Por mais que seja importante você ter um tempo livre depois de voltar do intercâmbio e terminar a graduação, não há como evitar pensar em como encontrar um emprego. Mas não se preocupe! Com essas dicas simples que trouxemos vai ficar mais fácil encontrar o trabalho perfeito para você!

5 dicas para procurar e encontrar um emprego depois do intercâmbio

Faça um bom proveito da sua universidade

Por mais que não pareça, existem oportunidades em todos os lugares. Você só precisa saber onde procurar! Entre em contato com a sua universidade e verifique se ela tem parceria com alguma empresa. Diversas instituições no exterior têm consultores de carreira, que estão lá para te ajudar a explorar suas opções. Portanto, aproveite ao máximo este aconselhamento gratuito. Muitas universidades também oferecem oficinas de formulação de currículo e carta de apresentação, o que pode ser extremamente útil.

Como-encontrar-um-emprego

Procure recomendações

Os professores dão aulas para centenas de alunos todos os anos. Por isso, é uma boa ideia pedir uma carta de recomendação enquanto eles ainda lembram de você. As cartas mostram aos empregadores que você é confiável e responsável. Pedir uma recomendação ao seu orientador ou professor também vai deixar uma boa impressão e isso é muito bem-vindo, afinal, eles podem acabar sendo um contato útil no futuro! Você pode até pedir que eles deixem uma recomendação no LinkedIn, se tiverem uma conta lá.

Marque presença online

Falando em LinkedIn, é muito importante estar presente em redes profissionais e, se você ainda não tem uma conta nessa plataforma, deve criar uma logo! Além do LinkedIn, que tem uma grande presença no Brasil, o Wizbii é outra nova rede social profissional com oportunidades de emprego. 

O pró dessa nova rede é que nela as vagas são adaptadas especificamente para estudantes e jovens recém-formados. Isso basicamente significa que todos os trabalhos exigem pouca experiência profissional (no máximo 3 anos) e você pode até pedir ajuda e conselhos a outros membros do site! Um contra, no entanto, é que ela não é tão comum no Brasil. Mas quem sabe você não estende mais um pouco seu tempo no exterior?

Seja proativo(a)

Evite cair em maus hábitos. É claro que você pode ter uma vida social e reservar um tempo para assistir sua série preferida. No entanto, se certifique que isso não é a única coisa que você está fazendo. Os espaços em branco do seu currículo vão fazer diferença na hora da entrevista! 

5 dicas para encontrar um emprego depois do intercâmbio 1

Provar que você é proativo(a) vai impressionar os recrutadores e aumentar suas chances de conseguir um emprego. Seja um trabalho de meio período, um estágio ou um voluntariado – tudo vale a pena! Para permanecer em atividade, programe o despertador para te tirar da cama todas as manhãs e faça um plano de ação para a sua busca de emprego.

Organize a sua tática de busca por um emprego

Como dissemos no item anterior, é importante manter uma rotina organizada para por a mão na massa e encontrar um emprego. Para isso, é bom você dedicar um tempo para montar um bom currículo. Outra dica é sempre ligar para as empresas que você for se candidatar para uma vaga. Dessa forma, você demonstra o interesse no cargo e ganha pontos com os recrutadores.

Acima de tudo, o que você precisa é se manter sempre motivado(a)! Encontrar um emprego pode ser difícil, mas nunca é impossível. Se você quiser se aventurar de novo pelo exterior (ou ter sua primeira experiência), a nossa mentoria especializada te ajuda a conquistar uma vaga em um intercâmbio. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

 


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.