5 características que você precisa ter para viajar

Viajar. Esse é o sonho de 10 entre 10 pessoas no mundo. Quem nunca pensou, pelo menos uma vez na vida, em passar uma temporada fora explorando coisas totalmente novas. Mas o que nem todo mundo fala é que essa experiência é, antes de tudo, desafiadora. Nem tudo são flores no exterior e, com toda certeza do mundo, você vai passar por problemas. Mas se você quer ser um cidadão do mundo de verdade, existem algumas qualidades que são necessárias. Conheça agora com a gente algumas características que você precisa ter para viajar.

5 características que você precisa ter para viajar

Determinação

Essa é a primeira coisa que você precisa ter dentro de si. Ir para o exterior, principalmente quando não temos muito dinheiro, não é uma tarefa simples. Conseguir uma bolsa em uma universidade lá fora, menos ainda. Tenha sempre em mente que não necessariamente você vai conseguir isso na primeira tentativa. Assim como você é bom na sua área ou no seu curso, outras milhares de pessoas também são. Ou seja, a concorrência não é pequena. Mas com determinação para tentar mesmo depois de falhar, tudo entra nos trilhos.

Atitude

Nada cai do céu na vida de ninguém. Então primeiro você precisa ter atitude para ir atrás dos seus sonhos. Tem que ter atitude pra sentar na frente do computador e ir atrás das melhores oportunidades. Tem que ser capaz de fazer as coisas por conta própria sem esperar ajuda de ninguém. Tem que ter disciplina para passar horas estudando o inglês que você precisa pra passar na prova de proficiência. Enfim, os exemplos são muitos. O que importa é que sem atitude para ir atrás nada acontece.

Mente aberta

Outro item muito importante. Você quer ir para outro país? Então se prepare para encontrar outra realidade. São outras pessoas, outros costumes e outro ritmo de vida. E você tem que ter a cabeça aberta para respeitar o que vai encontrar por lá. Não são eles que têm que mudar para te receber. Você que tem se adaptar a esse novo mundo. E aproveite essa oportunidade para viver, de fato, no exterior. Não tente viver como se tivesse no Brasil. Você vai ter muito tempo para fazer isso quando voltar.

Falta de vergonha

Coloca isso na sua cabeça: vergonha não leva ninguém a lugar nenhum. Tem que ter cara de pau sim. Não tem que ter medo de falar outro idioma mesmo sem saber tão bem assim. Não tem que ter medo de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos. Pense no tanto de coisas que o medo e a vergonha podem te impedir de fazer. Você quer realmente voltar pro seu país se arrependendo do que você deixou de viver por conta de vergonha?  Não né?

Essência

Nós não somos nada sem o nosso passado. Então jamais esqueça da sua essência. Nem antes de conseguir o objetivo de ir estudar fora. Muito menos depois. Quem não sabe de onde veio jamais saberá para onde ir. Então não importa o quão longe você chegar no futuro, nunca esqueça de como e quando você começou e nem das pessoas que te ajudaram nesse percurso.

E aí. Você acha que está preparado para se jogar nessa aventura que é desbravar o mundo? Acha que essas características que você precisa ter para viajar já estão bem desenvolvidas? Se você quer adquirir mais confiança não tenha medo de procurar o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí.

19 Dez 2018

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024