BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsas de estudos na Irlanda: conheça a Haddad Fellowship

Conquistar uma bolsa de estudos para estudar em outro país é um sonho para muitas pessoas. Você sabia que algumas instituições brasileiras ajudam nossos alunos a conquistar essa oportunidade? Esse é o caso da Fundação Haddad, que oferece bolsas de estudos na Irlanda. Venha conhecê-las!

Quais são as bolsas de estudos na Irlanda da Fundação Haddad?

A Fundação Haddad é uma instituição brasileira que, desde 2015, oferece bolsas de estudos na Irlanda. Esses auxílios são no formato Fellowship, que se baseiam no mérito acadêmico para seleção dos candidatos.

No caso das bolsas Haddad, os estudantes podem escolher entre alguns cursos de pós-graduação da Trinity College Dublin, a melhor universidade irlandesa. São duas opções de bolsas com coberturas diferentes.

ABEI/Haddad Fellowship

Período de inscrição: 1.º de fevereiro até 1.º de abril de 2022

A Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e a Fundação Haddad firmaram uma parceria em 2015 para ajudar alunos brasileiros a estudar na Irlanda. Naquele ano, surgiu a ABEI-Haddad Fellowship, com o objetivo de cobrir os gastos dos brasileiros aprovados na Trinity College Dublin.

As bolsas de estudos na Irlanda Haddad Fellowship cobrem estudos na Trinity College DublinAs bolsas de estudos na Irlanda Haddad Fellowship cobrem estudos na Trinity College Dublin (foto: Ajay Suresh/Wikimedia Commons)

Este auxílio existe até hoje. Em 2022, será oferecida uma bolsa que cobre integralmente o valor de um curso de mestrado em Tradução Literária, História Irlandesa Moderna ou Escrita Irlandesa. Além da taxa paga para a universidade, o(a) ganhador(a) receberá 15 mil euros divididos em parcelas mensais por um ano de estudos.

Haddad Fellowship

Período de inscrição: 3 de janeiro a 2 de maio de 2022

A Haddad Fellowship é um programa de bolsas bem mais recente que o anterior. Ele foi criado em 2021 e é uma parceria entre a Fundação Haddad e a Trinity College Dublin. Assim como o auxílio original, ele cobre o valor da anuidade e oferece um apoio de 15 mil euros para manutenção. O que muda são os cursos disponíveis, que passam a ser:

  • Mestrado profissional em Roteiro;
  • Mestrado Profissional em Design de Palco;
  • Mestrado Profissional em Direção;
  • Mestrado Acadêmico em Performance Teatral;
  • Mestrado Acadêmico em Literatura Comparada;
  • Mestrado Acadêmico em Escrita Criativa.

Ainda que o valor ofertado seja o mesmo, a quantidade de bolsas da Haddad Fellowship é bastante superior ao da ABEI/Haddad. Neste ano, a fundação oferecerá quatro bolsas dessa modalidade para os estudantes brasileiros.

Quem pode concorrer às bolsas Haddad?

Assim como na maioria das bolsas do formato Fellowship, os auxílios oferecidos pela Fundação Haddad são baseados no mérito acadêmico. Outra preocupação da entidade é que os trabalhos desenvolvidos tenham potencial para contribuir para o programa. Outras exigências são:

  • Ter uma oferta de vaga em um dos cursos abrangidos na Trinity College Dublin;
  • Ser brasileiro;
  • Não ter dupla cidadania europeia;
  • Já ter concluído a graduação;
  • Não ser doutor nem estar cursando um PhD;
  • Estar residindo atualmente no Brasil;
  • Ter uma nota média igual ou superior a 7,1 na graduação e igual ou superior a B na pós-graduação (caso seja aluno de mestrado no Brasil).

Ainda que estas sejam as exigências padrão para ambas as bolsas, cada um dos auxílios têm critérios específicos. No caso das bolsas oferecidas em parceria com a ABEI, os candidatos precisam se filiar à associação e estar em dia com sua anuidade. Além disso, os estudantes não podem estar fazendo intercâmbio no momento.

5 destinos turísticos desconhecidos da Irlanda

Os candidatos que pretendem fazer um mestrado profissional na Trinity College Dublin também precisam cumprir mais um pré-requisito. Como o curso tem um caráter de especialização técnica, é preciso demonstrar sua habilidade na área com um portfólio.

Como fazer sua inscrição para as bolsas Haddad?

Você deve ter reparado que um dos critérios de exigência para conseguir uma bolsa da Fundação Haddad é que você tenha um lugar garantido na Trinity College Dublin. Por isso mesmo, o primeiro passo para conseguir um desses auxílios é se candidatar à universidade irlandesa. Ou seja, o passo a passo é o seguinte:

  1. Pesquise sobre os cursos e seu processo de aplicação

Para conseguir uma vaga na Trinity College Dublin é preciso cumprir os critérios estabelecidos por cada um dos cursos. As pós-graduações cobertas pelas bolsas Haddad são todas lecionadas em inglês.

Isso significa que uma exigência comum entre todos os cursos é o domínio da língua inglesa. Ela deve ser comprovada por um exame de proficiência, de preferência o IELTS. Além desse critério, é muito comum a exigência de uma boa média de notas.

Porém, para saber ao certo, é preciso visitar a página de cada um dos cursos e ver os requisitos mínimos. Em alguns casos é preciso fazer parte de uma entrevista ou enviar portfólios.

  1. Faça aplicação para o curso do seu interesse

Após reunir todos os documentos necessários para se candidatar a uma vaga na Trinity College, chegou a hora de fazer a sua inscrição. O processo é todo feito diretamente no site da universidade.

Mestrado no Brasil ou no exterior: qual é melhor?

Na página destinada a cada um dos cursos existe um botão que direciona os interessados para o portal de aplicação. Basta clicar em “apply”, registrar-se na plataforma, preencher o formulário digital e encaminhar os documentos. Geralmente, o prazo é entre novembro e junho.

  1. Reúna os documentos requeridos pela Fundação Haddad e envie por e-mail

Após encaminhar sua candidatura à Trinity College Dublin já é possível se candidatar às bolsas Haddad. Porém, é preciso saber que você só receberá a bolsa caso seja aprovado na universidade até o dia 15 de junho, quando a Fundação verificará os candidatos aprovados.

Quem quiser se candidatar a uma das bolsas Haddad vai precisar submeter todos os documentos descritos no edital por e-mail. Para não esquecer de nada, o ideal é ler os editais com muita atenção. Você encontra os dois aqui, mas são geralmente pedidos:

  • Formulário de registro disponível no site;
  • Currículo acadêmico;
  • Histórico escolar;
  • Carta de motivação em inglês;
  • Resumo do projeto que pretende realizar na Trinity College;
  • Carta de apresentação;
  • Artigo acadêmico recente (para os mestrados acadêmicos);
  • Cópia do passaporte válido até o fim do intercâmbio;
  • Certificado de proficiência em inglês aceito pela Trinity;
  • Duas cartas de referência em inglês (nas ABEI/Haddad Fellowship).

Esses documentos devem ser enviados dentro do prazo de aplicação para o e-mail haddadfellowship@gmail.com.

  1. Faça parte da entrevista de seleção e guarde o resultado

Após o fim do prazo de inscrição, uma comissão estabelecida pelas organizadoras da bolsa faz uma pré-análise dos candidatos. Quem passar por essa seleção será chamado para fazer uma entrevista.

A Fundação Haddad vai verificar quais candidatos foram aceitos pela Trinity College Dublin. Só depois desta verificação é que os resultados serão divulgados. A princípio, esta data será no dia 20 de junho de 2022, porém, ela pode mudar conforme o fim do processo seletivo de cada um dos cursos da universidade. 

Estudar na Irlanda é para você?

A Irlanda pode não ser a primeira opção a passar pela cabeça de quem quer fazer um intercâmbio. Ainda assim, o país dos duendes está cheio de vantagens. Uma delas é a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos na Irlanda. Mas se você ainda não tiver certeza se esse é o destino certo para você, venha conhecer mais sobre intercâmbios na Irlanda clicando aqui!

Agora, se você quer mesmo é saber de outras oportunidades de bolsas de estudos na Irlanda ou em qualquer outro lugar do mundo, precisa se inscrever na Intercâmbio Academy! Lá você tem acesso a uma lista com as melhores bolsas atualizadas semanalmente. Saiba mais aqui!

teste-de-perfil

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

11 Fev 2022

Postagens recentes