BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como aprender inglês sozinho

Ter domínio do inglês, atualmente, é uma habilidade muito importante para qualquer pessoa que esteja inserida em nossa sociedade. Isso porque a língua está presente em quase tudo: nas viagens para o exterior, nas provas do ensino médio, nos requisitos das vagas do mercado de trabalho, nas atividades cotidianas e por aí vai. 

Seja para melhorar seu nível de conhecimento ou até mesmo para começar a aprender o idioma, as dicas que você vai conferir neste artigo são ideais para quem precisa treinar o inglês, mas não pode ou não quer iniciar um cursinho tradicional. 

Se você deseja aprender inglês sozinho, está no lugar certo.

A seguir, você vai conferir tudo o que precisa para dar os primeiros passos nessa aventura!

1. Treine sua disciplina 

Antes de qualquer dica relacionada ao idioma, de fato, é preciso lembrar que, assim como acontece em qualquer outro campo de conhecimento, para aprender, você precisa treinar. E para treinar, não tem outro jeito: você precisa de constância e disciplina. 

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer para se planejar é definir ao certo quais são seus objetivos e quais recursos você tem disponíveis para isso. Você vai começar do zero ou apenas praticar o que já sabe? Em quanto tempo você pretende concluir sua meta? Quanto tempo você tem disponível para estudar na semana? 

Inclua o inglês na sua rotina como compromisso. Defina um horário e um ou mais dias certos para isso, e comece a colocar em prática desde já!

2. Escolha um método que funciona para você

Não adianta a gente indicar um jeito X ou Y de estudar. A forma como cada um adquire e absorve o conhecimento é diferente e deve ser pensada de maneira individual. Isso porque cada pessoa aprende melhor de um jeito, então o que pode funcionar para você, pode não funcionar para o seu colega. 

No geral, existem diversos métodos de estudo que podem ser adaptados e até mesmo combinados. O importante não é o método em si ou a quantidade de tempo, mas sim a qualidade e a eficácia dos estudos para você.

Alguns métodos populares de estudos são a técnica do Pomodoro, os mapas mentais, os flashcards e os famosos resumos e fichamentos. No entanto, esses são apenas alguns exemplos que você pode usar como base para começar sua pesquisa!

3. Coloque em prática

A teoria é, sim, muito importante. No entanto, de nada adianta ficar só nela: é preciso praticar! 

Leia livros, textos e notícias em inglês, treine sua conversação com outras pessoas ou até mesmo sozinho na frente do espelho em situações hipotéticas, faça exercícios da internet ou de outros materiais que você tiver disponíveis… o importante é treinar! 

Seja criativo nessa hora, improvise da forma como você achar que pode, mas não deixe de colocar em prática tudo o que você aprender nos seus estudos. 

Nos tópicos a seguir, você vai conferir algumas formas de fazer isso.

4. Baixe aplicativos de aprendizado

Existem dezenas de apps para celular com essa finalidade te esperando na sua loja de aplicativos! Hoje em dia é possível encontrar versões pagas e gratuitas com propostas super completas, que atendem os mais diversos tipos de necessidades e objetivos. Em alguns, é possível até mesmo adicionar lembretes e notificações para não perder nenhum dia de prática. 

Use a tecnologia a seu favor nessa missão!

5. Assista filmes e séries em inglês

Não pense que aprender um idioma tem que ser chato. Muito pelo contrário, você pode usar o entretenimento e até mesmo seus momentos de lazer para treinar da forma como preferir!

Que tal trocar a legenda daquele seu filme preferido de português para o inglês, e treinar a escrita e pronúncia? Ou até mesmo, tirar a legenda da série que você está maratonando para praticar a escuta? 

É claro que você não precisa fazer isso com todos os conteúdos, mas comece fazendo pequenas trocas e você verá como esse “simples” gesto pode mudar tudo.

6. Não deixe sua playlist de fora

Seguindo essa mesma linha de raciocínio do tópico anterior, as músicas, assim como os filmes e séries, também são uma ótima forma de treinar não apenas a escuta e a pronúncia, mas também as gírias e demais expressões próprias da língua!

Por isso, não deixe de incluir algumas músicas em inglês nas suas playlists e, claro, quando for escutar, fazer isso de forma consciente e atenta. 

7. Aposte nos jogos

Muita gente não sabe, mas existem diversas opções de jogos para celular, tanto para o sistema Android quanto para iOS, que promovem para o usuário a experiência de aprender enquanto se diverte. Basta pesquisar em sua loja de aplicativos e encontrar a que mais te agrada!

8. Invista em cursos online

Não importa se você possui recursos financeiros ou não para isso, atualmente, é possível encontrar excelentes opções de cursos de inglês pagos e gratuitos na internet. 

No geral, eles podem dar uma boa base, principalmente para quem está começando agora a aprender o idioma, ou até mesmo para quem quer revisar ensinamentos básicos da língua. 

Se você se encaixa em um desses dois grupos, deveria considerar essa opção.

9. Traga o inglês para a sua realidade

Não existe forma mais eficiente de aprender algo que não seja com uma imersão completa naquele assunto. Viver em uma realidade onde o inglês faz parte da sua vida, de diversas formas possíveis, com certeza vai acelerar, e muito, seu processo de aprendizado. 

E quando falamos em trazer o inglês para perto de você, não estamos nos referindo apenas a essas dicas que citamos acima, mas também aos detalhes: consumir conteúdos em inglês nas redes sociais; acompanhar criadores gringos que não necessariamente ensinam a língua, mas que falam sobre outros assuntos também; trocar o idioma do celular para o inglês, etc.

Isso tudo, e muito mais, são exemplos do que você pode fazer para começar a se aproximar cada vez mais do inglês na sua vida. 

10. Baixe nossos e-books gratuitos 

Você sabia que a Universidade do Intercâmbio tem uma biblioteca de e-books totalmente gratuitos para pessoas que querem aprender mais sobre o universo dos intercâmbios?

Mas não para por aí, dentre os conteúdos incríveis que temos por aqui, existem dois específicos que podem te ajudar nessa jornada, e você pode fazer o download de cada um clicando nas opções a seguir:

Se o seu objetivo é conquistar um intercâmbio…

Não adianta apenas treinar o inglês. É preciso se preparar de forma completa!

E para isso, existe a Escola M60, a maior escola de preparação para intercâmbios do país.

Nela, você tem acesso, em um só lugar, a tudo o que você precisa para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil, com mais de 60 estratégias de bolsas e intercâmbios nunca antes divulgados na internet, para todas as áreas, idades e perfis.

Junte-se a nós na próxima turma: clique AQUI e faça seu teste de perfil para a M60.

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
06 Jun 2023

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024