BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como escolher o intercâmbio ideal para você

Com tantas opções de programas e bolsas de intercâmbio, pode acabar ficando difícil escolher sozinho uma oportunidade que se encaixe no seu perfil e objetivos, né? 

Se você está passando por esse momento de dúvidas e incertezas, este artigo veio para te salvar!

Nele, nós vamos te contar tudo o que você precisa levar em conta para, finalmente, decidir qual tipo de intercâmbio é o melhor para você. 

Ficou interessado? Confira o conteúdo completo a seguir:

Estabelecendo objetivos 

Se tem uma coisa que ninguém é capaz de saber melhor do que você mesmo é o que você almeja conquistar e quais são os seus recursos disponíveis para isso. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, fazer intercâmbio, hoje em dia, não precisa ser algo exclusivo para um grupo seleto de pessoas, que possuem muito dinheiro, as melhores notas ou parentes no exterior. 

Isso porque existem oportunidades dos mais variados tipos e muitos caminhos para chegar até elas também! 

Desde programas com agências de intercâmbio à oferta de bolsas de estudos e intercâmbios gratuitos e assalariados por instituições mundo afora: tem oportunidade para todos os gostos, objetivos e, claro, bolsos. 

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer quando pensar em planejar um intercâmbio é identificar qual é a sua principal meta a ser atingida com essa viagem: aprender um novo idioma? Explorar uma nova cultura? Agregar valor ao seu currículo? Ter oportunidades diferentes das que são oferecidas no Brasil? 

Não existe resposta certa ou errada para essa questão, apenas a resposta mais certa para você. Afinal, só você deve medir seus objetivos como válidos ou não. Se faz sentido para você, é um bom objetivo. 

Depois de ter isso em mente, você deve ser sincero consigo e avaliar de forma realista quais são os seus recursos disponíveis para realizar esse sonho e, a partir daí, definir qual é o caminho que vai te levar de forma mais eficaz até o seu destino final. 

Se você não pode ou não quer arcar com os custos de uma viagem oferecida por uma agência de intercâmbios, saibam que você ainda tem milhares de possibilidades esperando por você no exterior: os intercâmbios gratuitos, com bolsa ou assalariados, promovidos pelas mais diversas instituições públicas e privadas ao redor de todo o mundo. 

Você pode até não saber disso ainda, mas a verdade é que é possível ir para fora do Brasil economizando milhares de reais, com benefícios que cobrem seus estudos e, muitas vezes, suas despesas pessoais no exterior. E, diferente do que muitos podem imaginar, não é preciso ser nenhum tipo de gênio para isso, apenas ter o conhecimento certo

A escolha do destino ideal

A verdade é que a escolha do país e região para a qual você vai é quase ou tão importante quanto o tipo de programa que você optar por realizar. Isso porque não adianta de nada escolher um intercâmbio que é a sua cara em um lugar pelo qual você não se interessa ou se identifica. 

Entenda que você não precisa exatamente sonhar com um destino específico, mas pensar bem antes de bater o martelo nessa decisão, já que ela vai impactar (e muito) todos os aspectos da sua experiência. 

Caso você não tenha vontade de conhecer nenhum lugar específico, uma boa forma de descobrir destinos interessantes é pesquisando pelos países mais desenvolvidos e com melhores índices de qualidade de vida ou com as economias mais aquecidas atualmente. Geralmente, esses são os destinos que mais oferecem oportunidades para estudantes e trabalhadores estrangeiros porque possuem mais recursos para investir nisso. 

Depois de pensar e decidir, de forma que faça sentido para você, qual o melhor país para atender suas preferências, é preciso pensar em uma região daquele país. 

Isso porque, quanto maior for o destino escolhido, em termos de território, maiores as chances dele possuir características distintas de clima e afins.

E pelos mesmos motivos que citamos anteriormente, é recomendado que você escolha uma região com a qual se sinta minimamente confortável e animado para passar um tempo, afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de fazer intercâmbio e conhecer um novo país, não é mesmo?!

Imagine só que depois de passar um tempão se planejando para essa viagem, você se pegue chegando em um lugar frio e úmido, sendo que ama praia, sol e verão?

Para além do clima, outros fatores como a cultura, a gastronomia, as opções de lazer, tradições, idioma e até mesmo a política, em alguns casos, precisam ser levados em consideração para a escolha desses dois tópicos. 

Explorando as possibilidades

Antes de definir, de fato, qual tipo de intercâmbio você vai fazer, você precisa conhecer as opções disponíveis. Até porque, você pode até não saber disso, mas elas são muitas. 

Desde intercâmbios para menores de idade até para pessoas da terceira idade, passando por programas de curta e longa duração, com os mais variados objetivos como trabalho, estudos, especialização e muitos outros: existem escolhas para todos os tipos de perfil. 

Algumas perguntas para se fazer antes de começar a pesquisar sobre os programas são: quanto tempo você deseja ficar no exterior? Em qual momento da sua vida você se encontra? Quando você pretende ir? Você deseja uma oportunidade de estudos ou de trabalho?

E se você não sabe por onde começar a se informar sobre as opções disponíveis, aqui vai uma dica: com a Consultoria Gratuita da Universidade do Intercâmbio, você pode descobrir qual é o tipo de intercâmbio que dá mais “match” com você, de acordo com as suas preferências e características individuais! Clique AQUI e faça agora mesmo a sua, é rápido e muuuuito prático. 

Existem milhares de programas esperando por você no exterior, não importa qual a sua idade, condição financeira ou nível de idioma. Tantos, que seria impossível citar todos em um único artigo do Blog.

Mas, caso queira saber mais sobre os caminhos possíveis para qualquer pessoa esforçada ir para fora do Brasil economizando milhares de reais, existe um lugar perfeito para isso: a Escola M60. 

Ela é a maior escola preparatória para oportunidades internacionais de todo o país e te prepara para conquistar intercâmbios gratuitos, assalariados ou com bolsa em mais de 60 países do mundo. 

Junte-se a nós na próxima turma: clique AQUI e faça seu teste de perfil para a Escola M60.

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
21 Jun 2023

Postagens recentes