BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como criar um currículo no formato Europass?

O Europass basicamente é um currículo disponível em 27 idiomas utilizado em mais de 30 países da Europa com o mesmo formato, estrutura e layout. Mas além dos próprios europeus, também pode ser utilizado por pessoas de outros lugares do mundo que pretendem candidatar-se a um emprego em um país do Velho Continente.

Essencialmente, o Europass é uma composição de cinco elementos separados que podem ser reunidos em um só documento conhecido como European Skills Passport:

  • Currículo
  • Passaporte Linguístico
  • Mobilidade Europass
  • Suplemento ao Certificado
  • Suplemento ao Diploma

No entanto, o mais comum entre esses documentos é o Europass CV (currículo), que pode ser criado separadamente. Como já foi dito, o currículo Europass tem um layout reconhecido em toda a Europa e geralmente é enviado na companhia de uma carta de apresentação.

3 modelos de carta de apresentação para estágios

O formato do currículo Europass inclui tudo o que um currículo normalmente incluiria, mas com sua própria forma de listagem bastante clara e objetiva.

Vantagens em utilizar o currículo Europass

O currículo Europass é reconhecido internacionalmente entre os recrutadores, o que significa que, no momento em que abrem o seu currículo, eles compreendem de imediato o formato, estrutura e layout. Isso permite que os recrutadores se concentrem exclusivamente no seu perfil pessoal e sejam capazes de entender todas as informações que você deseja transmitir.

Além disso, com um Europass, todos os candidatos a empregos são apresentados em uma plataforma igual. É uma forma de demonstrar suas habilidades, qualificações e aptidões de forma concisa e eficaz.

Outra vantagem é que o currículo Europass pode ser criado rapidamente e sem grandes dificuldades. Você pode explicar toda a sua experiência de trabalho, atividades voluntárias e formação acadêmica, entre outros fatores, de uma forma organizada.

Desvantagens em utilizar o currículo Europass

Em algumas carreiras específicas, utilizar um modelo de currículo padronizado pode colocá-lo em desvantagem em termos de ser capaz de transmitir ou demonstrar criatividade e boas habilidades de design para possíveis empregadores. Por exemplo, se você é um designer gráfico, pode ser mais adequado criar seu próprio currículo e, assim, mostrar suas habilidades criativas logo de cara.

Também vale destacar que existem áreas da Europa que reconhecem o currículo Europass mais do que outras. Na Itália, por exemplo, o Europass é utilizado com muito mais frequência do que no Reino Unido. Nesse caso, a dica é pesquisar se esse tipo de currículo é popularmente utilizado no país em que você deseja trabalhar.

Como preencher o currículo Europass?

Após escolher em qual idioma o seu currículo será feito, o preenchimento do documento é relativamente simples. Confira abaixo um modelo de exemplo:

Europass
Primeiro página de um currículo Europass

A primeira preocupação que você deve ter em relação ao seu currículo Europass é com a escolha da foto. Lembre-se de optar por uma foto mais formal, focada no seu rosto, bem iluminada e com um fundo discreto (de preferência branco).

Na introdução do currículo você deverá colocar informações pessoais como o seu nome completo, endereço, e-mail, data de nascimento, gênero e telefone.

Na sequência, você irá preencher o documento com suas informações profissionais, dando uma breve descrição de suas experiências acompanhadas de datas, assim como as principais atividades exercidas e responsabilidades. Cada experiência deve ser adicionada separadamente, começando da mais recente para a mais antiga.

O próximo passo é a seção de informações acadêmicas, onde você deverá preencher as informações relacionadas à sua formação universitária ou técnica, incluindo o nome da instituição de ensino, as datas de início e término do curso, os principais tópicos cobertos por sua formação e as principais habilidades adquiridas.

Na seção de habilidades pessoais, o objetivo é identificar quais idiomas você fala, elencando qual é o seu nível de proficiência de escrita, leitura, escuta e fala. Para isso você deverá utilizar o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que divide o nível de proficiência em 6 categorias distintas: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Para finalizar o currículo Europass, você também deverá especificar suas habilidades gerenciais, de comunicação e de organização, além de suas habilidades informáticas, informações sobre sua carteira de motorista e informações adicionais, como participação em conferências, seminários e outros eventos relevantes para o cargo pretendido.

Universidade do Intercâmbio

Você quer se preparar para fazer um currículo Europass arrebatador e conseguir uma oportunidade profissional na Europa? Então que tal se fazer isso com pessoas que realmente entendem do assunto? A nossa mentoria especializada pode te ajudar! Você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

28 Jan 2021

Postagens recentes