para selecionar os 100 melhores. 

Na terceira etapa, a partir do dia 4 de abril, os aprovados vão fazer um curso avançado que vai até julho de 2023. Vale lembrar que essa é a primeira edição dessa bolsa de estudos!

Bolsa de estudos para desenvolver games na New York University 

Mais uma oportunidade de estudar nos Estados Unidos com bolsa para gamers. Dessa vez, a vaga é para estudar como desenvolvedor de jogos da New York University (NYU).

Ou seja, se o seu interesse pelo mundo gamer é tão grande que você quer estar nos bastidores, desenvolvendo e criando games, essa é a bolsa ideal para você. Já pensou em criar aquele game com jogabilidade top, sem bugs e um gráfico sensacional?

A bolsa de estudos NYU Game Center Evo é voltada exclusivamente para estudantes de graduação e pós-graduação que estejam interessados em jogos de luta. Os aprovados vão estudar design de jogos no Game Center da NYU, um dos mais reconhecidos do mundo

O Game Center faz parte da respeitada Tisch School of the Arts da NYU e oferece quatro anos de Bacharelado em Belas Artes e dois anos de Mestrado: Belas Artes em Game Design. 

As bolsas costumam incluir a anuidade parcial ou totalmente, dependendo do aluno selecionado.  Com base em edições anteriores, o valor é estimado entre US$ 20.000 e US$ 30.000, entre 100 e 1500 mil reais.

 

 

 

Essa bolsa de estudos é financiada pela EVO (Evolution Championship Series), o maior torneio de e-sports de jogos de luta do mundo. A cada ano, o benefício será destinado a um estudante que demonstre participação ativa na comunidade de jogos de luta, interesse em design de jogos com foco em inovação e ainda comprove a necessidade financeira. 

Em fala ao Game Center da NYU, Tom Cannon, fundador da EVO, disse que o objetivo da bolsa é destacar estudantes que tenham “foco, disciplina e pensamento crítico”. Segundo ele, a bolsa de estudos vai “mostrar que o compromisso de dominar um jogo competitivo pode ser fundamental  para uma vida bem-sucedida”.

Os interessados podem acompanhar as seleções pelo site oficial

Bolsa de estudos para quem joga LoL(RODNAE Productions/Pexels)

De onde veio a ideia de oferecer bolsa de estudos para gamers?

Parece até brincadeira ter que jogar videogame para poder estudar. Mas essa é a realidade de todos os jogadores que praticam e-sports.

As bolsas de estudos esportivas são bastante comuns nos Estados Unidos. E foi por lá que surgiram as bolsas de estudos para gamers. Desde 2014, já tem estudante ganhando bolsa de estudos porque é bom nos jogos online. 

Assim como nos outros esportes, o aluno de e-sport deve ser bom o suficiente para fazer parte da equipe da universidade e também representá-la em campeonatos, a nível local, regional e mundial. E é para incentivá-los e apoiá-los que as bolsas de estudos são desenvolvidas.  

A primeira universidade dos Estados Unidos a oferecer uma bolsa foi a Universidade Robert Morris, em Chicago, que ofereceu cerca de 19 mil dólares aos bolsistas do seu time oficial, o Eagles, há cerca de 8 anos. 

Além dela, outras universidades reconhecidas, como a Indiana Tech e a Hawaii Pacific University são incentivadoras da prática dos games pelos alunos e oferecer bolsas de estudos aos que apresentam melhores desempenhos. 

E não é só os EUA que oferecem bolsas de estudos para jogadores virtuais. Alguns dados mostram que a Coreia do Sul já vinha apoiando os gamers profissionais desde os anos 2000.  

Como conquistar uma bolsa de estudos gamer?

A dica primordial é estudar! Assim como para bolsas de desempenho acadêmico que valorizam os resultados nos estudos, as bolsas para gamers vão priorizar os estudantes que têm destaque nos jogos. Portanto, pratique, treine e estude técnicas dos jogos para aumentar suas chances de ser um bolsista gamer.

Também é imprescindível ficar atento aos editais e prazos definidos por cada universidade. Isso porque cada bolsa de estudos recebe inscrições durante um determinado período do ano e não dá pra perder oportunidade por perder a data!

E se você quiser se preparar para conquistar as melhores bolsas de estudos (acadêmicas, gamers, para mulheres, de liderança, dentre várias outras), a nossa mentoria especializada vai te ajudar em todo o processo de aplicação! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!

 

 

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

04 Nov 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022